Como aproveitar o inverno na Europa? Veja 5 dicas importantes!

Muitas pessoas têm curiosidade de passar o inverno na Europa. Para aproveitar essa viagem ao máximo, veja as dicas do blog da ComparaOnline!

Elisa Matos
Elisa Matos
22 de fevereiro 20233 min de leitura
 inverno na europa

Muitas pessoas, quando pensam em viajar, consideram visitar países durante o inverno na Europa. Esse é um período em que boa parte da população está de férias por conta da virada do ano, então é fácil de combinar uma viagem com a família ou com os amigos.

Índice


    1. 1. Quando é inverno na Europa?
    1. 2. Tem neve na Europa?
    1. 3. O que fecha durante o inverno Europeu?
    1. 4. O que levar na mala?
    1. 5. A ComparaOnline te ajuda a aproveitar viagens o ano todo!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

No entanto, conforme o planejamento se estende, é comum que a animação comece a se esvair. Medo de passar frio, burocracias, atrações fechadas, lotação de turistas etc. Tudo se torna um motivo para que o destino mude para um lugar ou momento diferente.

Se você está tentando convencer a si mesmo ou aos seus acompanhantes de que os destinos da Europa no inverno valem a pena, este é o lugar certo. A ComparaOnline reuniu dicas para tornar a sua viagem para o continente ainda mais divertida e tranquila!

Quando é inverno na Europa?

O inverno europeu acontece ao mesmo tempo que o verão brasileiro. Como o Brasil está no hemisfério Sul e o continente europeu, no Norte, as estações são inversas. Por isso, se a sua dúvida é quando começa o inverno na Europa, basta saber quando o verão começa aqui, sempre por volta do dia 21 de dezembro. 

No entanto, não pense que o inverno de lá é parecido com o inverno brasileiro. O Brasil é um país que fica quase nas zonas climáticas subequatorial e tropical. O continente europeu, por sua vez, está quase todo nas zona temperada Norte do planeta

Isso significa que lá as estações do ano são muito bem divididas, com invernos muito mais intensos. Dessa maneira, a temperatura do inverno na Europa comumente chega a números subzeros. Prepare os agasalhos!

Tem neve na Europa?

Muitas pessoas se frustram ao passar o inverno na Europa e não ver neve. Apesar de ser um continente muito mais frio que o nosso, por ficar mais longe da linha do Equador, não são todos os países de lá que têm tempestades de neve.

Dessa maneira, se o seu objetivo é conhecer o fenômeno climático, é importante saber onde ver neve na Europa. Países que ficam mais ao Sul, como Portugal, Espanha e Grécia, raramente recebem nevascas. No entanto, locais ao Norte, como a Dinamarca, a Finlândia e a Noruega, terão neve na certa.

Se você busca visitar o lugar mais frio da Europa, seu destino é a Rússia. Cidades como Murmansque estão tão ao Norte do planeta que as temperaturas médias, levando em consideração o ano todo, são abaixo de zero. Lá também é possível presenciar outro fenômeno magnífico: a aurora boreal. 

O que fecha durante o inverno Europeu?

O inverno na Europa pode ser tão poderoso que algumas atrações deixam de funcionar durante o período. Aquelas que envolvem passeios de barco podem ser atrapalhadas pelo congelamento das vias aquáticas, por exemplo. O Jardim de Monet, na França, também fica temporariamente fechado. 

Diversos hotéis fecham durante o inverno, inclusive. Muitas vezes, é comum que você não encontre vagas em um determinado lugar por conta disso. Essa é uma parte da viagem que deve ser bem planejada, para que você não acabe dando de cara com as portas em alguma parte do seu itinerário. 

Mesmo assim, muitas atrações funcionam mesmo durante as temperaturas frias. Por isso, pesquise bem os locais que você deseja visitar e busque conhecer o funcionamento deles de antemão.

O que levar na mala?

Saber o que levar na mala para um inverno de temperaturas tão frias é um grande desafio para nós, acostumados com o nosso amado país tropical. Na maioria dos casos, mesmo nossas roupas de frio não são o suficiente para conter a sensação térmica dos destinos europeus.

Por isso, muitas pessoas optam por comprar os itens necessários já no local de destino — isso até facilita um pouco na hora de fazer as malas aqui no Brasil. Não importa onde você decida criar o seu novo guarda-roupa, algumas peças são essenciais e podem te salvar de enrascadas:

  • segunda pele;
  • casacos à prova d’água;
  • botas à prova d’água;
  • luvas;
  • cachecóis e lenços;
  • protetores de ouvido;
  • meias;
  • toucas.

É importante lembrar que, de qualquer maneira, muitos locais no continente têm ambientes internos climatizados. Mesmo assim, longas caminhadas ao ar livre são uma tradição das viagens à Europa, então prepare-se para ter muito contato com os ambientes gélidos. 

O que mais levar para a Europa

Além das roupas, outros itens são essenciais se você deseja passar o inverno na Europa. Leve cremes hidratantes e hidratantes labiais, pois a temperatura pode trazer complicações à pele. 

No que diz respeito à documentação, seu passaporte e o voucher do seguro viagem serão os mais importantes. O visto só é necessário para alguns países, por isso busque informações com o consulado ou a embaixada do seu destino.

A ComparaOnline te ajuda a aproveitar viagens o ano todo!

Se você vai viajar para a Europa, não deixe de contratar o seu seguro viagem para garantir um passeio tranquilo. Na ComparaOnline, você consegue fazer isso com muita praticidade! 


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro