< Volver a Carros

Pneu recauchutado compensa?

Os pneus recauchutados duram a metade de tempo em comparação a um novo

Escrito por Pedro Da Silva

A troca de pneus faz uma boa diferença no bolso de quem tem carro. Tanto que, na hora da compra, muitos preferem os recauchutados aos novos. Saiba quando este tipo de item compensa e aproveite as vantagens do seu seguro automotivo para conseguir descontos especiais e parcelamento fácil na compra de pneus.

Durabilidade dos pneus novos

A melhor escolha é, sem dúvida, optar por pneus novos, que costumam durar até 60 mil quilômetros rodados na cidade, em condições normais. Porém, se for rodar em pistas de corrida com asfalto mais abrasivo ou, em trilhas off-road, logicamente irão durar menos. Dirigir de um modo brusco, como sair “cantando pneus” e frear abruptamente também são comportamentos que comprometem a durabilidade deste item.

A compra de pneus novos pode ser feita, inclusive, em parceiros credenciados do seguro do automóvel, que oferecem vantagens como descontos, parcelamento e serviços extras. Vale lembrar que, em caso de problemas com os pneus durante o seu deslocamento, acione a assistência 24 horas do seguro do auto. Geralmente as operadoras oferecem serviços que vão desde a troca do item até guincho, além de postos de atendimento rápido espalhados pelo país.

Pneus recauchutados duram menos

Não existem pesquisas sobre a durabilidade dos pneus reformados. Mas, segundo a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus) e as estatísticas das companhias de seguro de carro, os recauchutados tendem a durar a metade do pneu novo, ou seja, até 30 mil quilômetros rodados em condições normais.

Quando compensa optar pelos pneus reformados

Os pneus recauchutados podem servir por um bom tempo sem comprometer a segurança. Segundo as empresas que atuam com reparo e recauchutagem, um pneu reformado sai, em média, 30% mais barato do que um novo – considerando os modelos mais comuns, próprios para carros populares. Levando-se em conta os cuidados em manter as condições ideais de rodagem, mais um serviço de recapagem bem feito, um pneu reformado pode durar tanto quanto um novo.

Bolhas, ondulações e bandagem solta são características de um mau serviço de recauchutagem e podem causar acidentes. Por isso, ao escolher este tipo de item, tenha certeza de adquiri-los em fornecedores confiáveis, que comercializam pneus reformados com certificado de conformidade.