< Volver a Carros

Micropintura automotiva: o que é e quais são suas vantagens?

Escrito por Larissa Ferreira

A micropintura automotiva é um serviço realizado rapidamente, que ajuda a valorizar o seu veículo. Confira mais em nosso artigo!

A micropintura automotiva é, uma inovação na tecnologia das pinturas dos veículos, indicada para resolver arranhões, riscos, marcas semelhantes a pequenos pontinhos, ou seja, aqueles danos que dão a impressão que apareceram do nada, por mais experiente e cuidadoso que você seja.

Além de ficarmos incomodados com estragos na pintura, a aparência do veículo é considerada na hora da revenda: o visual exerce influência na determinação do valor do produto. Em certos casos, existem compradores que valorizam mais o aspecto externo do carro do que o próprio estado do motor.

Neste artigo, vamos explicar o que é a micropintura, como é executada, quais são as suas vantagens e quando usá-la. Acompanhe!

O que é a micropintura automotiva?

Trata-se de uma técnica de pintura desenvolvida para reparos na lataria dos automóveis e uma de suas características principais é reduzir os processos utilizados na funilaria. Existem dois métodos para executar esse serviço. Saiba quais são e entenda como funcionam!

Spot repair

Esse método de micropintura automotiva é bem parecido com o sistema tradicional e, para a correção do local afetado, utiliza-se a lixa, a pistola de ar comprimido e o verniz. No entanto, corrige apenas o trecho em que houve o dano, sem a necessidade de pintar a peça inteira do veículo.

Aerógrafo

O aerógrafo é uma ferramenta que se parece com uma caneta. É mais simples de ser manuseado do que a pistola de ar, por isso, é muito utilizado. O equipamento é bem preciso e dispensa o uso da lixa.

Quando devo usar a micropintura automotiva?

A micropintura é recomendada para cobrir pequenos danos que podem ocorrer no dia a dia, como um esbarrão de carrinho de supermercado, pedras soltas no pavimento, unhada de cães e gatos e riscos, em geral.

Antigamente, principalmente no caso das mulheres, apareciam riscos nas maçanetas dos carros provocados por unhas grandes. Agora, como a abertura das portas da maioria dos veículos é feita por meio de controle remoto, isso praticamente não ocorre. Mas caso aconteça, a micropintura é uma boa solução para correção desse pequeno dano.

Onde não devo usar a micropintura?

Infelizmente, como nem tudo é perfeito, existem alguns casos em que a micropintura automotiva não é recomendada. Veja quais são eles:

  • carros com a cor muito clara, pois o ideal são carros pretos ou cinzas;
  • grandes áreas, como o capô, teto ou uma porta inteira;
  • pinturas muito antigas, ressecadas e descascando;
  • pintura enferrujada.

Quais as vantagens da micropintura automotiva?

Contratar um serviço de micropintura automotiva traz alguns benefícios em relação à pintura tradicional. Conheça as principais vantagens:

  • é mais barato;
  • o serviço é mais rápido que o tradicional, existem casos que um reparo leva no máximo duas horas;
  • o veículo mantém a aparência de originalidade de fábrica e não causa a impressão de ter sido reformado.

Quando for optar por uma oficina que ofereça o serviço de micropintura automotiva, é aconselhável fazer uma pesquisa com quem já foi cliente dessa empresa. Evite serviços com preços muito abaixo do que os praticados no mercado e não seja enganado com promessas falsas. Afinal, essa técnica é apenas para reparos, não é milagrosa.

Achou o assunto interessante? Que tal aproveitar para descobrir, também, como funciona um bloqueador de veículos?