< Volver a Carros

As cores do carro influenciam no preço de venda?

Saiba como as cores de carros influenciam muito no preço final do veículo e conheça as preferidas dos consumidores!

Escrito por Larissa Ferreira

Se você é uma pessoa extremamente minuciosa antes de comprar um carro — principalmente com a cor — saiba que está totalmente certo. Muitas pessoas não sabem, mas as cores de carro influenciam, e muito, no preço final do veículo. Entenda porque isso acontece, confira!

Por que as cores do carro influenciam no preço?

Tudo se baseia na lei da oferta e procura: quanto maior a demanda por um produto, maior o valor estabelecido para ele. Cores populares como branco, preto e prata tendem a desvalorizar menos com o tempo — o que garante a eles um valor de revenda mais alto.

É muito importante saber quais são as cores mais caras e como avaliar antes de comprar o seu carro. Por isso, este artigo explicará tudo que você precisa saber, então continue a leitura e aproveite!

Preferência dos usuários por cores de carros

Segundo uma pesquisa realizada pelo Guia Quatro Rodas, com base nos dados do Denatran (Departamento Nacional de Transito), os brasileiros possuem uma clara predileção.  A procura por carros com cores neutras é preferência no mundo e no Brasil também — principalmente o branco que em 2019 somava 19,6% no total das vendas e, logo em seguida vem o preto, com 19%.

Em terceiro lugar, a preferência fica com a cor prata, com 17,3% de procura, e em quarto o cinza com 9,9%. Essas cores juntas somam 65,8% do veículos no Brasil. As montadoras se baseiam nessas pesquisas para a produção dos veículos e, por isso, as cores mais procuradas são produzidas em larga escala e tendem a ser mais caras.

As cores de carro mais caras

Como dito anteriormente, as cores mais procuradas tendem a ser também mais caras. No entanto, não é apenas a cor que define o valor do carro: o tipo de pintura também altera o preço final.

A pintura mais comum é a sólida que, por ser de pigmento simples, não altera o valor do carro. Já a metálica e a perolizada, devido à pigmentação, podem deixar o veículo mais caro.

Em questão de cor, as mais valorizadas são:

Nos últimos tempos, os carros brancos têm conquistado o coração dos brasileiros e vêm ganhando preferência. As montadoras também não perderam tempo e investiram em várias tonalidades de branco e, atualmente, ela também é vendida como opcional — que pode aumentar de R$ 250 a R$ 5 mil o valor final do carro e essa variação depende do tipo de pintura.

Melhores formas de avaliar e escolher a cor certa

Antes de realizar a compra, é preciso avaliar as cores de carro que mais lhe agradam, afinal, ela deve refletir sua personalidade. Então, use ferramentas e sites online para fazer pesquisas, porque são várias tonalidades de cores e, por isso, você precisará fazer uma boa análise.

Pense também na sua segurança. Um carro mais visível — como o prata, vermelho e o branco, que é ainda mais fácil de ser visto a noite — corre menos risco de acidentes. No entanto, essas cores são as que costumam ser alvos de ladrões. Para contornar esse problema, vale a pena investir em um seguro para o carro e evitar problemas.

A revenda é outro ponto que deve ser considerado antes de escolher a cor, afinal, cores de carro extravagantes como verde, amarelo, marrom e até o vermelho tendem a desvalorizar o veículo nesses casos.

Após essa análise, ficou claro como as cores de carro podem influenciar no preço final do produto, não é mesmo? Então, antes de finalizar a compra, pesquise bem as vantagens de cada uma delas e analise bem o tipo de pintura, afinal, faz toda a diferença e ainda pode influenciar em uma possível venda no futuro.

Para ficar ainda mais informado sobre esse assunto, saiba mais sobre qual cor de carro escolher na hora da compra. Este artigo dará dicas de como valorizar ainda mais a cor do seu carro. Aproveite!