A Proteste fez um levantamento a pedido da Exame.com para verificar quais são os piores e os melhores cartões de crédito para acumular milhas. Para o levantamento, foram considerados os bancos Bradesco, HSBC, Itaú, Santander, Citi, Caixa e Banco do Brasil e 63 produtos desses sete bancos.

Para chegar à conclusão, os cartões foram divididos em três faixas diferentes e classificados de acordo com a taxa de conversão de gastos para milhas. Vale lembrar que a taxa de conversão é contabilizada em dólar. Foi considerada taxa de conversão baixa o cartão de crédito que garante 1 milha ou menos por dólar. A taxa intermediária classifica os cartões que dão entre 1,1 a 1,5 milha por dólar. Enquanto a taxa de conversão alta serve para cartões que convertem 1,6 milha ou mais para cada dólar gasto no mês.

Com base nesses dados, entre os cartões que atingiram pontuação alta, estão:

Itaucard Master Black, Itaucard Visa Infinite, Banco do Brasil Smiles Platinum MasterCard, Banco do Brasil Ourocard Platinum Amex, Bradesco Smiles Platinum, Bradesco Infinite Visa, Bradesco Mastercard Black, HSBC Premier Mastercard Black e Caixa Vista Infinite.

 

E entre os cartões que atingiram pontuação intermediária, estão:

TAM Itaucard 2.0 Gold Visa, TAM Itaucard 2.0 Gold MasterCard, TAM Itaucard 2.0 Platinum Visa, TAM Itaucard 2.0, Bradesco Visa Platinum, Santander Platinum, HSBC Advance/Platinum Visa/Premier MasterCard, Caixa Platinum, Citi Advantage Platinum e Citi Credicard Diners Club Internacional Exclusive.

 

Milhas nem sempre são iguais a pontos

Ao visualizar a fatura do cartão de crédito, é comum que algumas dúvidas pontuais surjam. Em geral, um ponto equivale a uma milha para a maioria dos cartões. Mas as milhas são utilizadas nos programas das companhias aéreas, enquanto os cartões oferecem benefícios além de passagens.

Na maioria das vezes, a quantidade de pontos é convertida para o mesmo número de milhas. Em outros casos, o usuário que desejar trocar os pontos pela milha deverá converter números diferentes, como 1,15 para cada 1 milha, por exemplo.

E fique de olho, pois os pontos de seu cartão de crédito geralmente vencem após dois anos!