< Volver a Finanças

Posso transferir minha dívida para outro banco?

Escrito por Pedro Da Silva

Já estamos quase no final do mês de outubro e mais um pouquinho o ano acabou! 2015 foi um ano especialmente difícil para todos nós brasileiros economicamente falando mas queremos te ajudar a terminá-lo da melhor forma possível. Se você está com dívidas e precisa de ajuda para sair do vermelho neste post te orientamos a como fazer isso e hoje vamos te contar como a transferência de dívidas de um banco para outro pode significar um bom respiro para o seu orçamento e uma ajuda para limpar o nome sujo.

A portabilidade de dívidas

Essa portabilidade ou transferência de dívidas de um banco para outro é um direito que nós consumidores já tínhamos há algum tempo porém havia pouquíssima regulamentação sobre as operações, o que dificultava bastante o processo. Desde maio do ano passado as regras de migração das linhas de crédito como financiamento de imóveis, crédito consignado, empréstimo pessoal, financiamento de carros, dentre outras, ficaram claras e portanto passaram a beneficiar ainda mais a todos nós, usuários.

Vale esclarecer que para ser considerada portabilidade apenas as taxas de juros podem ser alteradas, ou seja, ao levar uma dívida de um banco para outro o valor do empréstimo e o prazo de pagamento devem permanecer os mesmos.

Por que migrar?

A transferência de dívidas pode ser uma boa estratégia para quitar dívidas e trazer o seu orçamento de volta para o azul. A verdade é que é interessante para os bancos que você tenha dinheiro emprestado com eles – é assim que eles ganham dinheiro. Com a regulamentação da migração de dívidas o consumidor passa a ter o poder de escolher a quem ele quer dever e esta escolha será para quem oferecer a menor taxa de juros.

Se ao fazer um empréstimo de qualquer tipo que seja você acabou assumindo juros muito altos no passado e que não são mais praticados pelo mercado, e até acabou com o nome sujo, dá pra consertar isso levando a sua dívida de um banco para outro.

A alta competitividade entre os bancos fará com que outras instituições queiram assumir a sua dívida a juros mais baixos e é por este motivo que vale a pena transferi-las de um banco a outro. Com as oscilações na taxa Selic, que é a referência na hora de estipular os juros, os bancos conseguem oferecer boas ofertas de juros para que você faça a transferência de dívidas. Ao encontrar um banco que ofereça melhores condições que o atual não tenha dúvidas em fazer a portabilidade já que o valor somado pode significar um montante alto.

Se você desconhecer as condições do seu atual contrato, basta fazer uma solicitação ao seu banco e eles têm apenas 1 dia útil para fornecer todas as informações relativas às operações. A instituição atual tem até 5 dias para fazer uma contraproposta para você que pode aceitar ou não.

É possível que o(s) banco(s) faça(m) contato com você e antes de aceitar a migração pesquise bastante até encontrar aquele que te ofereça as melhores condições de juros pois quanto menores forem as taxas de juros menor será também o valor final, aumentando a sua capacidade de quitar dívidas.

Como migrar de um banco para outro?

Uma vez escolhido um novo banco para ser o “dono” da sua dívida a instituição é quem cuidará de pagar o saldo devedor ao antigo banco. Você não receberá o dinheiro para fazer o pagamento mas o banco novo é quem fará o pagamento via TED para o antigo.

Com a regulamentação da portabilidade o banco para o qual o cliente deve fica obrigado a aceitar o pedido de migração de dívida porém o banco para o qual o cliente quer levar pode negar o pedido. Aí será necessária uma negociação entre ambas as partes.

Dicas Compara para fazer a portabilidade de dívidas:

– As regras estabelecidas pelo Banco Central não permitem cobrança de IOF na mudança de credor, portanto atenção para não ser lesado;

– Cuidado com as ofertas de “venda casada” onde a nova, ou a atual, instituição te oferece uma excelente condição de juros para quitar dívidas preexistentes mas para isso te impõe a compra de um seguro ou qualquer outro produto da sua carteira. Essa é uma estratégia ilegal prevista no Código do Consumidor, artigo 39, inc. I;

– O banco que perderá a sua dívida não pode dificultar em nada o seu processo de portabilidade. Caso haja qualquer negativa por parte dele ou a perda de benefícios como cheque especial ou quaisquer outros produtos, entre em contato com o Banco Central para exigir seus direitos, já que esta prática é considerada abusiva.

Perceba como uma boa pesquisa de juros pode fazer uma grande diferença no seu orçamento e te ajudar a limpar o nome sujo. Confira outras dicas para enfrentar a crise aqui!