O que o seguro viagem cobre? Conheça as coberturas

Se você tem dúvidas sobre o que o seguro viagem cobre, então esse texto é pra você. Acesse para saber como o seguro viagem funciona.

Elisa Matos

Elisa Matos

21 de junho 20224 min de leitura

O que o seguro viagem cobre

Vai viajar e está buscando um seguro para sua viagem? Não está entendendo nada sobre as coberturas? A gente sabe que não é fácil entender a linguagem do seguro. Por isso, desenvolvemos esse guia para te explicar o que o seguro viagem cobre, como ele funciona e como contratar o seu.

Índice


    1. 1. Para que serve o seguro viagem?
    1. 2. O que o seguro viagem cobre
    1. 3. Coberturas seguro viagem
    1. 4. É necessário seguro viagem para viagens internacionais?
    1. 5. Como fazer seguro viagem?

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Se você tem dúvidas sobre o que o seguro viagem cobre, então esse texto é pra você. Continue lendo para saber mais sobre essa assistência, como ela funciona e o que ele oferece. Vamos começar?

Para que serve o seguro viagem?

O seguro viagem é um seguro que uma pessoa faz para ter garantias e assistências quando está viajando. Existe seguro para viagem nacional e internacional, para ambos tipos de destino ele vai garantir atendimento ou indenizações, caso ocorra com o viajante algum problema previsto no contrato. 

O intuito desse seguro é ajudar os viajantes em situações inesperadas quando estão longe de casa, essas situações são descritas no contrato. O contrato do seguro viagem é chamado de apólice do seguro. Portanto, na apólice vem explicitadas todas as situações que você possui cobertura. E o que são essas coberturas? 

As coberturas do seguro viagem são as obrigações assumidas pela Seguradora, se acontecer algum problema com você. Então na prática funciona assim: você contrata um seguro com as coberturas já estabelecidas, e a empresa seguradora vai garantir atendimento ou reembolso caso aconteça algum problema que você tenha contratado a cobertura.

O seguro oferece planos para viagens aéreas, marítimas e terrestres e sua assistência está disponível durante 24 horas por dia, com atendimento no seu idioma nativo. 

Além disso, existe um órgão que regula os seguros no Brasil, ele se chama SUSEP- Superintendência de Seguros Privados. A Susep determinou que para um seguro viagem poder operar, ele precisa oferecer algumas coberturas obrigatórias. Veja abaixo quais são as coberturas obrigatórias e quais são as coberturas opcionais de um seguro viagem. 

O que o seguro viagem cobre

Para entender o que o seguro viagem cobre, primeiro entenda que existem dois tipos de cobertura: as coberturas básicas e as coberturas opcionais. Segundo a SUSEP, os planos de seguro viagem devem ofertar pelo menos uma das seguintes coberturas básicas: 

  • Despesas médicas e hospitalares 
  • Despesas odontológicas
  • Traslado de corpo
  • Regresso sanitário
  • Traslado médico
  • Morte em viagem
  • Morte acidental em viagem 
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem 

Já no caso de viagem ao exterior, é OBRIGATÓRIA A CONTRATAÇÃO das coberturas a seguir: despesas médicas, hospitalares e odontológicas, traslado de corpo, regresso sanitário e traslado médico. Além dessas coberturas obrigatórias, o seguro viagem também pode oferecer muitas coberturas adicionais, como seguro bagagem e cancelamento de viagem. Mas isso varia de acordo com cada seguradora.

Quer saber como funcionam as coberturas detalhadamente? Então leia mais em Como funciona o seguro viagem internacional?

 Veja abaixo as principais coberturas adicionais: 

Coberturas seguro viagem

Além das coberturas básicas que são: Morte Acidental, Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente, Despesas Médicas e Hospitalares, Despesas Médicas Odontológicas, Traslado do Corpo, Regresso Sanitário e Traslado Médico. O seguro viagem também pode oferecer coberturas para:

  • Extravio de Bagagem: assistência e indenização para o caso de ter a bagagem danificada, roubada, extraviada ou perdida.
  • Cobertura para roubo ou perda de documentos: cobre os gastos para você refazer os documentos perdidos durante a viagem. 
  • Cancelamento e atraso dos voos: reembolsa os gastos com alimentação e hospedagem em caso de cancelamento e atraso de voo. 
  • Cobertura para prática de esportes:essa cobertura garante assistência médica em caso de acidente durante a prática de algum esporte amador. 
  • Cancelamento de viagem, Interrupção e Extensão de Viagem: a cobertura reembolsa parte das suas despesas em reservas, passagens e passeios apenas em casos previstos na apólice.
  • Cobertura de despesas jurídicas: cobre gastos com advogado, taxas legais necessárias caso você tenha algum problema legal.
  • Despesas farmacêuticas: reembolso de gastos com medicamentos receitados pelo médico, em decorrência de alguma emergência médica durante a viagem.
  • Atraso de Voos: Caso o seu voo atrase mais do que o comum, fazendo com que você precise gastar com alimentação e estadia enquanto espera ou ocasionando a perda de uma conexão, a seguradora pode te ressarcir.
  • Retorno de Acompanhantes: essa cobertura providencia ou reembolsa o retorno dos acompanhantes do segurado, em caso de acidente ou enfermidade cobertos pelo contrato. 
  • Despesas com Fisioterapia: cobre gastos com as despesas com fisioterapia durante a viagem, que tenha sido recomendada por um médico para recuperação de emergência médica.  
  • Hospedagem Após Alta Hospitalar: garante hospedagem para recuperação após alta do hospital e antes do regresso ao seu país de residência. 

É necessário seguro viagem para viagens internacionais?

O seguro viagem é um item de segurança recomendado pelo governo brasileiro a todos os seus viajantes. Isso acontece porque muitas vezes o serviço de saúde de outros países pode ser bem diferente do Brasil. Por exemplo, em muitos países não existe atendimento público e a conta pode sair muito cara. Já em algumas nações, a espera por um atendimento no hospital público pode ser muito longa, por isso nosso governo recomenda que você faça o seguro.

Porém, cada país do mundo tem autonomia para exigir (ou não) o seguro viagem. Na Europa, por exemplo, nos países que fazem parte do espaço Schengen, o seguro é exigido para permitir a entrada de turistas estrangeiros. Além dos países da do espaço Schengen, muitos outros países exigem a contratação do seguro. 

>>> Saiba mais em: O seguro viagem é obrigatório?

Como fazer seguro viagem?

Está pensando em contratar o seu seguro? Que tal fazer online e bem rápido? Para contratar é bem simples, você só precisa seguir 4 passos:

1) Acesse o site da Compara.

2) Preencha o formulário com os seus dados e os dados da viagem, para ver ofertas exclusivas.

3) Compare as ofertas e veja as coberturas, os preços, as vantagens de cada plano e escolha a melhor opção para a sua viagem. 

4) Selecione seu seguro, escolha a forma de pagamento, finalize a compra e receba o seu voucher por e-mail.


Elisa Matos

Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro