Seguro viagem terrestre: como funciona?
Está pensando em viajar de carro e quer saber como funciona o seguro viagem terrestre? Veja como funciona a proteção e como contratar.

Elisa Matos
26 de dezembro 2025•4 min de leitura

Se você está pensando em viajar de carro ou moto, é necessário estar protegido contra imprevistos. Para isso, o seguro viagem terrestre pode ser contratado e acionado nos territórios nacional e internacional.
Ficou interessado e quer saber como funciona e quais são as coberturas de um seguro viagem terrestre? Acompanhe a publicação para tirar suas dúvidas e aprender a contratar uma boa assistência para seus próximos passeios.
Como funciona o seguro viagem terrestre?
O seguro viagem terrestre funciona de forma similar à assistência tradicional. Na realidade, as coberturas são semelhantes, com exceção para as relacionadas à companhias aéreas, pois não são utilizadas nesse tipo de passeio. A cobertura para extravio de bagagem e de atraso de voo são exemplos não inclusos.
No geral, as coberturas incluem emergências médicas e odontológicas, medicamentos receitados e atendimento para doenças pré-existentes. Para casos extremos, é possível solicitar translado de corpo ou médico diante de morte acidental e invalidez permanente total ou parcial por acidente.
O viajante também pode fazer um upgrade e adicionar itens como, por exemplo, assistência jurídica, cobertura para prática de esportes e para roubo ou perda de documentos. Cada acréscimo influencia no valor total a ser pago, portanto, é válido comparar o seguro viagem por plano e seguradora para ter maior economia.
É importante salientar que as companhias trabalham com valores diferentes para as coberturas dos planos. Durante a cotação do seguro viagem, é indispensável ler as condições de uso, as exigências para cada item e confirmar se, de fato, essa modalidade é oferecida, pois, apesar de 99% das empresas disponibilizarem a opção terrestre, há exceções.
Seguro viagem terrestre diferença para seguro aéreo
A principal diferença entre os dois tipos de seguro está no meio de transporte utilizado e nas coberturas associadas a cada modalidade.
O seguro viagem terrestre é voltado para deslocamentos feitos por ônibus, carro, van ou excursões rodoviárias. É ideal para viagens nacionais ou internacionais realizadas sem avião, especialmente dentro do Brasil ou para países da América do Sul.
Já o seguro viagem aéreo é mais abrangente quando o transporte principal é o avião. Além das coberturas básicas, costuma incluir proteção contra cancelamento de voo, atraso, extravio de bagagem em aeroportos e assistência em conexões aéreas. Por isso, tende a ter um custo um pouco mais elevado.
Nacional X internacional
Como dito anteriormente, existem 2 tipos de seguro viagem terrestre: o nacional e o internacional. A versão para o Brasil cobre todo o território desde que o viajante esteja a uma distância mínima entre a cidade de residência e a cidade de destino. Essa distância geralmente é de 70 km a 100 km, mas pode variar a cada companhia.
O seguro viagem terrestre internacional pode ajudar muito em situações inesperadas quando se está longe de casa. Além de oferecer todas as coberturas mencionadas acima, ele dispõe de atendimento emergencial 24 horas por dia no idioma nativo.
Em alguns países, como na maioria do continente europeu, o seguro viagem é obrigatório e pode ser requerido pelas autoridades durante a passagem e estadia no território. Alemanha, França, Itália, Portugal, Suíça, Finlândia, Reino Unido e Espanha são alguns exemplos de países que solicitam a comprovação.
Como contratar o seguro viagem terrestre?
Agora que você já sabe como funciona o seguro viagem terrestre, é importante atentar-se à fase de contratação. Inicie com a cotação on-line, em que os dados básicos da viagem devem ser informados, como datas de ida e volta, locais de origem e destino, quantidade e idade dos passageiros.
Com base nesses dados, as seguradoras e os planos mais adequados são indicados. Os planos possuem tanto o valor a ser pago para contratação quanto o disponibilizado a cada cobertura, como indenização. Atente-se para ambos e, caso tenha dúvidas, consulte o time de especialistas.
Todo esse processo pode ser realizado pela Internet com a ComparaOnline. Com o comparador do site, você identifica as melhores vantagens de seguradoras regulamentadas pela SUSEP, as diferentes coberturas, as assistências adicionais e escolhe o valor que cabe no seu orçamento.
Ao selecionar o seguro viagem terrestre, basta prosseguir para o pagamento e assinatura da apólice. O voucher, que identifica os contatos da seguradora e o serviço contratado, é encaminhado por e-mail ou WhatsApp. Para acionar as coberturas, utilize os canais de atendimento da empresa.
Formas de coberturas
Ao acionar a cobertura, confirme a forma de utilização do serviço, pois alguns oferecem apenas reembolso e indenização após a demonstração do valor pago pelo segurado. Outros, no entanto, cobrem os gastos durante o uso, como atendimento médico e odontológico em hospitais da rede conveniada.
Qual o preço do seguro viagem terrestre?
O seguro viagem terrestre costuma ter um preço bem mais acessível do que muitos viajantes imaginam, especialmente quando comparado ao seguro para viagens aéreas.
Em geral, o valor varia conforme alguns fatores principais: destino, duração da viagem, idade do viajante e coberturas contratadas. Viagens nacionais, por exemplo, tendem a ter preços mais baixos do que trajetos internacionais pela América do Sul.
Outro ponto importante é o tipo de transporte utilizado. O seguro viagem terrestre pode cobrir deslocamentos de ônibus, carro, van ou excursões, oferecendo assistência médica, cobertura para acidentes pessoais, apoio em caso de imprevistos e até proteção para bagagem, dependendo do plano escolhido.
Quanto mais completa a cobertura, maior tende a ser o preço — mas também maior a tranquilidade durante a viagem. Mas, no geral, para se ter uma noção de valores, o preço do seguro viagem terrestre costuma variar em torno dos R$ 10 reis por dia de viagem.
Para encontrar o melhor preço de seguro viagem terrestre, o ideal é comparar diferentes seguradoras e planos, avaliando não apenas o valor final, mas o custo-benefício.
Em viagem internacional de carro, precisa do seguro carta verde?
Você sabe o que é Carta Verde? Esse é termo utilizado para o seguro automotivo obrigatório para viagens feitas em veículo terrestre entre as fronteiras dos países do Mercosul. Vale ressaltar que ele não substitui o seguro viagem internacional, porque, basicamente, só cobre terceiros, mas não protege o viajante.
Ele visa a cobrir danos causados a pessoas ou objetos não transportados pelo veículo segurado. Portanto, é como se fosse um seguro automotivo de responsabilidade civil internacional. Caso você se envolva em acidente, o serviço contratado ajudará a pagar a indenização às pessoas afetadas que não sejam ocupantes do veículo.
Portanto, não se esqueça de contratar o obrigatório seguro Carta Verde para suas próximas viagens pela América do Sul com um veículo considerado de passeio. Motos, reboques e motorhomes que estejam registrados no Brasil também são incluídos nessa regra.

Tenha uma viagem segura com a ComparaOnline!
Caso precise contratar o seguro viagem terrestre ou as demais assistências para seus próximos passeios nacionais ou internacionais, conte com a ComparaOnline! Em nosso site, você faz uma cotação on-line e aproveita as melhores condições para ter segurança e tranquilidade nas suas viagens!
Continue lendo...

Como saber se meu cartão de crédito tem seguro viagem? A Compara te ajuda!

Mochila é considerada bagagem de mão? Saiba o que você pode levar na cabine

Qual diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

Seguro viagem para quem já está viajando: como contratar e o que considerar?

Seguro viagem para bebê: por que é necessário contratá-lo?

Hotel 7 estrelas Dubai: uma lista com as 6 melhores opções
