< Volver a Carros

Veja 4 tecnologias que estarão presentes nos carros do futuro

Escrito por Larissa Ferreira

No começo do século XX, os automóveis eram basicamente carroças com motores. Ao longo dos anos, foram se tornando verdadeiras obras de arte e obtendo desempenhos antes jamais esperados. E os carros do futuro, como serão? Será que finalmente veremos um veículo voador?

Talvez isso ainda demore um pouco, mas algumas inovações já batem à nossa porta e dão sinais de como serão os automóveis do futuro. Vamos conhecer algumas tecnologias? Continue com a gente!

1. Realidade aumentada nos carros do futuro

Esse conceito é relativamente novo e começa a ser discutido no mundo automotivo para os carros do futuro. De forma bem simples, podemos dizer que a realidade aumentada permite misturar o mundo real com um mundo artificial ou virtual. É provável que você já a tenha usado e nem percebeu. Quer ver?

Sabe aquelas fotos engraçadas feitas no aplicativo Snapchat ou pelo Facebook, em que você coloca adereços e objetos? Esses são exemplos de realidade aumentada. Mas afinal, isso pode ser aplicado aos carros do futuro? Não só pode como existem diversos protótipos em desenvolvimento.

A Jaguar Land Rover apresentou há quatro anos um conceito de para-brisa que exibe informações como velocidade, rotação do motor, nível de combustível, marcha engatada e GPS, entre outras. Além disso, uma linha verde mostra ao motorista se ele está alinhado à faixa de rolagem, mudando de cor sempre que algo estiver errado. Chega de painéis chatos e com pouca informação.

Mas a realidade aumentada não se restringe apenas ao dirigir o veículo. Quem gosta de ler manuais? Realmente não é legal! E se o seu carro for o próprio manual? A Hyundai desenvolveu um aplicativo que permite a visualização de informações sobre partes do veículo, simplesmente apontando seu tablet ou smartphone para o local. As possibilidades são várias.

2. Biometria

Presente nos dias atuais, ela estará nos carros do futuro. Talvez você até já a tenha usado. Sabe aqueles aparelhos celulares que reconhecem a sua digital para liberar o uso? Isso é feito por meio da biometria. Nos veículos, ela está em modelos mais luxuosos e até em alguns mais populares. Nada de chaves para ligar o veículo, basta usar a sua impressão digital.

Porém, a biometria tem muito mais a acrescentar. De acordo com o inventor e tecnólogo Ari Teman, ela mudará a nossa experiência ao usar os meios de transporte. Especialmente para quem compartilha o veículo com outra pessoa — como casais —, ajustar bancos e espelhos é uma tarefa bem chata. Já pensou se o carro reconhecer o motorista e se ajustar automaticamente?

São várias as vantagens que essa tecnologia promete. Cada vez mais sistemas vão monitorar o condutor, obtendo informações como batimentos cardíacos, temperatura e vários outros sinais neurológicos. Com esses dados, o carro no futuro pode determinar se o motorista está se sentindo bem, reduzir a velocidade em caso de cansaço e até chamar auxílio médico em caso de mal súbito ou acidentes.

Além disso, os carros no futuro serão capazes de identificar se a temperatura do ar-condicionado está adequada e até mesmo sugerir outra rota caso perceba que o motorista não está feliz com o ambiente.

3. Inteligência artificial

Essa é uma das novidades mais esperadas para os carros do futuro. Você já deve ter ouvido falar sobre os veículos autônomos — aqueles que não precisam de motoristas —. Eles são possíveis graças a essa tecnologia. A Inteligência artificial permite que o automóvel aprenda e tome decisões sem nenhuma intervenção humana. No futuro, bastará informar o seu destino que o carro te levará até ele.

Esses veículos usam uma série de sensores que os informam se existem pedestres à frente, o tipo de terreno, onde estão e vários outros dados que os ajudam a tomar as decisões. No futuro, eles irão “conversar” entre si e tornar acidentes de trânsito causados por motoristas cansados e imprudentes coisas do passado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde ­— OMS —, o Brasil é o quinto país mais violento no trânsito do mundo. E não para por aí! De acordo com uma pesquisa realizada pela ONU — Organização das Nações Unidas —, 90% dos acidentes acontecem por imprudência ou imperícia de motoristas e pedestres.

Talvez os protótipos mais famosos de carros autônomos sejam os da Google, que já testa a tecnologia há algum tempo. Porém, outras empresas também a estão desenvolvendo. É o caso da Tesla, que desenvolve o Tesla semi-truck. Previsto para chegar ao mercado em 2019, trata-se de um caminhão totalmente elétrico, com autonomia de mais de 800 km e com sistema de condução autônoma.

Por falar em veículos elétricos, que tal conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia?

4. Carros elétricos

Essa tecnologia vem ganhando muito espaço e, com certeza, será uma das opções para substituir a queima de combustíveis fósseis nos carros do futuro. Mas você acha que essa tecnologia é recente? Na verdade, o primeiro veículo elétrico do mundo foi fabricado em 1899 pela Baker Motor Vehicle Company, e chegava à velocidade de 32 km/h — ideal para quem não tinha muita pressa.

Mais evoluídos, os modelos atuais passam sem problemas dos 100 km/h, sejam eles híbridos ou totalmente elétricos. É o caso do BMW i3. Ele conta com nada menos que 170 cavalos e vai de zero a 100 km/h em 7,9 segundos, deixando muitos beberrões para trás. O carro permite trafegar por até 300 km sem ter que fazer a recarga da bateria — em um modo de economia.

Outro carro elétrico bem legal é o Kia Pop. Esse automóvel conceito foi apresentado pela primeira vez no Salão de Paris, em 2010. O modelo tem um design bem inovador e, com comprimento de três metros e capacidade para até três passageiros, será muito útil em grandes centros urbanos.

Com certeza os carros do futuro serão diferentes dos vistos hoje em dia, mas, muitas das tecnologias que vemos atualmente estarão lá, melhoradas e mais eficientes. Acidentes causados por motoristas embriagados e irresponsáveis deixarão de existir e, quem sabe, o transporte público fique um pouco melhor.

Gostou das informações? Então, que tal ler nosso post sobre como manter o seu carro sempre brilhando? Não perca tempo!