É preciso renovar o seguro viagem para estender as férias? Descubra como isso funciona

Está preocupado em renovar o seguro viagem? Descubra quando isso é preciso e como fazer esse processo de forma tranquila aqui, na ComparaOnline!

Elisa Matos
Elisa Matos
11 de outubro 20223 min de leitura
renovar seguro viagem

Finalmente, você conseguiu viajar para a cidade dos seus sonhos. O passeio está tão bom que você decide ficar ainda mais tempo do que o esperado. Já está tudo certo para a extensão da estadia: hotel, dados móveis, roupas extras, itinerário, etc. Contudo, é importante não se esquecer de algo fundamental: renovar o seguro viagem!

Índice


    1. 1. Em quais situações devo pedir a renovação?
    1. 2. Como pedir a renovação
    1. 3. Pontos de atenção ao renovar o seguro viagem
    1. 4. Saiba tudo sobre seguros viagem com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Nesse momento, é muito comum que as pessoas deixem isso de lado por medo de passar dor de cabeça durante as férias. No entanto, o processo para estender o seguro viagem nacional e internacional é bastante simples, desde que seja planejado. Entenda melhor a seguir!

Em quais situações devo pedir a renovação?

Quando falamos de renovar o seguro viagem, isso se trata da extensão de um contrato vigente com a sua seguradora. Por diversos motivos, é comum que os passeios se prolonguem. Por isso, é preciso fazer a renovação do contrato para evitar problemas em relação à cobertura de saúde.

Não pense que isso é uma prática fora do comum — existem muitos motivos que exigem ficar um tempo extra fora de casa. Alguns dos mais recorrentes são:

  • complicações com voos;
  • eventos climáticos adversos (temporais, vendavais, nevascas, etc.);
  • prolongação de estadia;
  • compromissos profissionais.

Dessa forma, caso você precise ficar mais tempo no seu local de estadia por qualquer motivo, não deixe de entrar em contato com a seguradora. Esse passo é essencial para a sua segurança durante o passeio.

Como pedir a renovação

Antes de estender o seguro viagem, é importante contratar um plano que aceite essa mudança. Por isso, caso você queira ter a certeza de que vai estar sob a cobertura do seu plano após a extensão de contrato, atente-se aos pontos:

  1. verifique se a seguradora contratada aceita renovar o seguro viagem;
  2. entenda qual é a política de renovação do seguro;
  3. aproveite esse momento para certificar-se de que a seguradora aceita a renovação enquanto você está fora do país;
  4. atente-se aos prazos de renovação da apólice.

Cada um desses detalhes é crucial na hora de estender a sua apólice de seguro. É muito comum que seguradoras até aceitem a renovação, mas não permitam que ela seja feita durante a viagem. Por isso, é importante se preparar para qualquer imprevisto que possa acontecer.

Se você já verificou todos os pontos e tudo parece certo, basta entrar em contato para negociar a sua renovação. Geralmente, o processo é muito mais vantajoso do que adquirir novos planos de seguro viagem, além de ser mais simples, pois é apenas uma extensão de um contrato já assinado.

Pontos de atenção ao renovar o seguro viagem

Mesmo que seja um processo simples, renovar o seguro viagem requer atenção. Muitas seguradoras têm um tempo limite para a solicitação ser concluída, variando em alguns dias antes do fim do contrato regente. 

Quando a cobertura do seu seguro atual termina, não é possível fazer a renovação. Nesse caso, é necessário contratar um novo plano, que pode ser mais caro e deixar você sem cobertura antes de entrar em vigor. 

No fim, tudo depende da seguradora escolhida inicialmente. Se você quiser uma cobertura diferente com um novo plano, algumas empresas podem permitir essa mudança. Por outro lado, outras oferecem apenas a extensão do mesmo contrato. 

Por isso, é fundamental comparar não apenas os preços das seguradoras e dos planos, mas avaliar as possibilidades oferecidas pelas empresas. Pergunte sobre essas questões ao seu corretor para ficar ciente de todas as cláusulas contidas no contrato.

Quantas vezes posso renovar?

Novamente, a quantidade de vezes que você pode renovar o seu seguro viagem depende da empresa escolhida. Se a seguradora aceita extensões de contrato, é comum que não haja limitações, sendo possível solicitar o processo quantas vezes for necessário.

No entanto, uma limitação comum é em relação à quantidade de dias permitidos por contrato. Cada uma das seguradoras implementa um tipo de restrição que pode variar de dias a anos. Se você vai para uma viagem que não tem uma data de volta certa, é importante se atentar a esse detalhe.

Saiba tudo sobre seguros viagem com a ComparaOnline!

Se você está em dúvida sobre qual seguro viagem contratar, a ComparaOnline pode ajudar. Temos um comparador de preços e planos que oferece a melhor alternativa para a sua viagem, além de consultores disponíveis para responder a qualquer pergunta. Aproveite!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro