< Volver a Viagem

10 conselhos para planejar sua viagem

Vai viajar e não sabe por onde começar o planejamento? Confira essas 10 conselhos para planejar sua viagem e evitar surpresas desagradáveis.

Escrito por Pedro Da Silva


Viajar com um planejamento certo é a chave para que os custos não sejam elevados e para que tudo saia dentro do programado. Viagens solitárias, de casal, lua-de-mel, entre amigos, de família… Todo tipo de viagem fica ainda mais tranquila se feita com um planejamento anterior. Mas o que fazer para que tudo saia como planejado?

Confira os 10 conselhos para planejar sua viagem

1 – Antecedência

A chave para que qualquer viagem fique muito mais econômica é planejá-la com antecedência. No caso de viagens de avião, o recomendado é que ela seja planejada até 3 meses antes de acontecer. Os voos de terça-feira, quarta-feira e sábado são, geralmente, os mais baratos, assim como aqueles no meio do dia, por ser um horário em que a maioria das pessoas está trabalhando. E as épocas mais caras, claro, são as de alta temporada, como feriados nacionais.

2 – Planejamento nos mínimos detalhes

O planejamento prévio deve acontecer em todos os detalhes para evitar de surpresas desagradáveis. Isso vai desde os meios de transporte comuns do local até eventos da época, possíveis restaurantes e outros estabelecimentos, opções de pagamento da passagem, entre outros.

3 – Seguro viagem

Esta é uma ótima opção para evitar qualquer desconforto que possa acontecer e frustrar totalmente o passeio. Um seguro viagem oferece assistência para casos de ferimentos e acidentes médicos e extravio de bagagem. O plano pode incluir tratamentos odontológicos ou gastos com advogados, dependendo do que for escolhido. Há seguros para grávidas, negócios, férias, Europa, entre outros. Os seguros de viagem são particularmente importantes quando o destino é internacional. Se em viagens nacionais seus serviços já são de muita utilidade, nas internacionais podem ser indispensáveis, por se estar geograficamente longe da família e de outras pessoas conhecidas para pedir ajuda em casos de eventual necessidade. Os gastos mais comuns ficam por conta de extravio de bagagens e despesas hospitalares.

4 – Orçamento

Todo mundo sabe que viagens em alta temporada são mais caras, porém, com um bom planejamento você saberá avaliar se pode arcar com os custos. A procura por épocas mais econômicas deve ser feita apenas se o orçamento total somente permitir a viagem nesses períodos.

5 – Compromissos agendados

Evitar pagar multas após o retorno de uma viagem é essencial. Para isso, uma forma muito simples e eficiente é deixar possíveis pagamentos agendados em sua conta no banco.

6 – Pacotes

As viagens em baixa temporada costumam ser mais baratas. Mas, no caso de viagens em alta temporada, vale dar uma olhada em pacotes oferecidos por empresas, pois eles podem sair mais econômicos do que viagens autônomas. O recomendado é fazer uma pesquisa comparando as duas opções.

7 – Risco cambial

É necessário sempre tomar cuidado com compras em cartão de crédito por causa dos impostos que serão cobrados, além da possível desvalorização da moeda antes do fechamento da fatura. Leve um cartão pré-pago. Os cartões pré-pagos lhe permitem levar dinheiro na moeda local de maneira segura e evitam surpresas em relação ao câmbio.

8 – Dinheiro reserva

Um dos fatores que mais contribuem para problemas em uma viagem mal planejada é a falta de dinheiro reserva. Após decidir o local de destino, é necessário pensar no quanto irá ser gasto em média e ter um dinheiro reserva. Ele pode servir para eventuais gastos durante a viagem ou ajudar em imprevistos que surgirem antes mesmo do dia da viagem. Nestes casos, porém, o seguro viagem já garante sua tranquilidade a partir do momento em que você sai de casa.

9 – Pessoas semelhantes economicamente

Em viagens em grupo, seja entre amigos ou família, é recomendado sempre viajar com pessoas que possuam mais ou menos o mesmo tipo de orçamento, para que não haja constrangimento entre quem tem mais e quem tem menos.

10 – O tipo de mala

No caso de viagens urbanas, é recomendado usar malas com rodinhas, mais fáceis de transportar por calçadas sem carregar muito peso. Já em trilhas ou locais na natureza, o recomendado é o uso de mochilas.

Agora que você já anotou as dicas para viajar tranquilo, não se esqueça de escolher o seguro viagem que melhor se adapta às suas necessidades. No Compara você compara ofertas sem sair de casa e totalmente grátis.