Aprenda como tirar passaporte brasileiro

Quer saber como tirar passaporte e obter esse documento essencial para viagens internacionais? Então, confira o conteúdo exclusivo da ComparaOnline.

Elisa Matos
Elisa Matos
30 de março 20234 min de leitura
como tirar passaporte

Um dos documentos mais importantes para viagens internacionais é o passaporte. Disponível em modelos de diversas nacionalidades, ele é uma forma de identificação fora do país de origem. Mas você sabe como tirar passaporte brasileiro?

Índice


    1. 1. Para que serve o passaporte?
    1. 2. Como tirar o passaporte brasileiro?
    1. 3. Viaje em segurança com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Como muita gente não sabe o que precisa para tirar passaporte, a ComparaOnline vai ensinar o passo a passo. Confira a seguir e tenha em mãos esse documento em suas próximas viagens!

Para que serve o passaporte?

Cada país possui um documento de identificação para os cidadãos. No Brasil, existe o registro geral, conhecido como RG, por exemplo. Apesar de ser válido em território nacional, ele não tem funcionalidade em solo estrangeiro, com exceção de alguns locais da América do Sul que permitem a entrada com ele. 

Com isso, o passaporte foi criado para facilitar a identificação de viajantes de todas as nacionalidades enquanto estão fora de seus países. Anteriormente, ele indicava apenas os dados pessoais e não possuía foto, mas essa alteração foi realizada para fins de segurança.

A foto do documento deve ser fiel à imagem do portador, por isso, segue alguns critérios. No geral, ela não é editada e não pode ser tirada com maquiagens fortes e acessórios, como chapéus e óculos, que prejudicam o reconhecimento facial. 

Essas recomendações são seguidas em todos os tipos de passaporte para facilitar a resolução de problemas em âmbito internacional, como desaparecimentos e crimes de diversas naturezas. Mesmo sendo situações indesejadas, cada nação deve estar preparada para lidar com essas questões.

Controle de migração

Além de ser um documento de identidade, ele serve para verificar a entrada e a saída dos cidadãos pelo mundo. Dessa forma, há um controle da migração e uma regulamentação que indica o tempo-limite permitido para a estadia em cada país e a necessidade de regresso ao local de origem. 

Esse aspecto está relacionado à política imigratória das nações que buscam regularizar a situação de imigrantes e analisar o fluxo de pessoas. Isso porque cada cidadão é residente de um país e deve atender às políticas de tal região. Além disso, ao viajar ou morar fora, é preciso estar em regularidade com a justiça. 

Quais países não requerem o passaporte?

Muitas pessoas não procuram saber como tirar passaporte ou emiti-lo, pois viajam apenas por estados brasileiros e países que não exigem o documento. No entanto, apenas territórios da América do Sul permitem a entrada sem passaporte, como Bolívia, Colômbia, Argentina, Peru, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai. 

Quais países requerem o passaporte?

É importante saber como tirar passaporte no Brasil porque ele é solicitado na entrada e saída da maioria dos países ao redor do mundo. Além disso, em alguns casos, ele deve ser apresentado com um visto, como de turismo, trabalho ou estudo, a depender da finalidade da viagem. 

Um destino muito procurado pelos turistas é os Estados Unidos. Lá, o passaporte e o visto são obrigatórios para entrada e permanência. Como a fila de solicitação do segundo documento leva alguns meses, o planejamento com antecedência é indispensável. 

Como tirar o passaporte brasileiro?

Agora, é hora de saber o passo a passo de como tirar passaporte brasileiro. O primeiro ponto é entender os detalhes que interferem no procedimento de emissão. Nesse caso, o principal é que o cidadão pode emitir diretamente no Brasil por meio do site do governo ou dos postos consulares, caso esteja no exterior. 

Se está em dúvida sobre quem pode tirar passaporte, saiba que a concessão é feita desde os primeiros meses de vida. Nesse caso, a versão infantil tem menor tempo de validade, variando de 1 a 5 anos. A partir de 18 anos, o documento é válido por 10 anos. 

Dessa forma, não há um prazo para tirar passaporte, apenas o período para utilizá-lo e solicitar a renovação. Atente-se à data de expiração para não ficar sem o documento quando mais precisar ou ser impedido de embarcar no voo. 

Brasileiros no exterior

Para aqueles que estão fora do Brasil e não sabem onde tirar o passaporte, basta preencher o formulário de solicitação eletrônica e comparecer ao posto consular no horário agendado. Neste dia, leve os seguintes documentos:

  • recibo de entrega do formulário, que deve ser preenchido e enviado pelo site do governo brasileiro;
  • para bebês, foto em tamanho 5×5 com menos de 6 meses ou o mais recente possível, com as seguintes especificações: fundo branco, qualidade na definição, rosto em direção da câmera e ausência de objetos na cabeça;
  • passaporte atual (na ausência por extravio, roubo ou danos, apresentar o relatório e o boletim de ocorrência);
  • documento de identificação brasileiro válido e original (RG, CNH, carteira expedida por órgão público);
  • comprovante de nacionalidade ou naturalidade brasileira (certidões de nascimento e de casamento, RG e certificado de naturalização).

Além desses, há uma documentação adicional. Maiores de 18 anos precisam apresentar a certidão de quitação eleitoral e o documento militar (caso o requerente seja do sexo masculino). 

Já os menores de idade devem entregar a autorização de concessão do passaporte assinada pelos pais, o documento de identificação com foto no prazo de validade e a certidão de óbito, se necessário.

Brasileiros em território nacional

Para quem está no Brasil, o procedimento de como tirar passaporte também começa pelo preenchimento do formulário on-line. Ao completá-lo, o requerente recebe um protocolo, devendo efetuar o pagamento do boleto e agendar o atendimento presencial. 

Nessa segunda etapa, a documentação original é apresentada (identidade e passaporte anterior) e as impressões digitais e a foto são coletadas. O passaporte pode ficar pronto de 6 a 10 dias úteis depois da conclusão dos passos anteriores.

Viaje em segurança com a ComparaOnline!

Agora, você já sabe como tirar passaporte brasileiro e pode dar o primeiro passo para sua aventura internacional. A segunda etapa é contar com a ComparaOnline para encontrar um seguro viagem de qualidade. Assim, é possível ter total tranquilidade fora do Brasil! 


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro