Seguro auto pessoa jurídica: o que é e como funciona?

O Seguro auto pessoa jurídica é ideal para empresas que querem fazer um seguro para vários veículos numa mesma apólice, ou para um profissional que trabalha com o veículo.

Larissa Ferreira
Larissa Ferreira
24 de fevereiro 20213 min de leitura
Seguro auto pessoa jurídica

O Seguro Auto pessoa jurídica é ideal para empresas que querem fazer um seguro para vários veículos numa mesma apólice, ou para um profissional que trabalha com o veículo, taxista ou motorista de aplicativo. Entenda como essa modalidade funciona.

Índice


    1. 1. Como funciona o Seguro Auto Pessoa Jurídica?
    1. 2. Quais são as coberturas básicas do seguro de carro para pessoa jurídica?
    1. 3. O que é e como funciona a cobertura de Lucros Cessantes?
    1. 4. Posso contratar o seguro para vários carros da minha empresa?
    1. 5. Como escolher o melhor seguro?

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Como funciona o Seguro Auto Pessoa Jurídica?

O Seguro Auto Pessoa Jurídica é bem similar a um Seguro Auto convencional. Ele vai oferecer as coberturas principais que nós conhecemos como colisão, roubo e incêndio. Porém, também oferecerá a opção de contratar proteções especiais. Como a cobertura de lucros cessantes, como uma vantagem adicional. 

Um dos diferenciais do Seguro Auto pessoa jurídica é que ele oferece assistência a motoristas e passageiros que utilizarem os veículos da empresa. Este tipo de seguro é ideal para empresas de caminhões, transporte privado, frotas de táxis, ônibus, etc. Outra característica do Seguro Auto de pessoa jurídica é que suas coberturas podem ser ampliadas para outros membros da empresa, como familiares ou trabalhadores de empresas filiadas.

Quais são as coberturas básicas do seguro de carro para pessoa jurídica?

  • Danos parciais ou integrais ao veículo em caso de colisão, furto, roubo e incêndio;
  • Danos a terceiros;
  • Acidentes pessoais a passageiros. 

É possível contratar outras proteções à parte. Como a cobertura de lucros cessantes, assistências 24 horas, carro reserva, proteção de vidros, cobertura para kit gás, entre outras. 

O contrato de apólice é assinado entre a seguradora e a empresa, ou seja, somente por pessoa jurídica, sem o envolvimento de pessoa física.

O que é e como funciona a cobertura de Lucros Cessantes?

Se você trabalha com o carro, já deve conhecer ou ter ouvido falar da cobertura de Lucros Cessantes. Esta cobertura é bem comum no mundo empresarial. Ela tem o objetivo de garantir uma indenização ao segurado, caso ele tenha prejuízos por ter ficado sem trabalhar ou por ter acontecido algum evento que atrapalhe o giro dos seus negócios. 

Esta é uma cobertura extra, que pode ser contratada. Ela é opcional e não é válida para motoristas de aplicativos, como o Uber. Apenas para empresas e taxistas. Essa cobertura complementar pode cobrir perdas financeiras, desde que ocorra algum evento que seja coberto, em conformidade com o que estiver estipulado nas demais condições da apólice que você contratou. Geralmente, tem relação com incapacidade de trabalhar total e temporária, por motivos descritos no contrato.

Posso contratar o seguro para vários carros da minha empresa?

Sim, você pode contratar todos os seguros em uma única apólice, como frota. Já imaginou o trabalhão que ia dar você cadastrar todos os carros e todos os condutores da frota da sua empresa? Pensando nisso, muitas seguradoras oferecem uma modalidade de seguro que abrange mais de um veículo na mesma apólice.

Se a sua empresa tiver mais de um veículo e você não quiser ter o trabalho de fazer uma cotação para cada um deles, saiba que é só contratar um único seguro que cubra todos os veículos. Fazendo isso, você não vai precisar preencher os dados de todos os condutores da sua empresa. Essa modalidade está disponível também para pessoa física. Então se você tiver mais de um veículo para uso pessoal e também gostaria de ter somente uma apólice, você pode fazer. A desvantagem para pessoa física é que você perde um pouco o poder de comparar preços e cotar onde for mais barato. Algumas seguradoras exigem um número mínimo de veículos. Então é bom se informar antes. 

Seguro auto pessoa jurídica é mais barato?

Depende muito das coberturas que você quer incluir na apólice. Fazendo um seguro para a frota, a apólice poderá ter um desconto final. Porém, se você incluir muitas coberturas extras, ela poderá sair um pouco mais salgada. Por isso, faça algumas cotações antes de contratar. 

Como escolher o melhor seguro?

A gente sempre indica: compare! Compare preços e coberturas. Faça muitas cotações, principalmente se você está buscando fazer um seguro para uma frota. O preço pode variar muito de uma empresa pra outra.

Atualmente, a Compara não trabalha com Seguro Auto para frota. Porém nós garantimos sempre o melhor preço no seguro e cobrimos qualquer oferta, se tivermos em nosso site. Portanto, se você tiver até três ou quatro veículos, as vezes sai mais em conta fazer um orçamento para cada um deles. Faça uma cotação gratuita com a gente e compare ofertas das maiores seguradoras do Brasil.


Larissa Ferreira
Autor

Larissa Ferreira

Sou formada em comunicação social e sou especialista em seguros. No entanto, com o tempo, me aproximei mais de Seguro Auto e aprendi muito sobre os tipos de veículo, manutenção e cuidados.

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro