< Volver a Carros

Saiba tudo sobre os sensores de estacionamento

A melhor forma de evitar choques no estacionamento

Escrito por Pedro Da Silva

Pode-se afirmar que a baliza é o maior temor dos motoristas. Além de manter a atenção sobre o encaixe correto do veículo na vaga disponibilizada, o condutor ainda deve atentar-se para não colidir com obstáculos, como carrinhos de compras, floreiras, vasos, postes, entre outros. Porém, atualmente, é possível contar com sensores de estacionamento para facilitar essa tarefa.
Antigamente, os sensores de estacionamento eram exclusividade dos modelos importados. Hoje, o equipamento é comercializado como acessório, podendo ser instalado em qualquer modelo de automóvel. Se você pretende utilizar esta tecnologia, acompanhe mais detalhes a seguir.

O que são sensores de estacionamento?

O sensor de estacionamento é um equipamento instalado no para-choque do veículo, o qual funciona por meio de ultrassom. Seu surgimento deu-se através das empresas de seguro de veículo: mediante análise, as companhias perceberam que uma boa parte dos acidentes acontecia ainda dentro das garagens dos proprietários, tornando vítimas crianças que brincavam e se escondiam atrás dos carros, de modo que os condutores não as enxergassem.

Como funcionam?

O sensor emite uma alta frequência, sentida pelo obstáculo mais próximo e devolvida ao sensor. O intervalo de tempo deste “bate e volta” e determina a distância entre o carro e o obstáculo. Quando a distância é detectada, o sensor emite bips intercalados em 3 estágios: quanto menor este intervalo, mais próximo o carro está do obstáculo.
A maior parte dos sensores de estacionamento comercializada pelo mercado funciona com uma distância de até 150 metros, a média analisada pelas empresas de seguro de carro em suas pesquisas.

Vantagens e desvantagens dos sensores de estacionamento

Não há como negar que conduzir um veículo que possua um sensor de estacionamento é muito mais seguro. Tal fato é, inclusive, explicitado por muitas companhias especializadas em seguro do auto. Além de prevenir acidentes principalmente envolvendo pedestres, o equipamento previne também possíveis arranhões na pintura do veículo.
A única desvantagem dos sensores de estacionamento está atrelada ao nível dos sons emitidos pelos bips: em alguns casos, dependendo do modelo, os bips podem incomodar o condutor, prejudicando a direção. Entretanto, levando em consideração que o equipamento pode prevenir acidentes e, de quebra, reduzir a utilização do seguro do automóvel, os sensores de estacionamento são um investimento certeiro.