< Volver a Carros

Manutenção preventiva antes de viajar

Escrito por Pedro Da Silva

Antes de colocar o pé na estrada é necessário ir ao mecânico para fazer a manutenção preventiva. Sabe aquela história da “Lei de Murphy”? Pois ela ocorre justo quando você teima que o seu carro está em perfeitas condições de sair para uma viagem. Até pode ser que esteja tudo aparentemente bem, só que mesmo assim, você pode ter problemas mecânicos em sua viagem. Então é melhor prevenir por garantia, já que a displicência com os cuidados do carro é responsável por 85% dos acidentes que acontecem nas estradas.

O primeiro passo para não correr riscos é fazer a manutenção preventiva em uma oficina de confiança. Não tem um mecânico conhecido? Leia nossas 4 dicas para contratar um ótimo mecânico.

Para que você entenda melhor  o que deve constar na manutenção preventiva do automóvel detalhamos a importância da verificação de cada item para a segurança da sua viagem.  

Na hora da revisão do carro você não pode esquecer dos pneus, se algum deles estiver “careca”  você  corre o risco de derrapar na chuva ou não conseguir frear bruscamente durante uma situação de conflito. Já a suspensão, responsável por manter a estabilidade das quatro rodas, possui duas peças que precisam ser revisadas: a mola e o amortecedor. Essas duas peças precisam ser trocadas imediatamente caso estejam desgastadas, evitando assim o desbalanceamento das rodas e o desalinhamento do volante.

Na manutenção preventiva também deve ser verificado as lonas, as pastilhas e o fluído do freio, que além de causarem ruídos, podem impedir a frenagem de funcionar, o que fará com que você não consiga parar o seu veículo, principalmente se estiver em alta velocidade.

Outra peça a ser revisada na manutenção de veículos, embora quase ninguém se lembre dela, é o limpador de para-brisas, cujo reservatório, de vez em quando, precisa de um pouco de detergente neutro, pois, se estiver chovendo, pode ser que o limpador não consiga tirar toda a neblina que impede a visão do motorista. Ainda tem os fusíveis, lâmpadas, lanternas, cabos de velas, alternador e o sistema de ignição.

Revise também a quantidade de água no radiador e quantidade de óleo no motor e, claro, a quantidade de gasolina.

Outro lembrete importante é contratar um seguro carro que possa cobrir danos ao seu veículo, sendo que o seguro carro também deve contemplar danos aos veículos de terceiros para evitar dívidas em caso de acidentes.

Acesse Compara para comparar os custos e os benefícios de diferentes opções de seguro carro. E não se esqueça dos serviços opcionais de segurança, como é o caso do rastreador e do bloqueador de automóveis.