< Volver a Finanças

Nome Sujo: 4 atitudes que causam esse problema

Escrito por Pedro Da Silva

Ficar com o nome sujo, ou seja, com restrições financeiras, é algo que atormenta a vida de muita gente, ainda mais em tempos de crise. Mas grande parte da culpa em ficar com o nome sujo vem da nossa bondade. Confira abaixo as 4 principais atitudes que nos deixam com o nome sujo:

1. Acumular Dívidas

Quando a situação aperta, é bem comum que as pessoas acumulem dívidas e só olhem para elas no dia em que puderem pagar. O ideal é tentar um acordo com os credores, começando pelas dívidas que mais se ajustam no seu bolso atual. Esperar 5 anos para que elas caduquem nem sempre dá certo. Apesar do nome ficar liberado depois desse período, o credor tem o direito de exigir o pagamento e até mesmo a retirada do bem.

2. Usar o crédito rotativo do cartão de crédito

Para evitar o nome sujo você cogitou a ideia de usar o crédito rotativo do cartão? Melhor mudar de ideia. É melhor solicitar um empréstimo para o pagamento da fatura do que fazer isso pois no final das contas, sua dívida pode ficar até 3x maior.

3. Não pesquisar taxas e empréstimos

As taxas de juros ao tomar um financiamento ou empréstimo estão entre as coisas que mais levam as pessoas ao nome sujo porque ao não se informarem sobre taxas melhores, acabam se comprometendo com uma dívida maior do que esperavam. Aproveite e pense bem antes de pedir um empréstimo para pagar divídas. Tudo o que não for devidamente analisado pode gerar um problema maior.

4. Emprestar o Nome ou ser Fiador

Doe dinheiro se você tiver mas não empreste o seu nome. Na maioria dos casos você fica com o nome sujo, termina uma amizade e ganha mais problemas do que se tivesse dado um dinheiro sem esperar nada em troca. No caso de ser fiador, ainda que seja mais caro, é melhor para todos contratar um seguro fiança.