< Volver a Carros

Rastreador com seguro: entenda como funciona

Escrito por Larissa Ferreira

Quem comprou ou está pensando em comprar um carro sabe que esse é um investimento de valor alto. E com os índices de criminalidade atuais, não dá para arriscar colocar um bem tão valioso na rua sem algum tipo de seguro, certo? O rastreador com seguro pode ser uma boa opção para economizar no seguro auto.

Se você ainda não ouviu falar sobre seguro com rastreador veicular, veja a seguir por que essa opção pode ser uma excelente alternativa aos seguros tradicionais!

O que é o seguro com rastreador veicular?

seguro para automóveis é aquele serviço que todos conhecem: se o seu veículo se envolver em algum tipo de acidente e estiver coberto por um seguro, você é indenizado pelos danos causados. Mas e o rastreador com seguro, do que se trata?

O rastreador para carros é um dispositivo que, ao ser instalado no veículo, consegue determinar sua localização a qualquer momento. Em caso de roubo ou furto, o equipamento permite encontrar o carro mais rapidamente e, muitas vezes, recuperá-lo sem danos.

Os dispositivos costumam ser instalados e monitorados por empresas especializadas nesse tipo de serviço, e podem ser contratados individualmente ou vendidos em associação com um seguro para auto.

Em outras palavras, se a sua maior preocupação tem a ver com roubo ou furto de veículo, é possível contratar um serviço de rastreamento veicular para aumentar a chance de recuperar seu carro em uma situação inesperada.

Mas lembre-se que só o rastreador não é um seguro. Ele não oferece outros tipos de assistência emergencial que os seguros tradicionais costumam disponibilizar. No caso de o carro não ser encontrado ou ser recuperado com danos, não tem nenhum tipo de cobertura para o seu prejuízo.

Por isso é interessante contratar o rastreador com seguro, a fim de garantir que seu investimento estará protegido contra todo tipo de prejuízo.

Como funciona o rastreador com seguro?

O seguro com rastreador veicular pode ser oferecido de maneiras diferentes, dependendo de cada fornecedor. Veja algumas opções disponíveis:

  • seguradoras que oferecem o rastreamento como um opcional dentro da oferta de apólices de seguro tradicionais;
  • empresas que oferecem algum tipo de cobertura junto com o serviço de rastreamento;
  • empresas que oferecem o serviço de rastreamento junto com a apólice do seguro auto com cobertura reduzida, uma espécie de seguro mais barato e básico. Este modelo de rastreador com seguro cobre roubo, furto e colisão com perda total.

É importante considerar que as diferentes opções de seguro auto oferecem vários tipos de cobertura, além de prestar atenção no que está incluído antes de fechar negócio. Uma seguradora que oferece serviço de rastreamento costuma incluir todas as opções de cobertura tradicionais (assistência emergencial, roubo, furto, danos contra terceiros etc.).

Já uma empresa de rastreamento deve oferecer uma cobertura bem mais básica, se restringindo somente a situações de perda total — nesse caso, se o veículo for roubado e encontrado danificado, os custos com o conserto recaem sobre o proprietário integralmente.

Os serviços de rastreamento com seguro, por oferecerem uma cobertura mais restrita, chegam a ser até 80% mais baratos que um seguro tradicional. Ou seja, quanto maior a cobertura, maiores serão os encargos. Cabe ao proprietário avaliar o que é mais interessante para atender suas necessidades, de acordo com o orçamento.

Quais são as principais vantagens do seguro com rastreador?

O rastreador de carro não é vantajoso apenas para quem prefere economizar com seguro e contratar um serviço mais básico. Ele também traz vantagens para a própria seguradora — afinal, um carro com rastreador instalado diminui os riscos de roubo e perda total, o que pode gerar descontos de até 10%.

Algumas vantagens do seguro com rastreador de veículos são:

  • o dispositivo é fácil de instalar e usar;
  • as chances de encontrar o veículo em caso de roubo ou furto são maiores;
  • deixa o seguro mais barato (no caso de um seguro tradicional com rastreamento);
  • representa uma alternativa mais em conta (no caso de rastreamento com seguro básico).

Outra vantagem é que algumas opções do rastreador com seguro de cobertura básica são bem menos burocráticas. Muitas vezes, não é necessário fazer avaliação de perfil de condutor e de outros fatores que são levados em conta em uma apólice de seguro tradicional.

Além disso, alguns rastreadores de carros oferecem benefícios extras, como:

  • cerca eletrônica, que avisa caso o carro saia de uma área delimitada;
  • histórico de posição, que permite verificar os lugares em que o veículo esteve (e o horário);
  • bloqueio, que possibilita desligar o carro remotamente, caso seja roubado ou furtado.

Como escolher a opção mais indicada para você?

Agora que já sabe o que é seguro com rastreador veicular e como funciona, falta descobrir a opção mais indicada para você. Um dos pontos a considerar é a tecnologia utilizada pelo rastreador, que pode ser de dois tipos: GPS (Global Positioning System) ou radiofrequência.

Os rastreadores via radiofrequência são ideais para áreas urbanas porque não sofrem interferência de barreiras físicas e funcionam bem em locais fechados (como garagens e túneis). No entanto, correm o risco de ficar sem sinal em regiões mais isoladas.

Já os rastreadores via GPS são indicados para quem viaja bastante, pois funcionam em qualquer lugar, independentemente de sinal. Apesar disso, podem sofrer interferência em espaços fechados localizados em áreas urbanas.

Também existem opções que combinam as duas tecnologias — é importante saber exatamente o que está contratando para garantir que vai atender suas necessidades (o mesmo pode ser dito em relação aos preços).

O seguro tradicional proporciona uma cobertura muito mais completa. Associado ao serviço de rastreamento, com certeza deixa o segurado muito mais tranquilo de que estará coberto em qualquer tipo de acidente.

Mas dependendo da idade do condutor, da cidade e do modelo do carro, essa cobertura completa pode ficar simplesmente inviável. Para quem não tem condições ou simplesmente não quer gastar muito dinheiro com um produto que talvez nem precise usar, o seguro com rastreador pode ser uma alternativa interessante.

É só avaliar as opções disponíveis para escolher aquela que tem a cobertura ideal e que cabe no seu bolso. Para isso a Compara criou o seguro autoflex, que permite avaliar e contratar uma cobertura sob medida para você, sem análise de perfil. Aproveite a plataforma ao buscar seguro com rastreador veicular!

Gostou das nossas dicas? Siga nossas páginas no Facebook, Twitter e LinkedIn para ficar por dentro das novidades!