< Volver a Finanças

Como sair da crise financeira

Escrito por Pedro Da Silva

Como sair da crise financeira? Momentos de crise econômica como o que estamos vivendo no país faz com que essa pergunta se torne comum e exige de nós várias mudanças na rotina. Com o aumento da inflação os salários não estão conseguindo pagar o mesmo estilo de vida que tínhamos há um ano. Confira algumas dicas e ações práticas de como sair da crise financeira e até de como não entrar em uma.

Tenha domínio sobre o seu dinheiro

Uma pesquisa apresentada pelo portal da Revista Exame mostra que do ano passado para cá o comportamento dos brasileiros em relação aos hábitos financeiros já mudou. Em 2014 apenas 32% dos entrevistados anotavam todos os seus gastos contra 38% deste ano. Outro dado que chama atenção é que em 2014, 69% das pessoas desconheciam o valor que pagavam de juros a cartões de crédito e cheque especial, enquanto que esse número caiu para 53% neste ano, que é um grande avanço.

Esses números reforçam a importância que o planejamento financeiro tem e até como sair da crise financeira. Sem ele, a probabilidade do endividamento por pura falta de conhecimento é grande. Se você está com o orçamento no vermelho, aqui você encontra dicas valiosas de como sair dessa situação.

A nossa principal recomendação para você é: tenha controle sobre o seu orçamento. Você pode fazer isso com o uso de diversas ferramentas. Desde planilhas prontas onde você precisa apenas alimentar com as suas informações pessoais; passando pelos aplicativos de celular, como por exemplo, o Guia Bolso; Gastos Diários e Minhas Economias  que estão a nossa mão e são fáceis de serem atualizados a qualquer momento e até mesmo o bom e velho caderno de anotações, mas o importante é que você coloque em prática e não abandone quando a crise passar.

Escolha o que é importante para você

Para terminar o mês com o saldo positivo durante a crise, provavelmente você precisará escolher entre os itens que para você e para a sua família são essenciais e aqueles que dão pra abrir mão durante um tempo. E não existe regra já que os gostos são individuais. Veja algumas opções do que você pode cortar ou diminuir durante esse momento:

– viagens;

– comer fora de casa;

– serviços de beleza;

– lazer;

– estudos em instituições privadas;

– artigos para a casa;

– compra de roupas e acessórios;

– TV a cabo e assinaturas de filmes;

– diarista;

– academia.

como sair da crise financeira

Traga de volta bons hábitos

 

Algumas pequenas atitudes podem ensinar como sair da crise financeira pois elas têm um impacto grande no nosso orçamento no final do mês. É importante trazer de volta para a nossa rotina bons hábitos que vamos relaxando e muitas vezes deixando de lado. Veja alguns exemplos:

Fazer a lista do supermercado: Fazer compras sem uma lista é pedir para gastar muito mais do que precisa e deveria. Para evitar isso confira a sua despensa antes de sair de casa e planeje a sua semana/mês. Já vá para o supermercado com os cardápios pensados, assim você evita gastos supérfluos e até o desperdício de alimentos;

Compare os preços: Antes de comprar busque pelo menos mais 1 ou 2 concorrentes e compare os valores, seja para compras de supermercado ou para um eletrodoméstico que precisa ser reposto. Pesquise e pechinche.

Não seja apegado a marcas: Se um produto de determinada marca ficou muito caro não tenha medo de conhecer novas opções, as prateleiras estão recheadas de alternativas. Na hora de escolher o novo produto a internet pode ser uma grande aliada com dicas e resenhas de produtos por quem testou;

Evite o desperdício: dica que todos já estão cansados de saber mas nem sempre é colocada em prática. Reduza os banhos, feche as torneiras e apague as luzes. O bolso e o planeta agradecem.

Tenha uma reserva: É importante ter uma poupança para situações imprevistas como um desemprego, uma doença mais grave ou até um conserto no carro. A gente nunca sabe quando elas vão aparecer.

Acima de tudo mantenha o bom humor e tente tirar proveito de cada situação. Momentos de crise são ótimas oportunidades para ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro, por exemplo. E por fim tente fazer dos bons hábitos adquiridos uma nova rotina na sua vida. Dessa forma vai aprender não apenas como sair da crise financeira mas como evitar entrar em uma.