< Volver a Carros

Você sabe como funcionam os pontos cegos?

Escrito por Pedro Da Silva

Você sabia que diferentes carros têm diferentes pontos cegos? Pois é, mas não há carro que não os tenha – aquelas áreas em que não conseguimos visualizar através dos retrovisores tanto nos lados do carro como atrás do veículo, e que, por isso mesmo, têm grande potencial de causar um acidente ou atropelamento.

Essas áreas de “sombra”, ou de “não visibilidade” são conhecidas como ponto cego, e para se proteger dos riscos causados por eles, é preciso mais do que um seguro de carro. Você terá que ajustar bem seus retrovisores, fazer ultrapassagens, curvas e manobras de ré com atenção redobrada e diminuindo a velocidade, e também poderá contar com a ajuda da tecnologia automotiva

SA BR

Novidades do setor automotivo prometem acabar com o ponto cego

Carros de luxo já possuem um aparelho chamado BLIS (Blind Spot Information System), que conta com um sistema de câmeras que informa aos motoristas a presença de carros ou motos em qualquer ponto cego do veículo. Mas a boa notícia é que, atualmente, até carros populares são equipados com um sensor de ré, que avisa quando o carro está muito próximo de um obstáculo, o que pode evitar tragédias como atropelamentos, sobretudo de crianças.

Leia também:

3 tecnologias que podem te ajudar a ter mais segurança no trânsito

Como evitar acidentes em cruzamentos? 

Olho! Existem carros mais propensos a ter ponto cego

Como dito antes, alguns carros têm mais pontos cegos do que outros, e um órgão de segurança viária realizou uma pesquisa para saber as principais diferenças entre os modelos. Verificou-se que o Ford Ka e o MINI Cooper apresentam a menor quantidade de pontos cegos entre os compactos, e o Corsa (montadora GM), o Fox (Volkswagen) e Ford Fiesta ficaram entre os piores nesse quesito, na mesma categoria.

seguro do automóvel sem dúvida lhe ajuda a dirigir mais tranquilo, mas os pontos cegos podem “assombrar” mesmo os motoristas mais experientes. Para aumentar sua visibilidade, também sempre mantenha os vidros bem limpos e a visibilidade livre, sem acumular brinquedos, pilhas e livros ou roupas na parte de trás ou da frente do carro.

Se puder, invista em sensores para seu carro, evitando assim o risco de acidentes. Confira também ofertas de seguro no site Compara. Atualmente, comprar o seguro do seu carro online oferece maior praticidade.