Seguro Auto Seguros

Descubra agora o que observar na hora da troca de carro

troca-de-carro
0

Que o brasileiro é apaixonado por automóveis todos já sabem — e, com essa paixão declarada, o desejo pela troca de carro ganha ainda mais atenção entre seus proprietários. Saiba quais pontos observar antes de fechar o negócio neste artigo!

Para você que não abre mão de viagens e lazer, gosta de investir em acessórios para seu carro e possui a vontade de trocá-lo por outro modelo ainda melhor, apresentamos a seguir algumas dicas que vão lhe ajudar no momento de decisão!

Realize um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é essencial para quem quer fazer a troca de carro e não se endividar. Quanto antes você traçar sua meta, mais tempo terá para ordenar suas finanças e, assim, obter o resultado desejado. Para isso, comece colocando no papel todas as suas receitas.

Inclua nesse cálculo todas as despesas mensais e, em seguida, os custos referentes ao carro. Não se esqueça de adicionar o IPVA, DPVAT, licenciamento e emplacamento se tiver optado por um carro zero. Tenha também uma média de gastos mensais para gasolina e manutenção.

Caso disponha de valores fora de seus gastos fixos mensais, procure por instrumentos de crédito — como consórcio de carro — para evitar entrar em financiamentos que onerem com o tempo devido aos juros escolhidos para a compra.

Carro zero x Carro usado: qual a melhor opção?

Considere o tipo de carro

A escolha pelo tipo ou modelo do veículo deve ser pensada segundo sua renda. É claro que, quando se fala de compra ou troca de carro, o que nos vem à mente é exatamente o que sempre sonhamos possuir: carros esportivos ou de luxo, com acessórios chamativos, cores que se destacam das demais, etc.

No entanto, todo o investimento para a compra desses modelos também virá acompanhado dos custos para mantê-los, desde a manutenção preventiva até as necessidades imediatas.

Caso queira futuramente trocar ou vender seu veículo, lembre-se de que carro é um bem que não agrega valor — ou seja, mesmo havendo investimento com acessórios diversos, o automóvel perde anualmente cerca de 12% de seu valor de tabela.

Faça pesquisas antes da troca de carro

Com todas as informações que a internet nos proporciona hoje em dia, vale a pena pesquisar muito antes de tomar qualquer decisão referente à compra de um carro. Priorize sites que sejam conhecidos e busque sempre um meio de contato direto com os proprietários para evitar cair em fraudes.

Visite concessionárias que possuam credibilidade em sua região e procure saber tudo em relação ao carro escolhido, desde o histórico de sua compra até mesmo sobre possíveis sinistros ocorridos.

Cuidado com propagandas muito chamativas! O que parece ser o melhor negócio de sua vida pode se tornar uma enorme dor de cabeça.

Defina o que é melhor: consórcio x financiamento

Para saber o que vai suprir melhor a sua necessidade, responda a seguinte questão: preciso agora do veículo ou posso esperar um pouco mais? Tendo a resposta em mente, saiba que isso fará toda a diferença em sua escolha.

O financiamento de um veículo lhe permitirá a carta de crédito imediata para adquirir um carro. Já o consórcio funciona com a lógica de contemplação, sendo que, na maioria dos casos, seus juros são menores que os do financiamento.

Contudo, lembre-se de que de há uma taxa administrativa para o consórcio no caso de lances efetivados.

Se a taxa administrativa gera em torno de 20%, por exemplo, todo lance apresentado também terá os mesmos 20% somados a ele. Isso poderá onerar suas expectativas quanto à ferramenta de crédito em questão. Por esse motivo, coloque tudo na ponta do lápis antes de escolher qual a melhor opção.

Gostou das dicas? Caso você opte pela troca de carro seminovo ou usado, confira agora mesmo como não ser enganado durante a negociação!

Talvez você também goste
7 cuidados ao comprar um blindado usado
seguro não cobre
O que o seguro do carro não cobre?

Banner Seguro Auto