< Volver a Finanças

Como saber se o seu nome está sujo?

Escrito por Larissa Ferreira

Você sabia que o Brasil possui 60,7 milhões de consumidores com cadastro negativo? Isso representa que 40% da população atual tem alguma dívida em aberto. Os dados são de 2018 de acordo com um levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Será que você faz parte desta estatística? Aprenda como saber se o seu nome está sujo e como negociar sua dívida. Vem com a gente!

Ter o nome na lista negra das instituições de crédito pode dificultar a sua vida, principalmente na hora de solicitar um cartão de crédito ou de fazer um empréstimo. Isso pode acontecer sem que você perceba: um boleto que não foi enviado para sua casa, uma conta sem pagar (por menor que seja) já são suficientes para o seu CPF ser negativado.

Uma vez deixei de pagar uma conta de telefone e pronto! Três meses depois quando fui solicitar crédito no banco me negaram. Vale ficar ligado para que isso não aconteça com você.

Para saber se o seu nome está sujo ou se você tem alguma restrição de crédito o ideal é consultar seu CPF nas três principais Instituições de Serviço ao Crédito usadas por bancos e financeiras: SCPC da Boa Vista, SPC Brasil da Câmara de Dirigentes  Lojistas (CDL) e a Serasa.

Estes três órgãos devem permitir que você pesquise seu CPF sem custo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Porém, não são todos que disponibilizam o acesso a informação online. Para facilitar, a gente fez o passo a passo de como saber se seu nome está sujo em cada usando o site de cada uma destas instituições.

Como saber se o seu nome está sujo?

Começando pelo site do Serasa, a pesquisa de CPF online é gratuita. Basta fazer seu cadastro no site com o número do seu documento, nome, e-mail. Você também pode verificar seu Score. Ponto positivo para o Serasa!

Quer saber o que é Score?

No site da Boa Vista SCPC, você também pode consultar se há alguma restrição no seu CPF, sem custo. É só preencher o cadastro e validar o código token que será enviado para o seu celular.

O SPC Brasil cobra um valor mínimo de R$ 9,90 para que você consultar seu CPF.

Como pagar as dívidas e limpar o seu nome

Deu ruim? Se depois de consultar seu CPF você encontrou alguma conta em aberto vai precisar renegociar a dívida com a empresa que está devendo.

Entre em contato com a empresa e diga que você quer quitar a dívida . Vale negociar hein, o parcelamento da dívida e abatimento de parte dos juros. O Procon pode de dar a assessoria que você precisa neste processo para que você consiga financiar a dívida sem se endividar ainda mais e sair do vermelho.

Mas atento,  o seu nome só será retirado da lista de negativados após o pagamento da dívida ou da primeira parcela. A empresa tem até 5 dias úteis para limpar seu nome.

Leia também:

Nome Sujo: 4 atitudes que causam esse problema

O que é score e para que serve?

Imagem por Freepik