Conheça os tipos de turismo e se inspire para a sua próxima viagem!

Você sabia que existem 12 tipos de turismo diferentes? Conheça todos eles aqui, na ComparaOnline, e veja qual você prefere praticar!

Elisa Matos
Elisa Matos
08 de março 20233 min de leitura
tipos de turismo

Você sabia que existem vários tipos de turismo? Segundo o Ministério do Turismo brasileiro, são 12 deles, separados para delimitar de maneira mais clara quais são as atividades que as pessoas fazem quando não estão em sua cidade natal.

Índice


    1. 1. Turismo Social
    1. 2. Ecoturismo
    1. 3. Turismo Cultural
    1. 4. Turismo de Estudo e Intercâmbio
    1. 5. Turismo de Esporte
    1. 6. Turismo de Pesca
    1. 7. Turismo Náutico
    1. 8. Turismo de Aventura
    1. 9. Turismo de Sol e Praia
    1. 10. Turismo de Negócios e Eventos
    1. 11. Turismo Rural
    1. 12. Turismo de Saúde
    1. 13. Pratique turismo com segurança!

Procurando por um seguro viagem?

Contrate agora mesmo em poucos passos.

Cotar meu seguro

Essa divisão é importante especialmente para órgãos que trabalham e focam diretamente no turismo. É uma maneira eficaz de determinar o que mais chama a atenção dos viajantes em determinado lugar, ajudando, inclusive, em questões administrativas e burocráticas.

Se você quer conhecer os tipos de turismo no Brasil, continue a leitura! A seguir, a ComparaOnline separou informações sobre cada uma das categorias, para que você se inspire para a sua próxima viagem. Aproveite!

Turismo Social

O turismo social é voltado para pessoas de baixa renda que, historicamente, não conseguem usufruir do chamado direito ao ócio. O conceito surgiu na Europa e ainda está se espalhando pelo mundo, como um esforço de inclusão social por parte de governos e instituições.

No Brasil, o Sesc se destaca como um dos grandes difusores e apoiadores desse tipo de atividade por meio de instalações e programas. Assim, todos podem aproveitar as férias em locais bonitos e tranquilos, disponibilizados pela própria associação.

Ecoturismo

O ecoturismo, chamado também de turismo ecológico, é um dos tipos de turismo mais conhecidos pelo público geral. Como o nome sugere, essa modalidade é usada para categorizar aquelas viagens com o intuito de conhecer a fauna e a flora de um lugar. 

É importante, contudo, lembrar que essas visitas devem sempre respeitar o ambiente onde os turistas estão inseridos. Dessa forma, o ecoturismo é uma prática sustentável, conectando os viajantes à natureza e promovendo atividades sob o tripé de “interpretação, conservação e sustentabilidade”, segundo o Ministério.

Turismo Cultural

O turismo cultural é o que a maioria das pessoas pratica sem nem mesmo perceber. Se você tem curiosidade sobre as tradições históricas de um país ou busca conhecer um pouco mais sobre as pessoas do destino para onde você vai, você já está exercendo esse tipo de turismo. 

Ele é usado para descrever as viagens cujo intuito é inteirar-se de aspectos histórico-culturais de um local. Seja por meio da vivência participativa ou contemplativa, o turista busca conhecer eventos, tradições, cerimônias etc.

Turismo de Estudo e Intercâmbio

Já o turismo de estudo e intercâmbio é aquele em que o viajante chega em um local focado em se qualificar de alguma maneira. Seja qual for o tema do curso, o principal objetivo estará na busca de estudos. Normalmente, exige um tipo de visto especial.

Turismo de Esporte

O turismo de esporte é um gigante entre os tipos de turismo, especialmente por conta dos grandes eventos esportivos mundiais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Aqui, entram quaisquer viagens que englobem envolvimento, prática ou observação de esportes.

Turismo de Pesca

O desenvolvimento do turismo de pesca no Brasil começou há pouco tempo, no final dos anos 90. Essa categoria diz respeito às atividades relacionadas à pesca amadora de viajantes e coloca um peso especial aos pilares de sustentabilidade e respeito à natureza. 

Turismo Náutico

O turismo náutico caracteriza-se por movimentações turísticas em embarcações náuticas. Assim, caso o viajante utilize um barco para ir de um lugar para outro ou caso a estadia dele seja em um cruzeiro, ambas as atividades caem na categoria. 

Turismo de Aventura

Muito confundido tanto com o turismo de esportes quanto com o ecoturismo, o turismo de aventura é aquele que engloba atividades que envolvem desafios físicos. É importante pontuar, nesse sentido, que elas devem ser de cunho não competitivo, ou seja, 100% recreativas. 

Se forem no âmbito competitivo, mesmo sendo de risco, essas atividades serão consideradas turismo de esporte. Atividades como escalada, voo de paraquedas e surfe são algumas que entram nessa categoria. 

Turismo de Sol e Praia

O turismo de sol e praia também é um carro-chefe no Brasil, afinal, temos diversas belezas naturais em nossa costa. Ele descreve toda viagem cuja finalidade é buscar recreação nas praias brasileiras, no calor e no mar.

Turismo de Negócios e Eventos

O turismo de negócios e eventos reflete aquelas que chamamos de viagens corporativas, em que profissionais do mundo todo podem conhecer outros países a trabalho. As subdivisões desta categoria estão relacionadas ao tipo de função a ser exercida, como científica, comercial etc.

Turismo Rural

Ligado diretamente às atividades praticadas nesse meio, o turismo rural é aquele que é promovido pelos profissionais da agropecuária para viajantes. Dessa maneira, são criadas atividades recreativas e pedagógicas para aproximar os turistas da vida rural. 

Turismo de Saúde

Por fim, o turismo de saúde é aquele que diz respeito às viagens feitas com o objetivo de cuidar de algum aspecto físico ou mental do turista. Seja por questões médicas, terapêuticas e estéticas, esse tipo de turismo é secular e ainda muito procurado pelo mundo.

Pratique turismo com segurança!

Agora que você conhece os tipos de turismo, é hora de botar o pé na estrada e conhecer o mundo! Para isso, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem aqui, na ComparaOnline, e se manter protegido!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Contrate agora mesmo em poucos passos.

Cotar meu seguro