< Volver a Viagem

Como planejar sua viagem para o Japão e aproveitar suas férias ao máximo

Você está planejando uma viagem para o Japão e não sabe por onde começar? Confira as dicas da ComparaOnline e tenha tudo o que precisa em ordem!

Escrito por Pedro Da Silva

A viagem para o Japão é uma das mais procuradas por descendentes de japoneses e pessoas que adoram se aventurar em culturas diferentes. Com inúmeros passeios, os turistas podem experimentar tudo o que há de melhor, seja na gastronomia, na música, na dança ou nos hábitos da população. 

Se esse é o seu próximo destino, a ComparaOnline vai te ajudar com dicas de planejamento, como documentação necessária, cuidados a serem tomados e lugares para conhecer no Japão. Confira a seguir e não deixe nada de fora do seu roteiro de férias!

Como se planejar para ir ao Japão

Assim como a maioria dos destinos internacionais, o Japão também exige o uso de passaportes. Portanto, antes de comprar as passagens, tenha certeza de que esse documento está dentro da validade ou solicite a primeira via pela Internet. Como o prazo varia de 6 a 10 dias, você pode se organizar sem ter que correr contra o tempo. 

Com no mínimo 3 meses antes da viagem ao Japão, você deve aplicar para o visto de turismo ou para a atividade a ser desempenhada no país, como estudo e trabalho. Para o visto de curta permanência, a estadia é liberada para 90 dias, e o viajante deve apresentar os seguintes documentos ao Consulado Japonês:

  • passaporte (original);
  • formulário de solicitação do visto (original);
  • foto 3×4 recente;
  • passagens de ida e volta ou print das reservas (original e cópia simples);
  • RG (original e cópia simples);
  • comprovante de renda (original e cópia simples) — IRPF completo com recibo de entrega, extratos bancários ou holerite dos 3 últimos meses ou carteira de trabalho;
  • cronograma de viagem (original).

Além da documentação obrigatória, o planejamento da viagem para o Japão ainda pode contar com a contratação de um seguro viagem. Apesar de não ser uma exigência, ele te ajuda a resolver imprevistos e a receber atendimento médico sem ter que fugir do seu orçamento ao utilizar o valor disponível na cobertura do plano. 

Por falar em dinheiro, é importante ressaltar que o câmbio de moedas deve ser feito com antecedência. O iene, utilizado no país, pode ser comprado em casas de câmbio, em bancos tradicionais e em instituições financeiras on-line, que oferecem taxas menores, além do uso de cartões de crédito internacionais vinculados à conta internacional. 

Quais passeios não podem ficar de fora do roteiro?

O turismo no Japão oferece passeios para todas as idades e preferências, principalmente experiências voltadas à história local e à gastronomia. Mas, com tantas opções, você provavelmente tem dúvidas sobre quais locais não poderiam ficar de fora do roteiro. Para te ajudar, a ComparaOnline separou 5 deles!

viagem para o japão

Santuário de Fushimi Inari

Se você ainda não sabe onde visitar no Japão, comece por esta dica! Localizado em Kyoto, ele é considerado o mais importante santuário dedicado à Inari, deusa shinto do arroz, da fertilidade e das raposas. A entrada do local é uma das mais famosas em fotos turísticas: mil toriis laranjas, que formam um extenso portal. 

Justamente pela popularidade, o ponto turístico costuma ser cheio. A dica é chegar cedo e usar sapatos confortáveis, pois a subida da montanha é extensa. Depois de conhecer o local, faça uma pausa para experimentar o biscoito da sorte e outros pratos típicos, como o udon kitsune —macarrão com molho de soja e aburaage (tofu frito) —, nos restaurantes no caminho ao santuário. 

Pavilhão de Ouro (Kinkaku-ji)

O pavilhão dourado é uma das construções que compõem o Rokuon-ji, um grande templo budista em Kyoto. A arquitetura atual foi conservada desde 1955, mas, antes disso, o local havia sido destruído durante a guerra civil e por um incêndio causado por um aprendiz de monge em 1950.  

Esta é uma parada obrigatória no roteiro para o Japão de quem adora momentos de calmaria. Isso porque fica no meio da natureza e as atividades são mais leves, como acertar moedas em estátuas de pedra no intuito de ter mais sorte, meditar e caminhar pelas trilhas. Vale ressaltar que a visitação é paga, mas não permite a entrada no templo, somente a contemplação do exterior.

Templo Kiyomizu

Mais um local a ser visitado em Kyoto durante a viagem para o Japão é o templo budista considerado um patrimônio mundial da UNESCO. Cercado por flores de cerejeira e com uma vista privilegiada da cidade, os turistas podem observar o pôr do sol no deck principal. Em outras áreas, é possível:

  • pedir sorte no amor ao caminhar de olhos fechados sobre as pedras do Santuário Jishu;
  • beber a água da cachoeira de Otowa. Acredita-se que cada riacho proporciona sorte em diferentes áreas: saúde e vida longa na direita; sucesso acadêmico na esquerda; e amor no meio. A escolha deve ser feita priorizando somente um deles. 

Museu Memorial da Paz de Hiroshima

Localizado em Hiroshima, o local documenta os acontecimentos decorrentes do bombardeio atômico na cidade em 1945 pelas forças armadas norte-americanas. Como uma representação em memória das vítimas, a carga emocional do museu pode ser pesada, mas é de extrema importância histórica para o país.

Ao visitá-lo em sua viagem para o Japão, você pode ver como era a estrutura antes de ser atingida pelas bombas, olhar fotos e vídeos dos sobreviventes e ver a contagem do relógio da paz, que contabiliza os dias desde o lançamento da bomba na cidade e os dias desde o último teste nuclear.

Dotonbori District

Caso você já saiba o que fazer no Japão em relação às atividades turísticas e esteja em busca de passeios para compras, a região de Dotonbori em Osaka é uma das mais recomendadas pelos viajantes. Com fácil acesso ao metrô, o local tem diversas lojas, tour de barco e restaurantes que conquistam os turistas com pratos exóticos.

Alguns pratos que não podem ficar de fora das suas aventuras gastronômicas são: takoyaki (bolinho frito, recheado com polvo, cebolinha e gengibre), okonomiyaki (panqueca de repolho), kushikatsu (espeto de carne, legumes ou frutos do mar empanado em farinha panko e frito), ramen (noodles, carne de porco e caldo) e guioza (massa grelhada recheada com carne).

Viaje com tranquilidade e segurança com a ComparaOnline!

Gostou de saber tudo que pode tornar a sua viagem para o Japão ainda melhor? Além dessas dicas, a ComparaOnline tem uma recomendação de ouro: contrate o seguro para ter uma estadia mais segura e tranquila. Faça a cotação em poucos instantes e selecione o plano que mais atende às suas necessidades!

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo