< Volver a Carros

Qual é a hora certa de trocar os pneus do carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Um dos custos fixos de se ter um automóvel é justamente a troca regular de pneus. Quem acha que a hora da troca só deve acontecer quando estiverem carecas, precisa conhecer outros detalhes que podem condenar um pneu e até mesmo fazer diferença na hora de contratar um seguro carro.

Desgaste desigual

Quando perceber que uma parte do pneu está mais gasta do que outra, pode ser um indicativo de que há problemas de alinhamento, na suspensão, na direção do veículo, ou até mesmo ter uma roda empenada. É comum o desgaste maior para o lado de dentro, em direção ao veículo, do que do lado de fora. Por isso, o rodizio é uma precaução que deve ser tomada a cada 10 mil km, pelo menos.

Cortes e bolhas

Defeitos aparentes como rachaduras, cortes e bolhas estão entre os principais problemas causados pelas vias mal conservadas e afetam os pneus. Mesmo que estes defeitos sejam considerados pequenos ou até mesmo recuperáveis, vale a pena saber que insistir no seu uso pode causar explosões. Neste caso, será preciso acionar o seguro carro para cobrir os danos causados ao veículo e possivelmente a terceiros.

Confira os indicadores de desgaste

Indicadores de desgaste, também conhecidos como TWI (Tire Wear Indicator), são pequenas saliências espalhadas nos sulcos dos pneus, justamente para indicar que, quando a borracha chega nesta altura, é hora de trocá-los para manter a segurança de rodagem. Há operadoras de seguro carro que oferecem serviços em oficinas credenciadas e descontos especiais em lojas parceiras, para que a troca de pneus seja mais tranquila e saia mais em conta.

Manutenção aumenta durabilidade

Mesmo que se invista em pneus de alta qualidade, é preciso saber que a manutenção é que faz a durabilidade aumentar. Alinhar a direção a cada 5 mil km é fundamental durante o ciclo de vida dos pneus e não apenas quando se faz a troca.

Outras maneiras de aumentar a durabilidade dos pneus são fazer o rodízio, trocando de lado ou de trás para a frente e o balanceamento, principalmente quando sentir que o veiculo sofre vibrações quando atinge velocidades acima dos 90 Km/h.

Em qualquer situação, a prevenção é sempre o melhor remédio. Consulte as opções disponíveis em seguro carro e faça uma cotação online, para descobrir quais as melhores soluções para o seu perfil.