Carro de leilão faz seguro? Entenda como funciona

Comprar um carro de leilão pode ser uma ótima forma de economizar. Porém, nem todo Carro de leilão faz seguro. Veja como funciona.

Elisa Matos
Elisa Matos
13 de abril 20234 min de leitura
Carro de leilão faz seguro

Comprar um carro de leilão pode ser uma opção atraente para muitas pessoas que procuram um veículo a um preço mais baixo. No entanto, há certas considerações que devem ser levadas em conta antes de fazer a compra. Uma consideração importante a fazer é se o carro de leilão faz seguro

Índice


    1. 1. O que é carro de leilão?
    1. 2. Tipos de leilão de carro
    1. 3. Carro de leilão faz seguro?
    1. 4. Por que seguradoras não aceitam carros de leilão?
    1. 5. Faça seu seguro de carro online

Contrate seu seguro auto online!

Faça uma cotação online gratuita, resultados na tela!

Cotar meu seguro

Muitas pessoas têm dúvidas se é possível fazer seguro de um carro de leilão. Em primeiro lugar, é importante entender que existem diferentes tipos de leilões de carros. Continue lendo para entender como funciona e se o carro de leilão faz seguro.

O que é carro de leilão?

Carro de leilão é um veículo que foi vendido em um leilão, em vez de ser vendido diretamente por um proprietário ou concessionária de automóveis. Alguns leilões são realizados por empresas de seguros, enquanto outros são realizados por agências governamentais ou empresas privadas que vendem carros usados.

Quando se trata de carros de leilão vendidos por empresas de seguros, é importante verificar o histórico do veículo antes de fazer a compra. Isso pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis, como a descoberta de que o carro sofreu um acidente grave no passado.

Outra consideração importante é que os carros de leilão geralmente não vêm com garantia. Isso significa que, se houver algum problema com o carro após a compra, o comprador é responsável por arcar com os custos de reparo.

No entanto, se você fizer a pesquisa certa e estiver preparado para lidar com os possíveis desafios, comprar um carro de leilão pode ser uma maneira econômica de adquirir um veículo. Lembre-se de verificar o histórico do veículo e estar preparado para lidar com possíveis problemas de manutenção.

Tipos de leilão de carro

Em primeiro lugar, é importante entender que existem diferenças entre os tipos de leilões de carros. Tem o leilão de recuperação financeira, o leilão de seguradora, o leilão de montadora e o leilão realizado pelo Detran. 

De todos os leilões citados acima, você precisa ter mais cuidado com o leilão de seguradora. Normalmente, esses leilões são realizados por empresas de seguros que precisam se desfazer de carros que foram danificados ou que sofreram perda total em um acidente. Nestes casos, é possível que as seguradoras não aceitem fazer o seguro.

O lado bom é que ao contrário dos leilões de carros usados, onde o histórico do veículo pode ser questionável, os carros de leilão de seguradoras geralmente têm um histórico claro e documentado. Isso ocorre porque as seguradoras têm a obrigação de registrar as informações sobre cada carro que eles seguram.

Carro de leilão faz seguro?

A resposta é sim, é possível fazer seguro de um carro de leilão, mas existem algumas considerações importantes que devem ser levadas em conta. Embora seja possível fazer seguro de um carro de leilão, é importante lembrar que muitas seguradoras não aceitam esses veículos. 

Existem situações onde empresas podem oferecer opções de seguro para carros de leilão, enquanto outras podem não oferecer cobertura para esses veículos. Por exemplo, se o carro sofreu uma grande colisão antes, a maioria das seguradoras vão acabar recusando o veículo. 

Quando se trata de carros de leilão vendidos por empresas de seguros, é importante verificar o histórico do veículo antes de fazer a compra. Isso pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis, como a descoberta de que o carro sofreu um acidente grave no passado.

Se você comprar um carro de leilão que não é coberto por uma apólice de seguro, é possível obter cobertura por meio de uma apólice de seguro para carros usados. No entanto, isso pode ser mais difícil do que obter cobertura para um carro convencional, e o prêmio do seguro pode ser mais alto.

Se você está pensando em comprar um carro de leilão, certifique-se de pesquisar bem antes de fazer a compra e esteja preparado para pagar um prêmio de seguro mais alto, se necessário.

Em resumo, é possível fazer seguro de um carro de leilão, mas é importante fazer sua pesquisa antes de fazer a compra. Verifique o histórico do veículo, verifique as políticas de seguro da empresa que está vendendo o carro e esteja preparado para pagar um prêmio mais alto pelo seguro, se necessário.

Por que seguradoras não aceitam carros de leilão?

Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir que algumas seguradoras não aceitam carros de leilão. A resposta é simples: esses carros são considerados de alto risco pelas seguradoras, o que significa que elas podem ter mais dificuldade para avaliar o risco de segurá-los. Aqui estão alguns dos motivos pelos quais os carros de leilão são considerados de alto risco:

Histórico desconhecido

Em muitos casos, não há informações disponíveis sobre a história dos carros de leilão. Eles podem ter sido envolvidos em acidentes graves, terem sido recuperados após terem sido roubados ou podem ter problemas mecânicos desconhecidos. Isso torna difícil para as seguradoras avaliar o risco de um carro de leilão e, portanto, muitas vezes elas optam por não segurá-los.

Falta de manutenção

Os carros de leilão geralmente não têm histórico de manutenção. Eles podem ter sido negligenciados por seus proprietários anteriores, o que significa que podem ter problemas mecânicos que ainda não foram identificados. Isso aumenta o risco de falhas mecânicas, o que pode levar a acidentes.

Peças de reposição

Os carros de leilão muitas vezes têm peças de reposição de qualidade inferior, o que pode aumentar o risco de problemas mecânicos. Quando as seguradoras avaliam o risco de um carro, elas levam em consideração a qualidade das peças de reposição, bem como a disponibilidade de peças de reposição para o modelo em questão.

Alto risco de roubo

Os carros de leilão muitas vezes são vendidos a preços mais baixos do que os carros convencionais, o que os torna alvos atraentes para roubo. Isso aumenta o risco para as seguradoras, que podem ter que pagar uma indenização em caso de roubo.

Faça seu seguro de carro online

Se você está procurando fazer um seguro auto, uma opção é utilizar o site da ComparaOnline. Através do site, você pode comparar diferentes seguradoras e planos para encontrar a opção que melhor atende às suas necessidades.Basta preencher algumas informações sobre você e seu veículo, e o site irá gerar uma lista de opções de seguro para você escolher. Além disso, o site também oferece informações úteis sobre seguro auto e dicas para ajudar você a escolher a melhor opção. Vale a pena conferir!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Contrate seu seguro auto online!

Faça uma cotação online gratuita, resultados na tela!

Cotar meu seguro