Seguro Auto

Por |2018-11-05T16:33:21+00:0019 / out / 2018|
Bloqueador de carro: como funciona e quais são as vantagens8 min read
5 (100%) 1 voto

O roubo de automóveis é uma constante para boa parte das cidades brasileiras. Sendo assim, os proprietários sempre estão em busca de novas maneiras que possibilitem a proteção de seu carro e ajudem a economizar no seguro auto. O bloqueador de carro é um exemplo de sistema de segurança que permite a imobilização do veículo. Saiba mais sobre o uso desse equipamento aqui no blog!

O que é o bloqueador de carro?

Essencialmente, o bloqueador de carro consiste em um sistema de segurança que estará conectado à injeção de combustível do veículo. Tratamos esse dispositivo como um sistema pelo fato de ele aglomerar mais de uma função, permitindo a imobilização do automóvel.

Tecnicamente, os bloqueadores são compostos por um sensor e um botão, ambos localizados em uma central. Esta última estará conectada diretamente ao veículo, por meio do cabeamento compatível.

Como funciona o bloqueador de carro?

De fato, um dispositivo curioso, pois funciona de acordo com as ações do condutor. Abaixo, você confere como tudo isso acontece!

A abertura da porta

Assim que a porta do motorista for aberta, o sensor do bloqueador de carro começará a contabilizar um período para que seja desarmado. Esse período — entre a abertura da porta e a desativação — costuma ser breve, em torno de um minuto. Contudo, modelos mais sofisticados possibilitam a pré-definição desse tempo à preferência do proprietário.

O desarme

A desativação do sistema será feita por meio do botão, localizado na central desse equipamento. Tratando-se de um dispositivo de segurança, ele costuma ser bastante pequeno e fica escondido em algum local estratégico, conhecido apenas pelos condutores do carro.

Novamente, a depender do bloqueador de carro, a interface para a desativação poderá ser simples ou complicada. Afinal de contas, boa parte dos dispositivos no mercado permitem que você habilite o desarme fora da central, em alguma outra função do veículo. Com isso, aumenta-se a dificuldade do desarme pelos condutores indesejados.

O desfecho

Caso o condutor desarme o bloqueador no tempo estimado, o veículo terá livre acesso à injeção de combustível, conseguindo, então, se deslocar. Na situação contrária, o dispositivo interrompe a injeção de combustível ao motor, desligando e imobilizando o automóvel.

Quais são as principais vantagens desse dispositivo de segurança?

O bloqueador tem um funcionamento muito inteligente. Afinal, qualquer pessoa que desconheça a sequência de desarme estará incapacitada para dirigir o carro. Considerando isso, elencamos as principais vantagens no dispositivo. Confira!

Segurança diante de assaltos

Os proprietários de veículos com bloqueador não precisam ficar com o coração apertado, nem com a consciência pesada ao abandonarem seus carros. Em uma infeliz situação de assalto, não ofereça nenhuma resistência — priorizando a sua integridade e daqueles que te acompanham. Então, afaste-se até um local seguro.

Mesmo que os assaltantes tenham saído em alta velocidade, transcorrido o tempo, o bloqueador cortará o fornecimento de combustível. Portanto, desde o seu deslocamento ao local seguro, você poderá acionar a polícia e informar os detalhes do evento. Seu carro terá sido abandonado a poucos quilômetros da sua localização.

Economia no seguro de carro

Assim como a instação de um rastreador, o bloqueador de carro garantir a você uma economia de até 30% no seu seguro auto.

Bloqueador de carro versus alarme

Os alarmes de carro são há muito conhecidos pelos brasileiros. Contudo, a criminalidade tem utilizado uma solução engenhosa para inabilitar esse acessório, interrompendo o bloqueio do carro, justamente no momento em que pressionamos o comando.

Isso exige que os criminosos estejam à espreita, visualizando as ações das pessoas que acabaram de desembarcar. No entanto, o bloqueador estará completamente isento desse problema, pois não existe maneira de interferir em seu funcionamento, exceto pela inserção da sequência de desarme.

Consciência tranquila ao estacionar na rua

Uma vantagem que contempla os dois benefícios listados anteriormente. Mesmo no caso de o seu carro ter o alarme desabilitado e o criminoso conseguir entrar, ele não conseguirá ganhar muita distância para além da região do roubo, garantindo agilidade na recuperação do seu veículo.

Funcionamento conveniente

Mas e como entregar o carro aos manobristas? Em qualquer situação semelhante a essa, em que outra pessoa deverá conduzir o veículo, mas que você não pretende ceder a sequência de desarme, basta que você desabilite o bloqueador por um breve período de tempo.

Originalidade conservada

Não precisa temer a violação da garantia ou da originalidade do seu automóvel. Os bloqueadores são sistemas periféricos e não alteram em nada o comportamento dinâmico do veículo. Portanto, você ganha em segurança, sem perder os benefícios de um carro original, respaldado pela montadora.

Quanto custa um bloqueador de carro?

Além de aglutinar diversas vantagens e facilidades em sua utilização, o bloqueador de carros pode ser encontrado por bons preços, flutuando dos R$ 30 aos R$ 150, em modelos mais sofisticados.

O valor é bastante acessível em função da simplicidade técnica do dispositivo, combinando apenas um sensor temporizado, botões de interface e os chicotes para a conexão com o carro.

Como instalar um bloqueador no carro?

Apesar de um equipamento simples, saiba que é fundamental contar com ajuda profissional na instalação. Considere que, tanto para ocultar a central do bloqueador, como para registrar os diferentes comandos para o desarme, o auxílio profissional será indispensável.

Sendo assim, tanto a aquisição quanto a instalação do dispositivo poderá ser realizada na mesma oficina especializada. O bom de confiar a instalação ao local de compra está na garantia casada, em que você tem determinado período de cobertura contra falhas técnicas, decorrentes tanto da instalação, quanto do processo de fabricação.

Por fim, saiba que também existem alternativas mais completas que os bloqueadores. Afinal de contas, o mercado automotivo conta com opções tão arrojadas que combinam funções como rastreamento por GPS, monitoramento através de aplicativos mobile e até mesmo a ordem de corte do combustível, por um simples SMS.

Em tempo, essas soluções seguem a lógica do mercado, cobrando mais pelas funcionalidades extras. E aí, o que você achou do bloqueador de carro? Funcional? Então, aproveite o seu interesse pelo tema para ler o conteúdo “Rastreador com seguro: entenda o que é e como funciona“. Assim, você poderá aprimorar ainda mais a proteção do seu veículo!

  • Cote seguro auto grátis. As melhores ofertas, coberturas e assistências.
Cotar seguro
  • Compare ofertas nas melhores seguradoras e compre online. É rapidinho!
Cotar seguro
  • Compare ofertas nas melhores seguradoras e compre online. É rapidinho!
Cotar seguro
  • Cote seguro auto grátis. As melhores ofertas, coberturas e assistências.
Cotar seguro
Inscreva-se em nossa newsletter

Talvez você também goste