< Volver a Viagem

Qual a diferença entre Inglaterra e Reino Unido? Aprenda como funciona

Qual é mesmo a diferença entre a Inglaterra e o Reino Unido? Eles são as mesmas coisas, ou não? Entenda melhor como funciona!

Escrito por Elisa Batista

É normal fazer confusão quando o assunto é Reino Unido, existem tantas denominações políticas e geográficas que fica até difícil entender certinho como funciona. Mas, para acabar com a sua dúvida de uma vez por todas, vamos te ajudar a esclarecer a diferença entre Reino Unido e Inglaterra. 

Além disso, entenda outros conceitos, como União Europeia, Espaço Schengen e Europa. Veja também dicas de viagem para o país, e como contratar um seguro viagem pro Reino Unido. Vamos começar! 

 

Qual a diferença entre Inglaterra e Reino Unido?

Qual é mesmo a diferença entre a Inglaterra e o Reino Unido? Eles são as mesmas coisas, ou não? Na verdade não se trata da mesma coisa. A Inglaterra é um país e o Reino Unido é na verdade uma união geopolítica de alguns países. Mas você pode se perguntar qual a origem da confusão e por isso vamos explicar direitinho.

Bem, o Reino Unido, como nós já mencionamos, é formado pela união de alguns países europeus. São eles: Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia. Os quatro países europeus ficam distribuídos entre duas ilhas, a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda. 

A Inglaterra é um dos países integrantes do Reino Unido e possui o maior território dentre as nações que compõem a união geopolítica. Talvez por isso as pessoas se confundam tanto. Além do mais, a capital do Reino Unido atualmente também fica em Londres e esse pode ser mais um fator que cause confusão. 

Entenda abaixo o que é o Reino Unido e como funciona:

O que é o Reino Unido?

O Reino Unido é a união geográfica, política e econômica entre Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia. Em outras palavras, essas quatro nações, que fazem fronteira entre elas, se uniram com a intenção de concentrar decisões políticas e econômicas, atuando juntas como uma só nação. 

O Reino Unido é considerado uma das nações mais desenvolvidas do mundo e, por isso, está entre as maiores economias do planeta. Atuando ativamente em questões políticas mundiais e fazendo parte das organizações mais influentes do mundo, como o G8, a ONU, a Otan, OMC, entre outras. 

A nação fica localizada em duas ilhas, na margem noroeste do continente europeu. O idioma oficial do Reino Unido é o inglês, e eles possuem uma população superior a 67 milhões de pessoas, atualmente.

O Reino Unido faz parte da Europa?

O Reino Unido fica geograficamente localizado no continente europeu, portanto a nação faz parte da Europa sim. Porém, atualmente, o Reino Unido não compõe mais a União Europeia. Ficou Confuso? É porque União Europeia e Europa são coisas diferentes. 

Europa é o continente, é a região geográfica onde os países estão localizados. Já a União Europeia é a união política e econômica entre 27 países da Europa. Nem todos os países que ficam no continente europeu são integrantes da União Europeia. 

A União Europeia é uma parceria entre esses 27 países europeus, conhecidos como Estados-Membros. Os cidadãos dos Estados-Membros da UE também são cidadãos da União Europeia, podendo mudar de país com bastante facilidade, tanto para turismo, quanto para viver.

O Reino Unido, que já fez parte dessa parceria,  mantém relações comerciais e políticas bem próximas e amigáveis com a União Europeia. Porém, hoje em dia, eles são independentes para tomar suas decisões. 

Contratar seguro viagem para o Reino Unido

O Reino Unido não exige a contratação de um seguro viagem específico, porém o serviço de saúde para turistas estrangeiros é extremamente caro. Por isso, o seguro viagem para o país é muito recomendado pelas autoridades brasileiras.

Além disso, se você vai visitar outros países do continente europeu, como França, Itália, Espanha ou Portugal, o seguro é obrigatório. Por isso, é bom sempre contratar o seu seguro viagem com antecedência e planejamento.

A contratação do seguro viagem Reino Unido pela ComparaOnline é bem rápida, simples e segura. Somos a corretora de seguros online mais premiada do Reclame Aqui. Conte com os melhores preços de seguro e um atendimento exclusivo para te ajudar a escolher a melhor opção. 

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo