Intercâmbio na Irlanda: confira tudo o que você precisa saber

Se você tem algumas dúvidas sobre o intercâmbio na Irlanda, confira nossas dicas. Aproveite para escolher o seguro viagem ideal aqui, na Compara!

Elisa Matos
Elisa Matos
24 de novembro 20223 min de leitura
Intercâmbio na Irlanda

Se o seu objetivo é aprender inglês, o intercâmbio na Irlanda é ideal. O idioma oficial no país segue o padrão britânico, presente em todas as escolas irlandesas. Conhecer outras línguas e vivenciar novas experiências é indispensável na vida acadêmica de diversos estudantes.

Índice


    1. 1. Como funciona o intercâmbio?
      1. 1.1. Dica
    1. 2. Como contratar um intercâmbio?
    1. 3. Precisa de visto para intercâmbio?
    1. 4. Por que é preciso ter um seguro viagem para intercâmbio?
    1. 5. Os melhores seguros com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Para vivenciar uma experiência completa, conhecer museus, lugares históricos e imergir na cultura de um novo país, fazer um intercâmbio é a escolha perfeita. Para você saber tudo sobre intercâmbio na Irlanda, a ComparaOnline desenvolveu um conteúdo exclusivo, com as melhores dicas. Confira!

Como funciona o intercâmbio?

O intercâmbio é uma excelente oportunidade de aprender uma nova língua e aprofundar-se em uma cultura totalmente diferente. Para estudar fora do país, é preciso matricular-se em uma escola no local escolhido, optar pelo intercâmbio voluntário ou pelo programa de au pair.

Para realizar o intercâmbio na Irlanda, é preciso ter alguns documentos em mãos, como passagem de ida e volta, passaporte, seguro viagem, comprovante de acomodação e comprovação financeira.

Além de ser um excelente local para os estudos, a Irlanda é um ótimo país para viver, estando entre os destinos mais procurados para fazer uma viagem de intercâmbio

Caso deseje optar por realizar o intercâmbio em uma escola irlandesa, o site oficial do governo irlandês disponibiliza a ILEP (Interim List of Eligible Programmes). Nela, você pode verificar escolas que contam com o Learner Protection e que estão habilitadas para receber estudantes internacionais.

Dica

Para pesquisar escolas habilitadas a receber estudantes internacionais, outra dica é verificar o site ACELS (Accreditation and Co-ordination of English Language Services). Ele é o órgão que regulamenta o funcionamento das escolas de idioma reconhecidas na Irlanda.

Como contratar um intercâmbio?

Uma das maneiras mais seguras de contratar um intercâmbio na Irlanda é por agências. Isso porque você pode verificar a reputação do local e garantir que está contratando uma empresa séria. 

Além disso, na maioria das vezes, as agências costumam oferecer pacotes completos, ou seja, com passagens, moradia e matrícula na instituição de ensino, para morar fora do país por um período.

Você também pode fazer um intercâmbio na Irlanda sem contratar uma agência. Basta optar pelo programa que deseja e ter todos os documentos necessários.

Quanto tempo dura um intercâmbio?

Agora que você está por dentro de como fazer intercâmbio na Irlanda, deve estar se perguntando quanto tempo pode estudar fora do país. O período é muito variável porque, a depender do programa escolhido para realizar a viagem, pode ser de mais ou menos de um ano.

Precisa de visto para intercâmbio?

Apesar dos cidadãos brasileiros não precisarem de visto para entrar na Irlanda, desde que permaneçam no país por até 90 dias, estudantes que desejam ficar em território irlandes por um período maior precisam solicitar o visto. Isso porque esse é um dos requisitos sobre o que precisa para fazer intercâmbio na Irlanda.

Há dois tipos de vistos para estudantes. O primeiro é o Stamp 2 (visto de estudo com permissão para trabalho). Nessa categoria, os estudantes têm a possibilidade de trabalhar até 20h por semana e 40h em épocas específicas. Além disso, é preciso estar matriculado em um curso de pelo menos 25 semanas.

Já o Stamp 2A (visto de estudo sem permissão de trabalho) permite somente que os estudantes fiquem na instituição de ensino desejada por no máximo 6 meses. Nessa categoria, não é permitido que o intercambista trabalhe em nenhum estabelecimento.

Os documentos necessários para ter o visto de estudante na Irlanda são: comprovante de acomodação, passaporte com validade de no mínimo seis meses após a volta, seguro viagem, passagem de volta e comprovação financeira.

Por que é preciso ter um seguro viagem para intercâmbio?

Apesar de programar toda a viagem, alguns imprevistos podem acontecer durante a estadia do estudante na Irlanda. Por isso, é preciso optar pelo seguro viagem intercâmbio. Essa é uma cobertura de longa duração para viagens superiores a seis meses.

Apesar de terem um maior período de duração, as coberturas do seguro viagem intercâmbio são parecidas com as tradicionais. Isso porque elas também oferecem assistência 24h, em português. Para esse tipo de estadia em um país, é recomendado que o plano escolhido tenha pelo menos US$ 50 mil de cobertura médica.

Além disso, o seguro viagem para intercâmbio conta com cobertura para imprevistos como bagagem extraviada, perda de documentos, cancelamento de voos, emergências médicas e odontológicas.

Os melhores seguros com a ComparaOnline!

Após saber mais sobre o intercâmbio na Irlanda, que tal optar pelo seguro viagem ideal para estudantes? São diversos planos com coberturas especiais. Para escolher um perfeito para você, conte com ajuda do cotador on-line da ComparaOnline. Com ele, você compara os melhores preços. Confira!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro