< Volver a Carros

Carro brilhando: 6 dicas incríveis para deixar seu veículo com cara de novo

Escrito por Larissa Ferreira

A pintura é um dos itens que mais chama a atenção em um veículo. Quando em perfeito estado, ela deixa o carro brilhando e, consequentemente, mais bonito e atrativo. Em contrapartida, se estiver opaca, quebradiça e enferrujada, pode danificar seriamente a carroceria e dar prejuízos ao proprietário, inclusive na hora da revenda. A seguir, confira 6 dicas para que você mantenha a aparência do seu carro sempre novo.

1. Lavagem regular para deixar o carro brilhando

Para evitar o acúmulo de poeira e sujeira, deixar o carro brilhando e aumentar a vida útil da carroceria, o recomendado é lavar uma vez por semana ou, no máximo, a cada 10 dias. Mas atenção: esse serviço deve ser feito sempre na sombra ou em ambientes fechados, isso evita manchas na pintura.

2. Produtos corretos

Detergente, esponja de lavar louça, sabão em pó. Esqueça estes e outros produtos abrasivos, ou que tenham solvente à base de petróleo na sua composição, se você não quiser danificar a pintura do carro. Na hora da limpeza, o ideal é utilizar apenas itens automotivos exclusivos para esta função. Há uma série deles disponíveis no mercado atualmente.

3. Bom uso da cera é fundamental para ter o carro brilhando

Quer ter o carro brilhando? Boas aliadas para deixar a pintura do veículo em perfeito estado são as ceras automotivas. As de qualidade, além de auxiliar contra os raios UVA, formam uma película protetora na carroceria. A aplicação pode ser feita a cada três meses e, mais uma vez, com o automóvel na sombra.

4. Tratamentos especiais

Nem sempre a limpeza da parte externa do automóvel é suficiente para deixar o seu carro brilhando e livre de manchas, riscos e arranhões. Em alguns casos, apenas a realização de alguns tratamentos “embelezadores”, como polimento, espelhamento, cristalização e vitrificação, resolvem o problema.

5. Cuidados com sol e calor

Deixar o veículo exposto ao sol e ao calor por longos períodos é altamente prejudicial para a sua carroceria, uma vez que os raios UV tiram todo o brilho da tinta, deixando a pintura opaca e sem vida. A dica, então, é procurar estacionar, sempre que possível, em locais cobertos e arejados.

6. Atenção ao abastecer e estacionar

Além de tudo o que falamos, é fundamental ficar atento na hora de abastecer e ao parar embaixo ou muito perto de árvores. O que acontece é que o combustível e a queda de galhos, flores ou frutos podem, respectivamente, queimar e riscar a pintura. E tem mais: se alguma ave sujar seu carro, é necessário limpar o mais rápido possível para evitar manchas.

Como vimos, ter atenção com a pintura não deve ser encarado como algo superficial ou somente preocupação com a estética do automóvel. Muito pelo contrário: essa atitude só mostra o quanto você é cuidadoso e responsável e ainda deixará seu carro brilhando e valorizado no mercado.

Curtiu as dicas de como deixar seu carro brilhando? Convidamos você a continuar com a visita em nosso blog e ler agora mesmo sobre o segredo por trás do cheiro de carro novo. Até a próxima!