Entenda como funciona a vacinação para viagem internacional

Se você está prestes a sair de férias no exterior, é essencial saber como funciona a vacinação para viagem internacional. Confira na ComparaOnline!

Elisa Matos
Elisa Matos
19 de setembro 20223 min de leitura
 vacinação para viagem internacional

Com o fim do isolamento pela pandemia da covid-19, a vacinação para viagem internacional tornou-se uma dúvida recorrente entre turistas: é necessário ou não ter a comprovação? Outras doenças também precisam de imunização comprovada?

Índice


    1. 1. Por que ainda é preciso vacinar?
    1. 2. Comprovante de vacinação
    1. 3. Como tomar as vacinas necessárias?
    1. 4. Contrate o melhor seguro viagem com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Para esclarecer esses questionamentos e saber quais são os próximos passos a serem tomados, continue a leitura! A ComparaOnline preparou um conteúdo completo para você e sua família não serem pegos de surpresa na hora do embarque da próxima viagem internacional.

Por que ainda é preciso vacinar?

Por cerca de 2 anos, a realidade do mundo todo foi modificada devido ao coronavírus. Com uma série de políticas públicas colocadas em ação para impedir o avanço da covid-19, diversos países fecharam as fronteiras e dificultaram a saída e a entrada de não nativos dos territórios. 

Isso não mudou até a chegada das vacinas, que alteraram o cenário mundial em relação à doença viral. O número de fatalidades diminuiu em países onde a imunização era acessível em grande escala, o que garantiu às pessoas mais segurança para viajar.

Ainda que a pandemia tenha acabado, existem outras doenças que exigem vacinação, como a febre amarela. Todos os brasileiros devem ser imunizados contra ela antes de viajar para um destino como os Estados Unidos, por exemplo.

“Sem vacina, não há turismo e as economias locais vão continuar sofrendo”, explica Paulo Marchetti, Country Manager da ComparaOnline Brasil. “Só existe turismo quando as pessoas sentem segurança e confiança”.

Por isso, a maioria das nações exige que todos os turistas apresentem um comprovante de vacinação para viagem internacional. Além disso, alguns locais possuem uma medida extra de segurança, como a China, que exige a apresentação de um teste negativo recente de covid-19, principalmente na ausência de imunização.

Comprovante de vacinação

O certificado de vacinação para viagem internacional é um documento emitido pelo SUS. Nele, estão todas as informações necessárias para assegurar que você já completou o seu ciclo de imunização contra a covid-19.

É fundamental saber que esse documento não é o mesmo que o Certificado Internacional de Vacinação, também obrigatório em diversos locais. O CVIP é o comprovante da vacina de febre amarela para viagem internacional e, diferentemente dele, ainda não existe uma declaração federal com o mesmo papel para a imunização do coronavírus.

Mesmo assim, isso não é motivo de preocupação, pois o documento do SUS é aceito como comprovante de vacina para viajar. Contudo, é importante sempre verificar as exigências de cada país no consulado do seu destino (normalmente, essas informações são disponibilizadas on-line).

O comprovante de vacinação para viagem internacional do SUS possui tradução para o inglês e o espanhol, facilitando ainda mais a apresentação na imigração do aeroporto. Todas as versões são emitidas pelo aplicativo ConecteSUS e devem ser validadas conforme as instruções contidas na própria plataforma.

Apesar da maioria dos países exigirem apenas o CIVP e o certificado da vacinação contra o coronavírus, nunca deixe de verificar o consulado do país de destino e das conexões, pois alguns locais podem ter mais exigências de vacinas para viagens internacionais

Comprovantes estaduais

Além do comprovante emitido pelo SUS, alguns estados têm aplicativos próprios que emitem certificados de vacinação contra a covid-19. Se você for usá-los, não deixe de verificar se eles são válidos e aceitos por órgãos internacionais para comprovar as doses do imunizante. 

Como tomar as vacinas necessárias?

Como explicado anteriormente, apenas a partir da consulta às regras do país de destino e das conexões por onde o voo vai passar, é possível conferir o calendário de vacinação para viagem internacional. Contudo, caso você já tenha todas as informações em mãos, isso fica mais fácil.

O primeiro passo é verificar o tempo de validade de cada imunizante conforme o órgão de saúde de cada local. Por exemplo, o CIVP da febre amarela deve ser emitido com pelo menos 10 dias de antecedência do embarque e possui validade vitalícia. Antes, ele precisava ser renovado a cada 10 anos.

Outras vacinas para viagem internacional também possuem peculiaridades. Nem todos os imunizantes contra a covid-19 liberados no Brasil são aceitos em alguns locais do mundo. Da mesma forma, enquanto alguns países aceitam turistas com apenas a primeira dose, outros exigem o ciclo completo. 

Lembre-se de que, mesmo com a vacinação, alguns destinos ainda podem exigir testes negativos de doenças e seguros. “Os países perceberam o risco de ter que pagar a conta de estrangeiros com covid-19. Por isso, há maior restrição de entrada e de países exigindo o seguro viagem”, reforça Marchetti.

Ainda que a doença esteja contida atualmente, caso haja mudanças no cenário internacional, a necessidade e as regras da vacinação para viagem internacional podem mudar. Portanto, esteja atento para evitar surpresas e atender aos critérios de embarque! 

Contrate o melhor seguro viagem com a ComparaOnline!

Gostou de saber tudo sobre a vacinação para viagem internacional? Além de esclarecer suas dúvidas sobre o planejamento das suas próximas férias, você também pode contratar um seguro viagem de qualidade na ComparaOnline. Confira os planos disponíveis e selecione o que mais oferece vantagens e coberturas! 


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro