< Volver a Finanças

Você entende a fatura do cartão de crédito?

Não realizar o pagamento integral da fatura mensal é o maior erro dos consumidores

Escrito por Pedro Da Silva

Em casos de uso descontrolado, o cartão de crédito pode se tornar o maior vilão dos orçamentos domésticos.

Entretanto, quando esta ferramenta é utilizada com consciência e, acima de tudo, conhecimento, pode ser uma boa saída para manter as contas da família organizadas. Conheça melhor acerca de limites, anuidades, juros, multas, entre outros.Leia nosso artigo e entenda, em detalhes, as informações contidas na sua fatura do cartão de crédito.

Incidência de juros no rotativo

Não realizar o pagamento integral da fatura mensal é o maior erro dos consumidores. Quando o valor total não é quitado, há a incidência de juros sob o saldo não quitado, os quais giram em torno de 11 a 17% ao mês. Por isso, para evitar que o saldo da fatura se transforme na famosa bola de neve, o mais indicado é quitar o valor total da fatura.

Incidência de juros por atraso no pagamento

Atrasar o pagamento da fatura também é prejudicial ao bolso. Se o consumidor opta por não pagar ao menos o valor mínimo referente ao cartão de crédito, serão cobrados juros diários – os quais são calculados proporcionalmente à quantidade de dias em atraso. A taxa cobrada é de 1% ao mês.

Cobrança de multa por atraso no pagamento

Além dos juros por atraso, é cobrada também a multa por atraso. A tarifa é permitida apenas em casos nos quais o pagamento mínimo não for efetuado. A taxa de 2% é aplicada integralmente, independente da quantidade de dias em atraso.

Pagamento mínimo

Quando o pagamento mínimo da fatura não é quitado, o consumidor deverá estar preparado para a enxurrada de juros e multas que serão cobrados.

Apesar da cobrança de juros sobre juros ser ilegal, a prática ainda é comum em muitas administradoras de cartão de crédito, ou seja, serão cobrados os juros sobre o rotativo e por atraso, além da multa por atraso. A junção dos valores resultará em totais exorbitantes, os quais comprometerão a situação financeira do portador do cartão.

Compras internacionais

As compras em moedas estrangeiras são convertidas à moeda local apenas na data de fechamento da fatura, tendo como base a cotação da moeda na data atual. Se a fatura não for integralmente paga, as conversões serão realizadas novamente, no mês seguinte.

Atente-se para todos esses detalhes e evite surpresas desagradáveis!