Seguro para carros antigos – veja como funciona
Sabia que é possível fazer seguro para carros antigos? Não sabia? Então acesse esse post, vamos explicar como funciona e como contratar!
Elisa Matos
28 de março 2022•3 min de leitura
É como diz a música: “Chamam de velharia, calhambeque, geringonça e carroça… mas sem você eu não vivo, lata velha”. Se você também ama um carro clássico sabe os desafios que tem que enfrentar para manter o possante em dia, né? Toda a manutenção que envolve, as atualizações e sem contar a dificuldade que é para fazer um seguro para carros antigos.
Mas se você tem um auto clássico não vai se importar com nenhum desses problemas. Afinal, é o carro que você ama e que te leva para todas as aventuras. Porém, se você se preocupa com o seguro do carro, saiba que existem opções. Veja abaixo quanto custa um seguro para carro antigo, quais são as opções de seguro disponíveis e como contratar a proteção!
Existe seguro para carros antigos?
Geralmente, as seguradoras convencionais fazem seguros para carros com no máximo 20 anos. Acima de 20 anos o carro é considerado antigo e muitas seguradoras acabam não trabalhando com essa categoria. Isso ocorre porque o carro antigo, por conta do desgaste, vai acabar dando mais problemas. Então, muitas seguradoras não querem assumir o risco.
Mas, ainda assim, existem sim seguradoras que cobrem carros com mais de 20 anos. Por outro lado, se o seu carro é antigo, mas possui menos de 20 anos, as chances de você conseguir realizar um seguro com uma seguradora convencional é alto. Provavelmente, você poderá realizar uma cotação de maneira normal no nosso cotador de ofertas.
Agora se o seu carro tiver mais de 20 anos, confesso que o processo é um pouco mais difícil. Pois as empresas levam em consideração alguns fatores para aceitar fazer o seguro do seu carro antigo, como o perfil do motorista, o modelo do carro, se o carro está em dia, se não houve sinistro no seu CPF, entre outros.
Seguro para carros antigos mais de 20 anos
Vai ser mais difícil sim fazer um seguro para um carro com mais de 20 anos, porém não é impossível. Algumas seguradoras oferecem pacotes de coberturas mais simples para essa categoria de veículos. O importante é tentar e fazer cotações.
Como já dissemos anteriormente, a seguradora vai levar em consideração diversos fatores, como modelo do carro, histórico do carro e do motorista. Nós fizemos uma cotação no site da Compara com um carro clássico de colecionador, com mais de 20 anos. Nessa cotação, conseguimos um orçamento para três ofertas de seguro.
Nesse caso em particular, a seguradora que aceitou o veículo foi a Suhai. Porém, como mencionamos, isso pode mudar. Confira abaixo quais foram as principais coberturas ofertadas pela companhia:
Quanto mais velho o carro mais caro fica o seguro?
Infelizmente sim. Isso ocorre porque quanto mais o tempo passa, mais chances o carro tem de dar defeito. E cá pra nós, não é todo mundo que faz a revisão do carro sempre em dia, sempre corretinho, em lugares confiáveis ou com óleo de boa qualidade.
Portanto, o processo natural de desgaste também vai contribuir com o preço do seguro do carro, podendo torná-lo em média mais caro. O preço do seguro auto varia de acordo com diversos fatores. Se você quiser entender melhor o preço do carro, nós desenvolvemos um conteúdo que explica bem como funciona. Veja abaixo.
>>>> Valor do seguro de carro: o que determina e como economizar?
Quanto custa seguro para carro antigo?
Bem, essa pergunta não é muito fácil de responder, como acabamos de explicar, o seguro para carros antigos pode ficar mais caro. Porém, se ele tiver menos de 20 anos, muitas vezes a idade não acaba tendo tanta influência assim no preço final do seguro.
Por outro lado, quando o carro possui mais de 20 anos e, principalmente se for um carro clássico ou de colecionador, ele tende a ter um preço do seguro muito alto. Principalmente, se compararmos o valor da FIPE com o valor do seguro.
Como fazer seguro para carros antigos?
Para fazer um seguro para carros antigos, o importante é você ter acesso a muitas empresas seguradoras e realizar muitas cotações, para ver qual empresa aceitaria pegar o seu carro. A boa notícia é que com o comparador de seguros da ComparaOnline esse processo fica muito mais fácil.
Você só precisa colocar os dados do veículo e do principal motorista para ter acesso a diversas ofertas de quase 20 seguradoras. Todas são regulamentadas pela Susep – Superintendência de Seguros Privados, e você contrata o seguro num processo 100% online e em poucos passos.
A ComparaOnline atua no ramo há mais de 10 anos e tem corretores especializados, sempre online e disponíveis para tirar suas dúvidas no momento da contratação. Além de prestar todo atendimento no pós-venda também. Faça agora o seu seguro para carros antigos:
Continue lendo...
A seguradora pode recusar fazer meu seguro de carro?
Seguro para carros modificados: personalização com proteção
Seguro carro blindado: como garantir sua proteção
Renovação de seguro com sinistro: saiba como renovar o seguro após um acidente
O que é seguro: um guia completo para compreender como funciona
Como funciona o seguro de carros? Entenda todo processo