Como sair das dívidas ganhando pouco é o mistério que muita gente tenta desvendar já que o preço de tudo tem subido cada vez mais. Pode parecer loucura mas acredite, tem como sair das dívidas mesmo ganhando pouco.

Confira como sair das dívidas – 5 Dicas

Reconhecer o cenário

O primeiro passo de como sair das dívidas é entender que você gasta mais do que ganha e que precisa fazer alguma coisa para mudar o cenário antes que as suas dívidas virem uma bola de neve.  De nada adianta fingir que não está vendo a dívida crescer, pois ela de fato irá aumentar e provavelmente muito mais rápido do que você imaginou pois os juros são implacáveis. No post 7 sinais de que você está endividado a gente te ajuda a identificar algumas atitudes que contribuem para o seu endividamento e que precisam ser solucionadas. Para saber como sair das dívidas é importante entender qual a sua situação, por pior que ela seja.

Tenha um orçamento

Saber quanto de dinheiro entra e quais são os seus gastos fixos mensais é essencial para traçar uma estratégia de como sair das dívidas. Categorize os seus compromissos: os mais importantes são os gastos para sobrevivência como o aluguel ou prestação da casa, alimentação, água e luz; depois aqueles importantes mas que podem ficar de lado por um tempo como TV a cabo, academia, diarista e por fim aqueles que são supérfluos e que podem ser facilmente cortados até ter o orçamento em dia.

Negocie as suas dívidas

Se você tem dívidas com bancos, cartões de crédito, cheque especial e vários outros, vá atrás de cada um deles, mostre o seu desejo em pagar e negocie de uma maneira que caiba dentro do seu orçamento. Da mesma forma que você quer acabar com a dívida eles querem receber.

Se de todas as tentativas você não tiver muito sucesso não desanime! No post Posso transferir minha dívida para outro banco? a gente explica que mudar o banco credor é uma ótima opção de como quitar dívidas, pois diminuindo os juros a dívida torna-se menor e mais fácil e rápida de ser paga. E não se esqueça do cartão de crédito! Negocie a dívida antes que ela saia do controle. Leia 5 dicas para renegociar a dívida do cartão de crédito!

Transforme várias dívidas em uma só

Se você tem dívidas no cartão, cheque especial e outras, o melhor caminho de como sair das dívidas dívidas é consolidar todas em uma só.

Ao somar tudo, veja se tem algum parente ou amigo que poderia te emprestar esse dinheiro, assim você se livra dos bancos e paga quem te ajudou sem os juros altos. Caso não tenha essa opção, opte por um empréstimo mais barato como os empréstimos pessoais ou consignados que tem juros mais baixos.

Com o dinheiro em mãos você quita tudo que deve e fica apenas com uma dívida, que é muito mais fácil de administrar e após a negociação terá um custo mais barato. Tenha cuidado na hora de escolher o valor da parcela. Somente se comprometa com um montante que seja possível ser pago todo mês ou em pouquíssimo tempo você estará novamente com várias dívidas para cobrir aquela que era para solucionar.

Mude os hábitos

Para fazer o salário render os 30 dias do mês não tem mágica, tem que parar de gastar. Até conseguir se livrar das dívidas corte tudo aquilo que não é essencial e pense que quanto antes você começar, mais rápido você irá se livrar do problema. Compre somente o necessário e encontre prazeres em coisas simples e que não custem dinheiro. Não assuma a postura de um sofredor por não poder comprar, mas sim de um vencedor que está se livrando das dívidas.