< Volver a Finanças

Controle financeiro pessoal: saiba como fazer o seu

Escrito por Larissa Ferreira

Organizar as suas finanças com um controle financeiro pessoal é fundamental para ter segurança e acabar de vez com a dor de cabeça mensal de ficar tentando descobrir onde gastou mais e por que mal terminou o mês e a conta já está no vermelho.

Para isso, é preciso fazer uma autoanálise e conhecer os seus hábitos financeiros para saber onde e de que forma fazer ajustes que sejam eficientes para você.  Assim, fica mais fácil mudar o comportamento e criar o hábito de controlar o seu tão suado dinheiro.

O ideal é você começar a controlar as despesas anotando tudo o que entra e tudo o que sai. Vale usar qualquer recurso: pode ser em uma planilha no Excel, no Word, em aplicativos, uma caderneta, um bloquinho, qualquer coisa. Neste artigo, trouxemos dicas imperdíveis para que você tenha sucesso no seu controle financeiro pessoal. Confira!

Trace metas para alcançar objetivos

Quando se trata de controle financeiro pessoal é muito importante definir prioridades de gastos e objetivos para estipular as metas a serem conquistadas. Quando se tem um ponto final a chegar, fica muito mais fácil organizar, pois você terá um motivo. A conquista desse objetivo te ajudará a pensar duas vezes antes de comprometer seu dinheiro com outra coisa.

E vale qualquer coisa: troca de carro, reformar a casa, viajar, montar o próprio negócio, enfim, você é quem determina. A partir daí, o caminho para chegar até ele certamente será mais fácil.

Anote todas as entradas e saídas

Agora que você já sabe o que quer e por que está economizando, é fundamental anotar tudo o que entra e o que sai para saber onde você está gastando sem necessidade.

Para conseguir fazer uma reserva de dinheiro, é preciso gastar menos do que se ganha. Essa constatação parece óbvia, mas poucos conseguem ter essa noção e fazer o controle de acordo, e acabam extrapolando os limites.

Mas saiba que é possível ter controle e até economizar com o cartão de crédito, na compra do mercado, nas despesas diárias. Agora que você terá tudo anotado, vai conseguir saber o que é prioridade na hora de poupar.

Compare preços antes de comprar

O controle financeiro pessoal pode parecer trabalhoso, mas fazer comparação de preço antes de comprar qualquer coisa pode te proporcionar ótimas surpresas. Além disso, você perceberá grandes diferenças de preço de um mesmo produto em lugares diferentes.

Como o tempo é nosso bem mais preciso nos dias que correm, não é mais preciso pesquisar os preços in loco. A Internet é nossa grande aliada e podemos consultar tudo sem sair de casa antes de comprometer o dinheiro com qualquer aquisição. Então, use e a abuse dos buscadores até encontrar a melhor oferta.

Pague à vista quando houver desconto

Como estamos acostumados com os preços inflacionados, a cultura do brasileiro de parcelar compras é tão natural que esquecemos que podemos ter um bom desconto ao comprar produtos e serviços à vista.

Por isso, depois de consultar o melhor preço, vale mais a pena juntar o dinheiro e chorar desconto do que parcelar a perder de vista, com juros exorbitantes. E, claro, não se esqueça de anotar tudo na sua planilha de gastos para fazer um controle financeiro pessoal eficiente.

Como você pôde ver, bastam algumas mudanças simples de hábito para fazer render o seu dinheiro e ter sucesso no controle financeiro pessoal, viabilizando a conquista de metas e sonhos muito maiores.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler, também, este texto sobre planejamento financeiro em nosso blog!