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O que deve constar na manutenção preventiva do carro?

O balanceamento e o alinhamento são responsáveis por evitar o desgaste precoce do pneu

Escrito por Pedro Da Silva

Dentre os muitos processos realizados para manter os automóveis seguros e protegidos, a manutenção preventiva é um dos mais importantes. Como o próprio termo já define, o procedimento é realizado a fim de analisar e prevenir possíveis problemas técnicos relacionados às peças do carro.

Diferente dos reparos necessários quando o automóvel envolve-se em um acidente, a manutenção preventiva não é coberta pelo seguro do auto. Por isso, é imprescindível que o proprietário mantenha-se atento ao processo, buscando por concessionárias oficiais e de confiança.

Durante o procedimento são avaliados alguns pontos específicos do automóvel. Confira abaixo todos os itens que devem constar na manutenção preventiva e reduza as futuras chamadas ao seguro do automóvel!

Sistema de freios

Os freios merecem o maior dos cuidados durante a manutenção. O fluido de freio precisar ser substituído 1 vez por ano, enquanto os tambores, pastilhas e discos, a cada 10 mil km.

Óleo lubrificante e filtro de óleo

Manter o óleo sempre renovado, tanto lubrificante como o do filtro, previne o desgaste precoce do motor. A montadora do automóvel ficará responsável pelas datas desta troca, porém, geralmente os prazos estabelecidos variam a cada 6 meses, ou a cada 10 mil kms rodados.

Filtro de ar

A necessidade da troca do filtro de ar reflete-se, diretamente, na melhora do desempenho do motor e, de quebra, do veículo. Teoricamente, esta troca deve ser realizada 1 vez ao ano. Entretanto, a prática mostra que quanto mais utilizado o carro for, menor será o intervalo entre as trocas. Companhias de seguro automotivo sugerem que carros que circulam grandes distâncias, principalmente em estradas de terra, recebam a manutenção dos filtros 1 vez ao mês.

Filtro do combustível

Outro aspecto importante para o bom funcionamento do veículo é manter o filtro de combustível sempre em dia. Caso contrário, há a possibilidade de sujeiras presentes no tanque do combustível serem deslocadas para dentro do motor. A análise deve ser feita 1 vez a cada 10 ou 15 mil km.

Balanceamento e alinhamento

O balanceamento e o alinhamento são responsáveis por evitar o desgaste precoce. Realizados juntamente ao rodízio dos pneus, ambos os processos mantêm os pneus conservados por mais tempo. É recomendado fazê-los 1 vez a cada 10 mil km rodados.

Velas

Quando o assunto são as velas do motor, é interessante saber que as mesmas não dão sinais de mau funcionamento. Ou seja, mesmo com algum tipo de problema, o motor do automóvel seguirá funcionando perfeitamente. O prazo para a troca das velas é definido pela montadora, diferenciando-se de marca para marca. Geralmente esta substituição é feita 1 vez a cada 15 mil, variando até 100 mil km.

Sistema de arrefecimento

Ao chegar aos 30 mil km é necessário realizar uma limpeza minuciosa em todo o sistema do carro. Itens como radiador, reservatório de expansão, fluido e aditivo de radiador devem ser limpos/substituídos regularmente, 1 vez a cada 30 mil km. Tais ações promovem uma melhor refrigeração e, consequentemente, melhor funcionamento do motor.

Caso existam dúvidas quanto à cobertura dos processos por meio das operadoras de seguro de carro, não hesite em contatar a sua companhia!