< Volver a Carros

Acessórios para carros: conheça os mais vendidos e novidades!

Escrito por Larissa Ferreira

Acessórios para carros são itens que podem tanto melhorar a performance do veículo quanto  garantir maior comodidade e dar aquele upgrade no possante.

Hoje no mercado, existe uma variedade de acessórios para carros: organizadores, conjuntos aerodinâmicos, sensores de estacionamento,  faróis de led, central multimídia e muitos outros.

Se você se preocupa em melhorar o desempenho da sua máquina, este artigo é perfeito para você. Nele, reunimos 11 acessórios para carros que você precisa conhecer. Boa leitura!

1. Acessórios para carros aerodinâmicos

Acessórios para carros aerodinâmicos

Aeroflap (dianteiro), aerófilo (lateral) e spoiler (traseiro) fazem parte de um dos melhores componentes para automóveis, essenciais para dar estabilidade em alta velocidade.

Com esse conjunto, existem menos chances do carro “flutuar” na pista, situação que ocorre com frequência por causa da hidroplanagem (aquaplanagem).

Se você gosta de correr, esteja certo de uma coisa: quanto maior a rotação, melhor a performance dos acessórios aerodinâmicos. Com os pneus aderentes ao piso, eleva-se a segurança das manobras.

2. Sensor de estacionamento com câmera infravermelho

Sensor de estacionamento com câmera infravermelho

Problema para muitos novatos no volante, a famosa baliza foi beneficiada pela tecnologia, graças ao surgimento de sensores de estacionamento. Antes presentes somente em modelos importados e de alto luxo, o aparelho já pode ser instalado em qualquer veículo, inclusive nos mais populares.

Fixado no para-choque, o dispositivo emite uma frequência infravermelha inaudível ao ouvido humano. O sinal é refletido na superfície mais próxima e retorna ao equipamento. Assim, ele calcula o tempo desse percurso e aumenta a frequência de bips conforme o automóvel se próxima da barreira em questão: árvore, pilastra, paredes, carrinhos de supermercado, entre outras.

3. Mini geladeira

acessório para carro geladeira

Quem não gosta de comprar comida em restaurantes de beira de estrada ou postos de combustível não precisa passar fome em viagens longas. Existem no mercado inúmeras opções de mini refrigeradores com preços de R$250 a R$800 capazes de manter resfriados alimentos e bebidas.

A mini geladeira é plugada na tomada de 12 volts, mais precisamente no acendedor do isqueiro. Caso a bateria do veículo comece a fraquejar, o equipamento desliga automaticamente, evitando que você fique a pé.

4. Central multimídia

central multimídia

Esse é um dos acessórios para carros mais procurados. Desde os aparatos mais simples até os mais sofisticados, muitos condutores desejam ter uma central multimídia instalada em seu automóvel.

A possibilidade de conectar o celular ao controle central melhora a interação entre motorista e veículo. Alguns modelos já contam com esse sistema. Contudo, fora da concessionária, o dispositivo também pode ser instalado.

5. Som surround 7.1

Graças à tecnologia integrada, é perfeitamente possível instalar o som surround à central multimídia, para distribuir o som entre todas as colunas do carro.

Dessa forma, é possível criar uma ilusão de palco, no que se refere à largura e profundidade, parecendo um show ao vivo. A harmonização entre agudos, médios e graves — em todos os volumes e em qualquer grau de aceleração — garante uma qualidade de cinema no interior do veículo.

6. Piloto automático

Mais comodidade e baixo consumo de combustível são os principais benefícios do piloto automático. Esse recurso mantém o carro na rotação desejada sem que seja preciso pisar no acelerador ou no freio. Por exemplo, se ele for configurado para manter uma velocidade de 100 km/h, vai acelerar em subidas ou diminuir a aceleração em descidas.

A programação é feita por meio de botões que normalmente são instalados junto ao volante. O aparelho é desativado de forma automática, bastando tocar no pedal do freio. Dessa forma, ele não prejudica o sistema de frenagem, garantindo a segurança dos passageiros.

7. Protetor de cárter

Protetor de cárter

As autoestradas do Brasil são péssimas, cheias de buracos, ondulações e valetas, além de rampas em diversos ângulos. Quem sofre com isso é a parte inferior do automóvel, que pode desgastar peças, como alternador, cárter, correias e até o compressor do ar-condicionado.

O protetor de cárter foi desenvolvido justamente para isso, com um molde de aço ou fibra, que protege todo o local contra água, lama, pedras e outras impurezas.

Muitas fabricantes dizem que esse acessório é desnecessário, porém uma proteção extra nunca é demais, não é mesmo?

8. Chip de potência

Chip de potência

Se você deseja um desempenho melhor em suas corridas, o chip de potência pode ser a solução. Com ele, é possível abreviar o ponto de ignição e injetar mais combustível em determinados níveis de velocidade. Com isso, um motor 1.0 pode aumentar sua potência em até 10% e um modelo turbo em até 50%. O preço do dispositivo vai depender do modelo do carro.

A chipagem não altera as configurações e programas de segurança definidos pela fabricante na injeção eletrônica. Portanto, sua utilização é perfeitamente segura e não causa desgaste acentuado nos componentes.

9. Molas esportivas

acessórios para carros molas

Elas absorvem melhor os desníveis e impactos no asfalto, deixando o automóvel de 3 a 4 centímetros mais baixo. Segurança e estabilidade são outras vantagens que as molas esportivas oferecem, pois a resistência ajuda a reduzir a distância de frenagem, diminuindo o centro da gravidade consideravelmente — o que melhora a aceleração e evita derrapagens.

Se você deseja uma alta performance para o seu veículo, instalar essas molas é fundamental. Assim, o sistema de suspensão funciona melhor, sem causar nenhum dano ao conjunto.

Vale reforçar que esses acessórios para carros não são peças universais, cada modelo conta com o seu e demanda uma instalação específica.

10. Acessórios de carro para pets

acessórios para carros pets

Vai transportar o seu pet? Então que tal adaptar o seu carro para dar mais conforto e segurança ao bichinho. Os acessórios de carros para pets vão desde assentos para cães e gatos a capas de banco, cinta de segurança e organizadores.

11. Faróis de LED

faróis de led

O sistema de iluminação é o primeiro fator a ser considerado para quem quer modificar o carro. Ao contrário das lâmpadas halógenas — que estão presentes na maioria dos automóveis e motocicletas —, os faróis de LED dão mais durabilidade, eficiência, segurança e beleza.

No entanto, é preciso ter cuidado, pois além de dar um visual diferenciado ao veículo, é muito importante ajustar o LED corretamente, para não comprometer a visualização do motorista e de terceiros.

Por fim, vale destacar que a instalação de acessórios não homologados pode comprometer a garantia do carro. Portanto, fique atento a customizações como:

  • rebaixamento ou troca de molas — dependendo do nível de rebaixamento, o conjunto da suspensão pode desgastar antes do tempo;
  • inclusão de câmera de ré, central multimídia, faróis de LED e sensor de estacionamento — o risco fica por conta de instalações elétricas duvidosas, como manuseio inadequado do chicote, corte mal feito da fiação e uso viciado da bateria;
  • piloto automático — é permitido comprar apenas o kit original e exigir a nota fiscal.

Além disso, para garantir a regularização após as modificações, vá até o DETRAN e solicite autorização. Depois das vistorias necessárias, será emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV), obrigatório. Assim, você estará regularizado e livre de multas.

E então, o que achou da nossa lista de acessórios para carros? Se você gostou deste conteúdo e deseja receber outros materiais interessantes como este, não deixe de assinar nossa newsletter!