< Volver a Viagem

Conheça a cultura da Ásia e apaixone-se por este continente

A ComparaOnline separou curiosidades sobre a cultura da Ásia, desde a culinária até os hábitos de diferentes países do continente. Confira no blog!

Escrito por Pedro Da Silva

A cultura da Ásia representa as particularidades da religião, da culinária, da música, das tradições e dos costumes dos países deste território. Cada um desses elementos torna os países únicos e especiais, conquistando os turistas que estão abertos para experienciar o dia a dia no continente. 

Quer conhecer os aspectos culturais da Ásia antes da sua viagem para um dos 48 locais que a compõem? Então, continue a leitura e fique por dentro dos principais diferenciais em relação aos hábitos brasileiros!  

Países da Ásia

Antes de pensar na cultura da Ásia, é necessário entender quais países fazem parte do maior continente do globo terrestre. China, Japão, Índia, Coreia do Norte e do Sul, Tailândia, Filipinas e Rússia são lembrados rapidamente como pertencentes à região. 

Porém, você sabia que as Maldivas, a Síria, o Egito e os Emirados Árabes também fazem parte deste território? Com tamanha variedade, é possível encontrar uma ampla gama de idiomas, tradições, religiões e características culturais. O que iremos te contar é apenas uma parte de tudo o que pode ser experienciado na Ásia. 

Sabor marcante na culinária

A culinária é um dos destaques da cultura do continente asiático, que se destaca pelas texturas, cores e sabores excêntricos. Ao pensar nela, muitos associam às gastronomias chinesa, japonesa e coreana, mas vai além do sushi e do lámen. Estes, em seus países de origem, são bem diferentes dos produzidos no Brasil.

Isso acontece porque um dos hábitos alimentares da cultura asiática é a preparação de alimentos simples e saudáveis, feitos com técnicas milenares e ingredientes frescos. Diferentemente das adaptações ocidentais, os pratos não costumam ter uma grande quantidade de molho, pois eles são usados apenas como complemento.

O arroz e os frutos do mar são os ingredientes mais utilizados nos pratos asiáticos, mas o que os torna diferentes são os temperos. As especiarias estão presentes em todas as preparações, como pimenta-do-reino, gengibre, canela e cravo, equilibrando doces e salgados.

O toque agridoce é uma das características dos pratos orientais, pois eles seguem uma construção baseada em 4 pilares: doce, salgado, ácido e amargo. Em algumas regiões, o toque de pimenta também se torna um diferencial, principalmente na China, na Tailândia e na Índia. 

Caso visite este continente e deseje imergir na cultura asiática, a sugestão é comer os seguintes pratos: 

  • bún chả (Vietnã): noodle de arroz bem fino com caldo (à base de vinagre, molho de peixe e açúcar), folhas e ervas frescas, e porco grelhado;
  • sambal mangga (Indonésia): mangas cortadas em tiras e cobertas com sambal (molho à base de pimenta, pasta de camarão e limão). Podem acompanhar peixe e camarão grelhado;
  • koshary (Egito): comida de rua mais famosa do país. A mistura conta com lentilha, arroz, macarrão, cebola, alho e molho de tomate apimentado;
  • momo (Nepal): semelhante ao guioza, conhecido na China, eles são pequenas trouxinhas de massa recheada com legumes ou carne de búfalo, cabra ou galinha, cozidos no vapor.

Músicas asiáticas além do K-pop

A música pop é um dos maiores sucessos no mundo e varia em cada país. Uma das curiosidades da cultura asiática é que não existe apenas o K-pop, mas também o J-pop, o C-pop, V-pop.  A inicial representa o local de origem do estilo musical, respectivamente, Coreia do Sul, Japão, China e Vietnã. 

Enquanto a versão coreana se tornou popular, com misturas de pop, eletrônica e hip hop, a japonesa também tem influências do rock e a chinesa mescla com o idioma mandarim. Assim, cada uma atrai diferentes públicos não apenas nos países da Ásia, mas também ao redor dos demais continentes. 

Outro estilo musical que se destaca é o rock asiático. No Japão, há uma variação chamada J-rock, criada nos anos 60, com canções apenas em inglês. Atualmente, as letras misturam o japonês e são aderidas com mais facilidade no país. 

Hábitos e costumes asiáticos que chamam a atenção

A cultura da Ásia chama a atenção pelos hábitos e tradições, que podem ser seguidos pelos turistas quando visitam os países. Enquanto no Brasil é comum que o transporte público seja barulhento, no Japão, há o costume de não falar, atender ligações ou fazer qualquer tipo de barulho nos espaços compartilhados como forma de respeitar o bem-estar coletivo.

cultura asia dragão

Na China, em contrapartida, os sons são esperados principalmente na hora de comer, seja sozinho ou em público. A sopa e o ramen são os alimentos que mais fazem barulho ao serem consumidos e não causam vergonha nas pessoas, e sim simboliza a apreciação aos sabores e ao alimento em si. 

Além desses hábitos, é possível notar comportamentos singulares em cada país por meio da diferença cultural e religiosa da Ásia, vista nas celebrações das inúmeras religiões. 

O Thaipusam é um festival hindu na Malásia, com uma procissão de 8 horas para oferecer e receber benção dos deuses, principalmente do lorde Murugan, o deus da guerra responsável por aniquilar um inimigo. Para isso, os devotos carregam ou vestem oferendas, simbolizando seus fardos, como altares pendurados por ganchos no corpo e espetos transpassados na língua e no rosto. 

Ao finalizarem o trajeto, são liberados dos fardos por sacerdotes. Outra procissão é a  budista That Luang, em Laos, que dura de 3 a 7 dias. A participação é mais simples, com uma caminhada com vestes tradicionais, ao som de tambores e carregando estruturas de madeira semelhantes ao monumento que dá nome à festividade.  

Conheça a Ásia em segurança com a ComparaOnline!

Se você está prestes a conhecer a cultura da Ásia de perto, contrate um seguro viagem para ter mais tranquilidade e aproveitar os passeios ao máximo. A ComparaOnline te ajuda a selecionar os melhores preços por meio do formulário no site. Preencha e receba todas as informações para sua contratação! 

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo