Entenda qual é a diferença entre seguro e assistência viagem

Saiba qual é a diferença entre assistência viagem e seguro viagem!

Larissa Ferreira
Larissa Ferreira
21 de setembro 20223 min de leitura

Ao viajar, é importante contar com um seguro ou uma assistência que ajude em imprevistos e garanta maior tranquilidade no país de destino. Porém, é comum que muitas pessoas se perguntem qual é a diferença entre seguro e assistência viagem na hora de escolher o melhor produto. 

Índice


    1. 1. Tem diferença entre seguro e assistência viagem?
    1. 2. O que é a assistência e o seguro viagem?
    1. 3. Quais são as assistências obrigatórias do seguro viagem?
    1. 4. Coberturas adicionais do Seguro
    1. 5. Como contratar assistência viagem?

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Para ajudar, a ComparaOnline vai explicar as principais características das duas opções, que se tornaram uma só recentemente. Confira a seguir a diferença entre seguro e assistência viagem e descubra tudo sobre as coberturas oferecidas!

Tem diferença entre seguro e assistência viagem?

A assistência viagem e Seguro Viagem são a mesma coisa e tem como função garantir a sua segurança em caso de uma emergência médica, além de cobrir outros imprevistos que podem atrapalhar a sua viagem, como a perda de bagagem, por exemplo.

Os dois produtos, Seguro Viagem e assistência viagem passaram a ser o mesmo, após a resolução da Superintendência de Seguros Privados, em 2014. Essa resolução definiu algumas mudanças nas coberturas obrigatórias do seguro internacional e unificou os dois produtos no Seguro Viagem. Continue lendo para entender como a assistência viagem funciona!

O que é a assistência e o seguro viagem?

Com a resolução 315 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), implementada em 2014, as duas opções foram unificadas. Antes, a principal diferença entre o seguro e a assistência viagem era a separação com nomes distintos devido à cobertura de cada um. 

O diferencial estava na cobertura para emergência médica e hospitalar, pois os dois produtos para viagem possuíam medidas próprias. Por exemplo, a assistência viagem cobria todos os gastos de atendimento em uma clínica conveniada, como se fosse um serviço extra. Assim, ela era comercializada à parte. 

Já o seguro viagem possuía somente duas coberturas obrigatórias: em caso de morte e invalidez permanente. Esse serviço funcionava por meio de reembolso. Dessa forma, inicialmente o viajante pagava o próprio atendimento no país. Depois, ele recebia o dinheiro de volta por meio da empresa contratada. 

A partir da resolução da Susep, a diferença entre seguro e assistência viagem acabou, pois os produtos se unificaram e os planos mudaram. O órgão estabeleceu que deve haver obrigatoriamente a cobertura em viagens ao exterior de despesas médicas e hospitalares, traslado de corpo, traslado médico e volta em caso de impedimento de retorno como passageiro regular.

Quais são as assistências obrigatórias do seguro viagem?

Para saber como funciona o seguro viagem, é necessário compreender o que o produto deve oferecer obrigatoriamente. Além dos itens citados, as coberturas que atendem às normas da Susep precisa garantir as seguintes proteções: 

  • assistência médica, odontológica e hospitalar 24h em estabelecimentos conveniados sem que o viajante precise lidar com os custos;
  • traslado médico para cobrir as despesas de remoção ou transferência entre hospitais; 
  • traslado de corpo até o país de origem, em caso de falecimento do viajante;
  • regresso sanitário para emergências médicas que impossibilitem a volta ao país de origem normalmente. Essa cobertura oferece uma espécie de voo especial com equipe médica e aparelhos para cuidado intensivo;
  • indenização em caso de falecimento ou lesão grave sofrida durante a viagem que categorize invalidez parcial ou permanente.

Esses itens são essenciais para a segurança do viajante, pois imprevistos relacionados à saúde podem acontecer em qualquer país. Com a cobertura, o viajante recebe toda a ajuda necessária, sem se preocupar com o pagamento durante o atendimento. 

Essa é uma das vantagens oferecidas pela ComparaOnline mais procuradas. Isso porque, mesmo que o viajante leve dinheiro para custear as despesas de transporte e alimentação, não é tão fácil prever o valor dos serviços de saúde. Assim, é ideal que os custos sejam cobertos pelo seguro viagem.

Coberturas adicionais do Seguro

Além de saber a diferença entre seguro e assistência viagem, é indispensável entender quais são as coberturas adicionais desse produto unificado. Portanto, caso você queira saber qual é o melhor seguro viagem, escolha o que prioriza medidas de segurança, como as listadas a seguir:

  • cobertura para bagagem que oferece indenização em caso de perda, extravio, roubo, furto, dano ou destruição da mala;
  • cobertura de despesas jurídicas com assistência diante de problemas legais na viagem;
  • cobertura de despesas farmacêuticas, como medicamentos, diante de emergências médicas durante a viagem;
  • cancelamento de viagem: reembolsa parcialmente os valores de reservas, passagens, hospedagens e passeios em caso de ocorrências que impeçam o trajeto, como ferimentos, doença grave e morte de segurado ou parente próximo;
  • regresso antecipado: oferece cobertura de antecipação do retorno, caso o viajante tenha alguma emergência médica.

É importante destacar que esse tipo de cobertura não é a mesma coisa que o seguro saúde, destinado para quem pretende morar ou permanecer mais de um ano no exterior. O funcionamento dele é semelhante a um plano de saúde internacional. Por isso, ele não se encarrega dos imprevistos da viagem. 

Como contratar assistência viagem?

Agora que você já sabe a diferença entre seguro e assistência viagem, basta fazer uma cotação gratuita com o buscador da ComparaOnline. Assim, você escolhe a melhor opção e tem total segurança no país de destino!

Com nosso buscador, é possível comparar as ofertas de seguro viagem das maiores seguradoras do país. Basta acessá-lo, preencher o formulário com os dados necessários e escolher a melhor opção para o seu orçamento. Ao finalizar o pagamento, o voucher chega diretamente em seu e-mail, de forma rápida e prática. 

Caso precise de ajuda durante o processo, peça auxílio a um de nossos consultores especializados. Dessa forma, você se sente ainda mais seguro e não fica com dúvidas sobre a cobertura do produto selecionado. 


Larissa Ferreira
Autor

Larissa Ferreira

Sou formada em comunicação social e sou especialista em seguros. No entanto, com o tempo, me aproximei mais de Seguro Auto e aprendi muito sobre os tipos de veículo, manutenção e cuidados.

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