Como funciona o seguro viagem para perda de equipamentos tecnológicos?

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Saiba como funciona o seguro viagem para perda de equipamentos tecnológicos.

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A perda de bagagem é um dos imprevistos mais desagradáveis que pode passar um viajante. É uma situação muito estressante, especialmente se acontece em outro país e se você carrega bens de valor com você. Mas, a boa notícia é que tem solução. Entenda como aqui!

Declaração especial de valor da bagagem

As companhias aéreas em geral não recomendam que os passageiros despachem bens de valor. Mas, caso você precise fazê-lo no momento do check-in é possível preencher um formulário de confirmação dos bens para que a empresa aérea se responsabilize pela bagagem.

Entretanto, é exigido a nota fiscal como comprovante do valor declarado e também uma taxa extra que varia de cia para cia. O valor declarado não pode ser maior a 2 mil dólares para voos domésticos e 3000 dólares para voos internacionais.

Algumas companhias oferecem uma cobertura adicional preventiva para quem pretenda transportar bens acima de R$ 5 mil. Mas atenção, a empresa aérea pode se recusar a enviar a bagagem caso a mesma não atenda os procedimentos abaixo:

“Artigos frágeis ou perecíveis, dinheiro, jóias, papéis negociáveis, ações ou outros valores, amostras ou documentos de negócios e aparelhos eletroeletrônicos, tais como, câmeras fotográficas, celulares, filmadoras, laptops, tablets e etc., incluídos seus respectivos acessórios são aceitos apenas como bagagem de mão, não podendo ser aceitos como bagagem despachada.

Como funciona o seguro viagem para perda de equipamentos tecnológicos?

Quem precisa transportar equipamentos tecnológicos em uma viagem internacional: como laptops, tablets, smartphones, câmeras fotográficas e filmadoras podem contratar o Seguro Viagem com cobertura adicional para eletrônicos. Na Compara este tipo de cobertura é oferecida por algumas seguradoras. Veja esses exemplos que destacamos, que podem ser contratado online sem pesar no seu orçamento:

Intermac Assistance: o seguro para equipamentos eletrônicos funciona apenas para aparelhos comprados durante a viagem. Ex: notebook, tablet, agenda eletrônica, reprodutor de música, smartphones, câmera fotográfica, gps e filmadora. A cobertura é de $1000 a $5000 dólares. O reembolso é feito com base na Nota Fiscal do equipamento, sem ultrapassar o valor total da cobertura adicional contratada.

April: o seguro adicional para eletrônicos cobre apenas Laptops e Smartphones com até 1 ano e 6 meses de uso. A cobertura também é de $1000 até $5000 dólares. Já o reembolso é de 60% do valor do produto na Nota Fiscal, sem ultrapassar o valor total da cobertura adicional contratada.

Algumas seguradoras também permitem fazer seguro de equipamentos locados. Nesse caso, você precisa ter um contrato que comprove a locação.

Como contratar o seguro adicional para equipamentos eletrônicos?

Para contratar um seguro adicional para eletrônicos basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse nosso comparador de Seguro Viagem
  2. Ingresse seus dados pessoais e dos passageiros que viajam com você.
  3. Compare e escolha a melhor opção de seguro para a sua viagem.
  4. Antes de escolher a forma de pagamento adicione a cobertura extra para equipamentos eletrônicos que melhor se ajusta a sua necessidade.
  5. Finalize seu pagamento e viaje despreocupado!

Como acionar este tipo de seguro?

Para acionar o seguro de eletrônicos é necessário fazer um boletim ocorrência no próprio local do incidente e apresentá-lo junto a nota fiscal do produto na hora de solicitar o reembolso. Precisa apresentar também um comprovante de residência, mais um documento de identificação, que pode ser o CPF, em caso de pessoa física ou a cópia do cartão CNPJ, se for pessoa jurídica.

É importante que você acione a seguradora imediatamente após o ocorrido e que você não tome nenhuma providência, sem o conhecimento da mesma.

O que fazer em caso de extravio de bagagem?

Vale lembrar, que o Seguro Viagem dá a você todo o suporte necessário em um caso como este para que nada atrapalhe a sua viagem. Na Compara você pode encontrar e comparar os melhores seguros de viagem e curtir com tranquilidade o passeio.

Caso você tenha sua bagagem perdida ou extraviada deve ir imediatamente ao balcão da sua companhia aérea para registrar uma reclamação e fazer o Relatório de Irregularidade de Bagagem (R.I.B.) ou o Property Irregulatiry Receipt (P.I.R.), no caso de voos internacionais. Após o aviso, a companhia aérea terá até 7 dias (em casos de voos nacionais) ou 21 dias (em casos de voos internacionais) para localizar a mala. Somente após esse prazo a bagagem é considerada extraviada.

Para preencher qualquer um dos formulários, é necessário ter em mãos o comprovante de despacho da bagagem, que servirá como prova de que havia um contrato de transporte de malas entre você e a companhia.

É recomendado que a queixa de extravio de bagagem seja feita o mais rápido possível, mas o passageiro tem um prazo de até 15 dias para registrá-la. Também vale acionar o Seguro Viagem o quanto antes para que a seguradora ajude você a recuperar a mala o mais rápido possível. Enquanto você não recupera seus pertences a seguradora fornece uma cobertura diária para os seus gastos com vestuário e higiene pessoal. Caso sua bagagem seja declarada perdida, você recebe o valor completo de indenização do seguro.

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Larissa Ferreira
ESPECIALISTAS DA COMPARA
Criado: 06/06/2018 Atualizado: 10/01/2020

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