O que fazer em Roma: 5 passeios para sua viagem

Não sabe o que fazer em Roma durante os dias de férias? Confira aqui, na ComparaOnline, 5 dicas de passeios especiais que vão tornar sua experiência única!

Elisa Matos
Elisa Matos
30 de novembro 20224 min de leitura
o que fazer em roma

Se a sua próxima viagem é pelas belas cidades italianas e você ainda não sabe o que fazer em Roma, prepare-se para começar seu planejamento! Existem opções de passeios para todos os gostos, seja em pontos turísticos históricos ou em locais que apresentam a gastronomia do país.

Índice


    1. 1. O que fazer em Roma?
    1. 2. Faça uma viagem segura com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

A viagem para Roma é uma parada obrigatória para quem está fazendo mochilão pela Europa e para aqueles que querem ver de perto os principais pontos turísticos italianos que aparecem nos filmes. Quer saber por onde começar quando estiver pela cidade? Então, confira estas dicas e saiba o que fazer em Roma!

O que fazer em Roma?

Se está em busca de lugares para visitar em Roma, saiba que a cidade oferece inúmeras opções para o lazer dos turistas. Como a culinária italiana se destaca pelas saborosas massas, é comum que a maioria dos passeios seja voltada para experimentar pratos típicos, como a macarronada e a pizza. 

Inclusive, é possível conhecer diversos restaurantes entre as visitas nos pontos turísticos, já que os arredores são repletos de locais para comer e beber. Dessa forma, fica fácil unir o útil ao agradável, conhecendo tudo o que a cidade oferece em relação à cultura, história e culinária. Essa dica pode ser seguida nos locais a seguir!

Coliseu

Este é um ponto turístico de Roma muito retratado nas telas de cinema devido à sua grandiosidade histórica. “Gladiador”, “O Voo do Dragão” e “Spartacus” são exemplos de produções que se destacam pelos enredos situados em versões fictícias do Coliseu. Porém, na vida real, ele era utilizado para o entretenimento da população e para execuções.

Justamente pelo significado na história romana, foi preservado mesmo após os terremotos sofridos ao longo dos séculos e é visitado por 6 milhões de pessoas por ano. O valor da visita é de €21, e o ingresso pode ser adquirido diretamente no site do Coliseu, onde também há opções com visita guiada, à noite e ao subsolo.  

Os pacotes de visita também incluem outros pontos turísticos, como os museus do Vaticano, a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Assim, é possível aproveitar um dia para conhecer mais locais da região e ouvir as histórias contadas pelos guias. 

Panteão

Ao procurar na internet o que fazer em Roma, é comum encontrar as recomendações do Panteão de Agripa, um dos edifícios romanos que ficou conhecido pela arquitetura que sobreviveu ao longo dos anos. Após um incêndio, em 80 d.C, o local foi reconstruído pelo Imperador Adriano e se mantém preservado. 

Até hoje, é considerado um dos pontos turísticos mais conservados do mundo, permitindo que cada vez mais pessoas possam visitá-lo e conhecer os aspectos arquitetônicos italianos de perto. Para isso, não é necessário pagar por ingressos, mas, quando há eventos religiosos, é necessário reservar a entrada um dia antes.

Além da gratuidade, de segunda a sexta, os visitantes também contam com um guia que apresenta o local em italiano. Se você já domina o idioma, é um bônus para saber mais sobre o Panteão. 

Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é a maior fonte da cidade e a que mais atrai turistas. A dica, nesse caso, é chegar ao local antes das 9h, pois, depois desse horário, toda a extensão do ponto turístico é disputada para fotos. Isso porque a fonte fica em frente ao Palácio do Quirinal, que possui quatro estátuas e toques da mitologia.

As estátuas representam a abundância, a colheita das uvas, a produção do vinho e a fertilidade em decorrência dos efeitos positivos da água na terra. Já a mitologia é identificada por Netuno, deus romano do mar, em uma carruagem puxada por cavalos marinhos e tritões.

Mais do que fotos, os turistas também a visitam por outro motivo especial: jogar moedas enquanto fazem pedidos. Ao jogar uma moeda, acredita-se no retorno à Roma, e duas, para encontrar o amor. Esse hábito se popularizou com o filme “A Fonte dos Desejos”, em que três amigas realizam suas vontades da mesma forma.

Basílica de São Pedro

Se você quer saber o que fazer em Roma de forma gratuita, anote mais um destino na lista: a Basílica de São Pedro, a mesma que também está incluída nos passeios ao Coliseu. Esse ponto turístico, na verdade, está localizado no Estado do Vaticano. Assim, ao visitá-lo, você está conhecendo outro país em uma única viagem!

O local é um dos mais visitados devido à sua importância para o Cristianismo. Nele, o Papa celebra liturgias, e mais de 60 mil devotos podem se reunir, o que reforça o fato de ser a maior basílica do mundo. 

Piazza Navona

Em busca do que fazer em Roma à noite? As praças são ótimas opções, pois ficam iluminadas e rodeadas por restaurantes com mesas na calçada, seguindo o estilo italiano com vinho e massas. 

Uma das praças que os turistas recomendam é a Piazza Navona, com arquitetura barroca e três fontes: a Dos Quatro Rios, a do Caracol e a de Netuno. Nos arredores, o clima é mais animado graças às atrações dos restaurantes, mágicos e dançarinos que se apresentam nas ruas. 

Ainda que seja uma região movimentada, a dica dos turistas e dos italianos é evitar ruas mais escuras e o metrô à noite, pois o risco de assaltos é maior. Para garantir a segurança, é essencial contar com um seguro viagem em Roma, que pode ajudar você com imprevistos e evitar prejuízos. 

Faça uma viagem segura com a ComparaOnline!

Agora que você sabe o que fazer em Roma, já pode iniciar o planejamento com a contratação de um seguro viagem. Com a ComparaOnline, a cotação acontece em poucos instantes e você escolhe o melhor plano de acordo com o seu orçamento, garantindo uma estadia tranquila no exterior. Entre em contato para saber mais!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro