Saiba como fazer compras no Paraguai de maneira correta e evite ser taxado
Muitos brasileiros fazem compras no Paraguai, mas é importante conhecer as regras de importação para evitar taxas. Saiba mais na ComparaOnline!
Elisa Matos
23 de junho 2023•3 min de leitura
Fazer compras no Paraguai é muito comum entre brasileiros, especialmente aqueles que moram mais perto da fronteira com o país. Por ser um local de fácil acesso e com produtos baratos, as pessoas viajam até lá e aproveitam para trazer itens diversos, como eletrônicos, roupas e muito mais.
Contudo, engana-se quem pensa que essas transações podem ser feitas de maneira desenfreada. É importante estar atento às regulamentações impostas pelo governo brasileiro no que diz respeito à importação de produtos, independentemente da finalidade.
Para entender melhor como esse processo funciona e evitar problemas ao voltar para o Brasil, a ComparaOnline preparou um guia de como comprar no Paraguai. Assim, você pode aproveitar a sua viagem e fazer as suas compras com mais tranquilidade!
Por que comprar no Paraguai vale a pena?
Antes de saber a maneira correta de fazer compras no Paraguai, é importante entender por que o país é tão cobiçado por turistas brasileiros. Existem alguns motivos que explicam o fenômeno. Conheça alguns deles a seguir.
Proximidade
O primeiro ponto e um dos mais importantes é o fato de que o Paraguai é um país muito próximo do Brasil, e a viagem pode ser feita de ônibus tranquilamente a partir de diversas cidades do território nacional, como São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre.
Para quem tem carro, fica ainda mais simples. Basta ter a documentação correta em mãos e colocar o pé na estrada para chegar à Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu à Ciudad del Este, em apenas algumas horas.
Moeda
Apesar da moeda utilizada no Paraguai ser o guarani, que é bem menos valorizado que o real (1 real equivale a cerca de 1.500 guaranis), muitas vezes, não é preciso nem mesmo fazer a conversão de moedas para comprar no país. Isso porque, especialmente na Ciudad del Este, o real também é aceito.
No entanto, o mais recomendado é que sejam usados dólares na hora de fazer a transação. O real pode ser trocado pela moeda americana até mesmo no Paraguai, o que é mais recomendado, pois certos tipos da moeda não são aceitos no país.
Valores
O que realmente chama a atenção de brasileiros sobre o que comprar no Paraguai é o preço dos produtos. Como o país tem uma lei de importação bem diferente em relação ao Brasil, a precificação dos itens não é a mesma que no território nacional.
O Paraguai tem muito menos impostos sobre produtos importados, o que diminui o preço de revenda por lojistas. Além disso, muitos deles oferecem descontos e aceitam negociações na hora da compra, tornando os itens ainda mais barato (mas cuidado, pois nem todos os locais são assim).
Regras para comprar no Paraguai
Mesmo que tudo pareça vantajoso e favorável em relação às compras no Paraguai, é importante saber que existem regras de importação que são aplicáveis na fronteira entre os territórios. Não importa qual seja o seu meio de transporte para chegar ao país vizinho, essas leis serão aplicadas.
Caso você escolha um meio de transporte terrestre ou fluvial, a cota de compras no Paraguai é de 500 dólares. Já para quem opta por métodos aéreos para cruzar a fronteira de volta para o Brasil pode gastar até mil dólares sem a necessidade de pagar taxas.
Contudo, há limites mesmo dentro das cotas. Não é permitido trazer ao Brasil mais de 20 bens. Se o preço de cada um for inferior a 10 dólares, no máximo 10 deles podem ser idênticos. Se forem de valor superior a esse, a quantidade itens iguais permitidos diminui para 3.
Se você ultrapassar os limites de compras no Paraguai, terá que declarar o valor dos bens adquiridos. É possível fazer a declaração pela Internet, por meio da e-DBV. O valor da taxa será gerado e você também poderá efetuar o pagamento on-line.
Como se programar para ir ao Paraguai
Assim como qualquer viagem, uma ida ao Paraguai para fazer compras exige planejamento. Caso contrário, você pode acabar gastando mais dinheiro do que o esperado com imprevistos e acabar fazendo o que não imaginava no país: economizar.
Por isso, prepare-se corretamente para entrar no território vizinho e saiba quais locais pretende visitar e o que vale a pena comprar no Paraguai. Assim, você realmente poderá aproveitar as vantagens que a viagem proporciona.
Se você está indo para o país como passageiro, o único documento necessário é o seu RG (em validade). Já se está indo de carro e é o motorista, atente-se à documentação exigida:
- RG válido;
- CNH válida;
- CRLV;
- Seguro Carta Verde.
Mais segurança para viajar para o Paraguai
Além da documentação acima, outra recomendação importante para fazer compras no Paraguai com segurança é a contratação de um seguro viagem! Saiba como a ComparaOnline pode te ajudar nesse processo e aproveite!
Continue lendo...
Hotel 7 estrelas Dubai: uma lista com as 6 melhores opções
Câmbio de moedas: como fazer a conversão corretamente
Quais são os países que não precisam de visto para viajar? Veja a lista completa
Para que serve o Seguro Viagem? Entenda como a proteção funciona
Stopover o que é e como funciona? Veja se vale a pena
Guia de viagem para Maldivas: Tudo que você precisa saber antes de embarcar