< Volver a Carros

Farol de LED: o que você precisa saber para utilizá-los em seu veículo

Escrito por Larissa Ferreira

Os faróis de LED são a grande aposta para iluminar todos os veículos em um futuro bem próximo. O novo A8 da Audi já vem com a nova tecnologia que promete trazer economia e maior segurança aos motoristas. Saiba neste texto o que precisa ser considerado antes de usar as lâmpadas de LED para carros!

As lâmpadas de LED automotivas são eficientes?

As lâmpadas de LED para carros são mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e mais resistente aos impactos e vibrações do carro.

Isso acontece por causa da conversão da eletricidade em luz. Enquanto uma lâmpada halógena, em média, apresenta uma eficiência luminosa de 20 lúmens por Kelvin, a média da lâmpada de LED automotiva chega a 60 lúmens por Kelvin. Ou seja, ganha-se 200% de melhora na iluminação.

Qual é a durabilidade de um farol de LED?

As lâmpadas usadas nos faróis de LED usam o diodo como emissor de luz  e não possuem filamentos aquecidos por corrente elétrica, como as lâmpadas halógenas.

Portanto, há menos dissipação de calor e menor desperdício de energia. Como são iluminadas pelo movimento dos elétrons em um material semicondutor, apresentam economia na ordem de 74%.

A durabilidade também merece destaque, já que está diretamente relacionada à economia: os faróis de LED têm vida útil de cerca de 5 mil horas. São 4 mil horas a mais do que as lâmpadas halógenas que ainda equipam grande parte dos veículos brasileiros.

É possível modificar o design de iluminação?

O tamanho menor das lâmpadas de LED automotivas proporciona maior variedade de personalização dos veículos. Assim, podem ser utilizadas com diversos estilos e designs diferenciados, já que não é necessária uma grande área de instalação.

A luz emitida surge do próprio material que compõe o chip, já que os faróis não apresentam filamento. Assim, com a combinação desses materiais, é possível formar diferentes grupos de cor, de acordo com a preferência dos projetistas.

O que diz a legislação brasileira?

Segundo as leis brasileiras é permitido usar lâmpada de LED para carros. Entretanto, em casos onde o item não seja de fábrica, é necessário regularizar a alteração.

No momento da compra, procure adquirir um sistema que seja aprovado pelo Inmetro. Assim, você garantirá um produto de procedência confiável e com certificações de qualidade. Além disso, ele terá mais chances de ser aprovado na vistoria realizada pelo Detran (Departamento de Trânsito).

Após instalação e aprovação dos órgãos competentes, o motorista receberá o CSV (Certificado de Segurança Veicular). Esse documento é anexado ao licenciamento e ao certificado de registro do veículo.

O CSV atesta a legalidade da alteração. Portanto, se não estiver corretamente alterado e preenchido nos dados de licenciamento, o motorista será penalizado com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH — segundo a lei 9.503/97, artigo 230, inciso XIII do Código de Trânsito Brasileiro.

Outro ponto importante a ser observado é a correta utilização dos faróis de LED. A legislação brasileira determina que todos os veículos devem trafegar nas rodovias, durante o dia, com o farol baixo aceso. Assim, a lâmpada de LED automotiva poderá ser utilizada nessas situações.

Entretanto, o farol de LED não substitui o uso dos faróis tradicionais durante o período noturno e na travessia em túneis.

A utilização de lâmpadas de LED para carros apresenta vantagens relativas à durabilidade, luminosidade e design. Com os constantes investimentos realizados pelas montadoras, a tecnologia terá um maior alcance em um futuro próximo.

Esse texto sobre farol de LED foi útil para você? Então, siga-nos no FacebookTwitterLinkedIn e continue acompanhando dicas e novidades sobre carros!