< Volver a Carros

3 tecnologias que podem te ajudar a ter mais segurança no trânsito

Escrito por Larissa Ferreira

A indústria automobilística continua incorporando avanços tecnológicos em seus produtos para melhorar a experiência no volante e também para aumentar a sua segurança no trânsito.

SA BR

Confira 3 tecnologias que vão te ajudar a ter mais segurança no trânsito de cada dia

Sensores de ré

Uma das maiores preocupações ao estacionar é se existe algum obstáculo imperceptível aos retrovisores como lixeiras, pilastras e até mesmo pedestres. Felizmente, já podemos encontrar no mercado os chamados sensores de ré, que são instalados na parte inferior traseira do carro e disparam um alarme quando você está retrocedendo. A medida que você se aproxima de um objeto o som do alarme fica mais frequente.

Alguns destes dispositivos incluem uma câmara na parte traseira do carro para que você consiga visualizar tudo o que está atrás. Os sensores de ré são ótimos aliados para que você tenha mais segurança no trânsito e em manobras complexas.

Sistema de estacionamento automático

Você ama dirigir mas detesta uma baliza? O sistema de estacionamento automático verifica se a vaga comporta o seu carro e calcula a manobra exata para que você nunca mais dê aquele esbarrãozinho no carro de trás e tenha muito mais segurança no trânsito. Como funciona esse dispositivo? O sistema de estacionamento automático te ajuda a encontrar uma vaga compatível ao tamanho do seu veículo e te envia um aviso no painel do carro para que você pare. A partir deste momento você precisará usar apenas o freio e o acelerador, pois o dispositivo de estacionamento automático faz a manobra sozinho. Você pode inclusive tirar as mãos do volante. Entretanto, é necessário estar atento ao seu redor caso apareça um outro carro ou pedestre durante a manobra.

Controle Eletrônico de Estabilidade

Você já sentiu o carro dar aquela derrapada quando precisou frear em um dia de chuva? O controle eletrônico de estabilidade é um item de segurança que tem como objetivo evitar acidentes como este. O ESP funciona por meio de sensores instalados nas rodas e na caixa de direção, impedindo que você perca o controle do carro em curvas e pistas molhadas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de segurança viária dos Estados Unidos constatou que esse dispositivo reduziu 43% dos acidentes fatais e conseguiu impedir 83% dos capotamentos de carros SUVs.

Essas três novas tecnologias do setor automotivo vão te dar mais segurança no trânsito, mas não podemos esquecer do seguro auto que protege seu carro em caso de acidente e roubo. No site da Compara você pode cotar e contratar  o seu seguro de carro. É rápido, prático e você ainda economiza comparando as melhores ofertas do mercado.