Extravio de bagagem: o que fazer e como acionar o seguro?

A gente te explica super rápido

Confira um passo a passo do que fazer em caso de perda de bagagem e como acionar seu seguro viagem.

Compare agora todas as ofertas de Seguro Viagem

Encontre o melhor para você!

O extravio de bagagem é um dos principais pesadelos de quem viaja e por isso criamos um passo a passo do que fazer caso isso aconteça com você.

O que é bagagem extraviada?

Para você entender melhor o que é bagagem extraviada, conheça a história da Márcia: Márcia e seu marido embarcaram em uma quinta feira, véspera de feriado, rumo à Buenos Aires, saindo do aeroporto internacional de Guarulhos. A chegada à capital argentina aconteceu na hora prevista, às 22:30. Tudo corria conforme o planejado: recibo do hotel em mãos, guia de viagem, lista de locais imperdíveis para conhecer e tomar um bom vinho. Foi na esteira de bagagem que os dois perceberam que nem tudo estava conforme o esperado. As duas malas simplesmente não chegaram. E se a mala não for localizada no momento do desembarque, ela foi extraviada.

Realmente, é assustador pensar que a sua mala pode ser perdida, por isso o extravio de bagagem é um dos principais pesadelos dos turistas. Infelizmente esse é um problema que acontece com bastante frequência. Para que você esteja preparado para uma situação como essa, preparamos um passo a passo do que fazer em caso de perda de bagagem. Aprenda o que fazer para não deixar um imprevisto acabar com a sua viagem dos sonhos.

Extravio de bagagem: o que fazer?

Caso você tenha sua bagagem perdida ou extraviada deve ir imediatamente ao balcão da sua companhia aérea para registrar uma reclamação e preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem (R.I.B.) para voos nacionais ou o Property Irregularity Receipt (P.I.R.) para voos internacionais. É necessário ter em mãos o comprovante de despacho da bagagem, que servirá como prova do seu contrato de transporte de malas com a companhia aérea.

Depois que você fizer a reclamação, a companhia aérea terá até 7 dias (voos nacionais) ou 21 dias (voos internacionais) para localizar sua mala. Após esse prazo, se a bagagem não for encontrada ela é considerada extraviada e você tem direito a receber uma indenização da própria empresa aérea. Para voos internacionais a indenização é definida pela Convenção de Varsóvia: 20 dólares por cada Kg. Já vôos nacionais variam de acordo com a política de cada cia.

Seguro Bagagem

Vale lembrar que existem muitas opções de Seguro Viagem que já têm incluída a cobertura em caso de extravio de bagagem. Então, se você contratou o Seguro Viagem com essa cobertura, ele irá servir como proteção para dano, perda e extravio de bagagem. A função do seguro é dar a você todo auxílio necessário para que este tipo de imprevisto não atrapalhe sua viagem. Na Compara você encontra várias ofertas para comparar e encontrar a ideal pra sua viagem.

Quem contrata um Seguro Viagem tem um prazo de até 15 dias para solicitar a indenização de perda de bagagem, porém o mais recomendado é que você chame seu seguro o mais rápido possível.

Enquanto sua mala não é considerada perdida e sim atrasada o seguro viagem oferece a você uma assistência de até 200 dólares para a compra de artigos básicos, como itens de higiene, roupas e remédio.

Caso sua bagagem seja declarada extraviada ou perdida, você recebe o valor completo de indenização do seguro que pode variar de 500 a 2000 mil dólares. Lembrando que essa é uma estimativa média, não deixe de se informar com o seu seguro quais os valores da cobertura e como funciona o procedimento da sua seguradora.

Indenização extravio de bagagem: como acionar o seguro?

Sua mala foi realmente perdida e você irá precisar acionar o seguro? Então, você deve entrar em contato com a seguradora e ter os seguintes documentos em mãos:

  • Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)
  • Comprovante de despacho de bagagem e passagens aéreas (ida/volta)
  • Documento de identidade do segurado
  • Notas fiscais dos gastos com vestuário e higiene pessoal

Dependendo do Seguro Viagem que você contratou a indenização vai funcionar de duas formas: integral ou complementar. Na integral, você recebe o valor total da indenização do seguro, mais o reembolso da companhia aérea. Já na indenização complementar, se você receber da companhia aérea 200 dólares e sua apólice do seguro for 1000 dólares, você receberá apenas 800 dólares da seguradora.

Bagagem danificada ou violada: o que fazer

No caso de danos na mala ou se você percebeu que a sua mala foi aberta, a responsabilidade pela bagagem é da companhia aérea. Procure-a imediatamente. Você tem até 7 dias manifestar o problema e a companhia aérea tem até 7 dias para resolver o problema.

Não deixe que conferir estes pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de comprar um seguro viagem.

Compare agora todas as ofertas de Seguro Viagem

Encontre o melhor para você!

Larissa Ferreira
ESPECIALISTAS DA COMPARA
Criado: 06/06/2018 Atualizado: 17/01/2020

Fale com a gente: 0800 025 5068

Atendimento de 2ª à 6ª das 9h às 18h (exceto feriados nacionais)

meajuda@comparaonline.com

Centro de Ajuda

Pague com:

Visa
MasterCard
Dinners
American Express
PagSeguro

Graças a vocês, somos tetracampeões (2016, 2017, 2018 e 2019) do Prêmio Época ReclameAQUI! Saiba mais.

Compara FacebookCompara InstagramCompara TwitterCompara YouTubeCompara LinkedIn
Compara Secure site
® 2020 ComparaOnline.com é uma marca registrada de Compara Online S.A.
Compara Administradora e Corretora de Seguros LTDA - SUSEP 10.2016991.4 - CNPJ 10.575.644/0001-61
Compara Online Serviços de Informática LTDA - CNPJ 15.470.344/0001-31
Rua Pequetita, 111 - 1º andar - Vila Olímpia. CEP 04552-060. São Paulo/SP