Você sabe o que é o programa de milhas do cartão de crédito? Muitas pessoas já ouviram falar, usam o cartão de crédito, mas ainda não sabem como usar os pontos acumulados.

Saber como utilizar os programas de milhagem pode lhe ajudar a converter esses pontos em coisas úteis para sua vida como: viagens, passagens aéreas e até eletrodomésticos para sua casa.

Neste artigo vamos explicar o que é o programa de milhas, como ele funciona e outras dicas para você acumular e usar os seus pontos da melhor forma. Vamos lá?

O que é o programa de milhas do cartão do crédito e como funciona?

Os pontos ou milhas são a maneira que as empresas de cartão de crédito, as lojas ou até mesmo as companhias aéreas encontraram de compensar a fidelidade dos seus clientes. No caso das empresas de cartões de crédito elas oferecem aos seus clientes a opção de acúmulo de milhas de acordo com o que foi gasto na fatura do mês. Ou seja quanto mais você gasta, mais pontos acumula.

Com o programa de milhas do cartão de crédito você tem a possibilidade de converter os pontos ganhos nos gastos habituais, em passagens aéreas. Após acumular milhas e pontos suficientes, é necessário transferi-los para o programa de fidelidade de alguma das companhias aéreas que a empresa do cartão tenha parceria.

Antes de transferir, entretanto, é necessário estar inscrito no programa de fidelidade de alguma empresa; as mais famosas são o Multiplus Fidelidade, da LATAM Linhas Aéreas, e Smiles, da GOL Linhas Aéreas. Além disso, os pontos ou milhas só podem ser transferidos para contas com o mesmo titular do cartão de crédito.

Já que não é necessário pagar nenhuma taxa para se associar aos programas de fidelidade das companhias aéreas, você já pode fazer sua inscrição em uma ou mais companhias sem problema algum. Se houver preferência por um programa de fidelidade específico, também é necessário verificar previamente se o cartão oferece a transferência para ele.

Como transferir os pontos do cartão?

Fazer a transferência é muito simples. Após se cadastrar em uma rede de fidelidade, verifique se a sua empresa de cartão de crédito é parceira desse grupo. Se existir uma parceria, basta ligar na sua operadora de cartão de crédito para solicitar a transferência ou realizá-la online. O prazo pode ser de até 7 dias úteis, dependendo da operadora, então se programe bem para não perder nenhuma oportunidade.

Como acumular pontos no cartão de crédito?

O acúmulo dos pontos se baseia no valor da fatura mensal do cartão de crédito. Geralmente o valor da fatura é convertido em dólares e para cada 1 dólar é creditado 1 ponto. O valor pode variar também dependendo do tipo do cartão e da companhia escolhida para usar as milhas.

Para acumular mais pontos o recomendado é optar por um banco que possua cartão co-branded, nome que se dá aos cartões que já possuem a marca do programa de fidelidade impressa, pois ele acumula entre 1,3 milha e 2 milhas para cada dólar gasto.

Na hora de transferir os pontos, a prática pode ser gratuita ou uma taxa pode ser cobrada. Além disso, a empresa do cartão de crédito também pode impor um valor mínimo de crédito para fazer a transferência. Para saber sobre todas as regras do cartão, é importante ler o contrato com atenção.

Como transformar pontos em milhas?

Já que cada cartão tem suas próprias regras, é importante lembrar que nem todos podem oferecer serviços de milhas. Antes de começar a gastar na esperança de acumular milhas, entre em contato com a empresa para se certificar sobre todos os pontos de resgate, prazos, validade e transferência.

Alguns cartões impõem uma validade de 2 anos para as milhas, enquanto outros permitem que elas sejam usadas sem uma data de vencimento, bastando ter o cartão e pagar a sua taxa administrativa para manter a validade delas. É importante se lembrar desse fator para utilizar os possíveis créditos antes de cancelar o cartão!

Como acumular mais milhas?

Para conseguir acumular mais pontos ou milhas a melhor maneira é realizar compras no cartão de crédito. Entretanto, use-o de maneira inteligente, comprando o que você pode e precisa. Por exemplo, em vez de ir à padaria comprar pães e pagar em dinheiro, use o cartão. Dessa forma você acumula ainda mais pontos.

Outra dica, se você tem cadastro em alguma rede de fidelidade e precisa comprar algum item, uma TV, por exemplo, em vez de comprar direto na loja, compre com algum parceiro dessa rede. Dessa forma, além de acumular pontos no cartão de crédito você também acumula no site.

Por falar em rede de fidelidade, elas também oferecem bônus de transferências que podem chegar a 30%. Sendo assim, se você transferir dez mil pontos para essa rede e o bônus estiver ativo, seu saldo ficará em treze mil pontos. É importante ficar atento e saber o momento certo de transferir.

Além disso, é possível acumular milhas viajando. Ao voar por uma companhia aérea específica você acumula milhas e, futuramente, pode trocar por outras passagens e viajar praticamente de graça.

Como utilizar os pontos ou milhas do cartão de crédito?

Saber usar o programa de milhas do cartão de crédito é um desafio para muita gente, tanto é que muitos perdem a validade dos seus pontos e milhas e acabam deixando de aproveitar muitas oportunidades. Se você olhou os seus pontos no cartão, mas não sabe o que fazer com eles, saiba que as trocas não precisam, necessariamente, ser em passagens aéreas.

No site da Multiplus ou Smiles é possível trocar seus pontos acumulados por outros produtos como: eletrodomésticos, diárias em hotéis, roupas, ingressos para shows e várias outras coisas legais. Vale a pena conferir.

Quais os benefícios de utilizar o programa de milhas do cartão de crédito?

Utilizar o programa de milhas do cartão de crédito pode trazer vários benefícios. Se você faz compras com o cartão frequentemente, todo esse valor é convertido em pontos — quanto mais você usar, mais ganhará. O mais legal é que você pode usar como e quando quiser, desde que esteja dentro do prazo de validade, é claro.

Com seus pontos acumulados é possível:

  • trocar por milhas e conseguir passagens aéreas;
  • trocar por diárias de hotéis;
  • eletrodomésticos;
  • eletrônicos;
  • trocar por viagens.

Com o programa de milhas você pode conseguir vários descontos ou até não gastar nada, levando o produto apenas com a troca de pontos.

O programa de milhas do cartão de crédito pode ser muito vantajoso, entre em contato com sua operadora do cartão e se informe sobre as regras. Aliás, antes de aderir a uma rede de fidelidade, pesquise sobre os benefícios de cada uma e qual oferecerá mais vantagens e valorizará mais os seus pontos.

O que achou do nosso artigo? Curtiu? Então, para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e também no Twitter!