< Volver a Viagem

Carteira internacional de vacinação: quais são as regras

Escrito por Pedro Da Silva

Vai viajar para o exterior? Já pesquisou se no destino escolhido há necessidade da Carteira Internacional de Vacinação? Fique atento se o destino exige a vacina contra febre amarela, que precisa ser administrada com 10 dias de antecipação da data da viagem, no mínimo! Neste post te contamos como funciona o Certificado Internacional de Vacinação exigida por alguns países e quais são as vacinas obrigatórias mais as recomendadas para que você esteja protegido de qualquer problema de saúde na sua próxima viagem.

seguro viagem

O que é a Carteira Internacional de Vacinação?

Certificado Internacional de Vacinação ou Carteira Internacional de Vacinação é um documento que comprova a vacinação contra doenças contagiosas como a febre amarela e a malária, por exemplo.

Como adquiro um Certificado Internacional de Vacinação?

O primeiro passo é tomar a vacina exigida pelo país de destino em um posto credenciado de saúde. Em seguida, realizar o pré-cadastro da Carteira Internacional de Vacinação no site da Anvisa. O próximo passo é ir pessoalmente a um CIVP, Centro de Orientação para Saúde do Viajante para emissão do Certificado. Para emissão da Carteira Internacional de Vacinação você precisará de um documento de identidade com foto (pode ser carteira de identidade, CNH e Passaporte) e  a carteira de vacinação.

Leia mais no post: Vai viajar para o exterior? Saiba tudo sobre o certificado internacional de vacinação

Quais vacinas são obrigatórias para quem viaja?

Isso depende do destino da sua viagem. Olho nas escalas! Mesmo que você fique apenas no aeroporto ainda vai precisar da vacina.

Febre amarela: Esta vacina deve ser tomada no prazo mínimo de 10 dias antes da sua viagem. A boa notícia é que a vacina contra a febre amarela é válida por 10 anos e pode ser aplicada em um posto do SUS. Não se esqueça de guardar o certificado de vacinação que é indispensável para a obtenção da Carteira Internacional de Vacinação.

Confira abaixo os países que exigem a vacina contra febre amarela

Aruba: Esta ilha do Caribe passa a exigir dos brasileiros a vacina a partir de 1 de março de 2018.

– Bolívia: Chuquisaca, La Paz, Cochabamba, Tarija, Santa Cruz, Beni e Pando.

– Colômbia: Sierra Nevada de Santa Marta, parque Tayrona e regiões amazônicas do país Meta, Guaviare e Amazonas.

– Costa Rica: Todo o território.

– Guiana: Não é obrigatória, mas é recomendada se recomienda em todo país.

– Honduras: Todo território.

– Perú: Obrigatório para quem visita a selva peruana.

– Países da África: Angola, Benin, Burkina Faso, Botswana, Burundi, Camerun e Costa De Marfim, Etiópia, Quénia, Lesoto, Libéria, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, República da Guiné, Ruanda, Seychelles, Sudáfrica, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Yibuti, Zambia y Zimbabwe.

– China: Em todo território caso a sua permanência seja maior que 6 meses.

– Otros países da Ásia: Índia, Indonésia, Timor Leste, Malásia, Singapura, Tailândia.

A lista dos países que exigem a vacinação contra a febre amarela também pode ser consultada neste link da Organização Mundial de Saúde.

Atento porque mesmo que o país não exija a Carteira Internacional de Vacinação vale conferir se há, na região, perigo de você contrair alguma outra doença contagiosa. No site da Anvisa você pode pesquisar se no país de destino é exigido o Certificado Internacional de Vacinação e se há algum outro foco de transmissão de doenças no região, como malária e influenza e hepatite, por exemplo.

Outras vacinas que você deve levar em conta

Existem algumas vacinas que não são obrigatórias, porém as Instituições Internacionais de saúde  recomendam sua administração dependendo do tempo de viagem e destino.

Vacina de Hepatite A: Esta vacina é recomendada para a maioria dos países do globo com exceção do países da América do Norte, Europa, Japão, Austrália e Nova Zelândia. A Hepatite A é um vírus que ataca o fígado e pode ser transmitida pela ingestão de alimentos e água contaminados.

Vacina de Hepatite B: Se sua viagem terá a duração de seis meses ou mais em uma zona de elevada taxa de Hepatite B recomenda-se que você tome a vacina.  A Hepatite B é virótica e pode ser transmitida através de relações sexuais ou transfusão de sangue.

Vacina Febre Tifoide: Esta vacina é recomendada em destinos onde há contaminação de alimentos e água. A Febre Tifóide é uma doença infectocontagiosa transmitida por alimentos e água contaminados e pode comprometer o estômago, intestino, fígado, baço e até medula óssea.

Malária: A vacina contra malária é recomendada em todo continente africano, Ásia, Sudamérica e Centroamérica. A doença é transmitida pela picada de um mosquito e tem como sintomas febre alta e calafrios.

Poliomielite: Se recomenda o reforço de uma dose desta vacina em adultos, caso viagem seja a um país de risco. A Poliomielite é uma doença contagiosa que pode ser transmitida por saliva ou pelo contato com fezes contaminadas, podendo causar paralisia e morte.

Influenza ou H1N1: A vacina deve ser administrada uma vez ao ano. A gripe Influenza pode ser transmitida pelo ar ou pelo contato com objetos, animais e pessoas contaminadas.

Sarampo, Rubéola, Parotidis: Tomar as vacinas caso você nunca tenha recebido esse tratamento.

Agora que você já está por dentro das vacinas necessárias para diferentes roteiros de viagem não se esqueça de contratar seu Seguro de Viagem que te proteger caso você seja vítima de alguma doença ou acidente no seu trajeto. Na Compara você pode cotar com as maiores companhias do mercado e contratar a melhor opção para a sua necessidade.