< Volver a Carros

Conheça 4 sistemas veiculares de comunicação

Escrito por Pedro Da Silva

Enquanto nossos smartphones estão evoluindo na velocidade da luz, os automóveis ainda estão progredindo a passos lentos, se compararmos a indústria de tecnologia da informação com a automobilística. Mas esses dois mundos estão tentando se unir, pois os consumidores querem acessar os recursos do seu celular de todos os lugares, inclusive através do carro.

Isso significa não só navegar na internet, conectar a nuvem pessoal com seu veículo ou fazer compras online pelo painel do carro. A conectividade celular oferece várias possibilidades dignas de um filme de ficção científica. Mas, lado a lado com a euforia das possibilidades, estão as preocupações com a segurança. E se um hacker invadir o sistema do seu auto e passar a controlar até sua direção? Empresas de seguro de carro também terão que se adaptar rápido a essa nova realidade, adequando os termos do seguro do automóvel.

Mas, de fato, quem não lembra dos telefones dos automóveis dos filmes americanos? Após um período onde a comunicação veicular ficou reservada somente para alguns super carros e aos poucos estes recursos estão voltando com tudo.

Atualmente, carros de montadoras bem conhecidas do público brasileiro, como Ford, Volkswagen (VW), Fiat e Chevrolet, oferecem carros conectados que entram em contato com smartphones e tablets, permitindo realizar e receber chamadas e acessar música e vídeo através dos gadgets.

1. A Fiat utiliza o sistema Blue & Me, instalado em alguns modelos das linhas Punto, Bravo, Linea e 500. Além de realizar e receber chamadas, o aparelho também lê em voz alta mensagens de texto e permite retornar a ligação.

2. A VW usa o Discovery Pro, disponível no Golf, e que, além das funções listadas acima, controla recursos do carro, como faróis e indica quando é necessário realizar alguma manutenção.

3. A Chevrolet oferece o My Link, no Prisma, Onix, Cobalt, entre outros. Também controla funções no carro, como faróis e suspensão, além de oferecer recursos de telefonia e entretenimento.

4. Por fim, a Ford utiliza o Sync, no Fusion e outros carros top de linha. Permite acessar suas músicas e fazer chamadas por controle de voz, entre outras funcionalidades.

Pensando em conectividade, vem logo a questão da segurança, por isso é fundamental contar com uma boa cobertura do seguro do auto. Continue a pesquisar sobre esse e outros temas do mundo automotivo no site Compara e aproveite para conhecer boas opções de seguro do auto. O plano indicado para seu perfil lhe permitirá dirigir mais tranquilo e aproveitar as facilidades do novo mundo hiper conectado.