Países do Reino Unido: como funciona e quais nações fazem parte

Você sabe quais são os países que compõem o Reino Unido? Muita gente não entende direito como funciona. Neste artigo, explicamos tudo!

Elisa Matos
Elisa Matos
19 de dezembro 20223 min de leitura
reino unido paises

Você sabe quais são os países que compõem o Reino Unido? Muita gente não entende direito como funciona a denominação. Dá pra entender a confusão, porque são tantos nomes, em tantos contextos diferentes que qualquer um fica perdido. Mas nós vamos deixar tudo claro para você.

Índice


    1. 1. Países do Reino Unido – entenda o que significa e como funciona:
    1. 2. Reino Unido ou Inglaterra: qual a diferença?
    1. 3. Grã-Bretanha ou Reino Unido: qual a diferença?
    1. 4. Vai viajar para o Reino Unido? Contrate um Seguro Viagem!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Afinal, Reino Unido e Inglaterra são a mesma coisa? E o Reino Unido e a Grã-Bretanha são diferentes? Entenda de uma vez por todas as diferenças entre as nomenclaturas e saiba quais são os países que fazem parte do Reino Unido!

Países do Reino Unido – entenda o que significa e como funciona:

O Reino Unido é uma união política estabelecida entre alguns países. Essa união constitui uma só nação, que é tratada como um único país soberano. A nação é formada por duas ilhas, que ficam geograficamente localizadas no continente europeu. 

Imagem: GoogleMaps

Todos os seus países integrantes ficam distribuídos entre as duas ilhas: uma ilha maior e uma ilha menor. Na ilha maior, os países do Reino Unido não fazem fronteira com mais nenhuma nação. Na ilha melhor, a Irlanda do Norte faz fronteira terrestre com a Irlanda do Sul, essa última não faz parte do Reino Unido.

O Reino Unido é conectado com o continente europeu através do Eurotúnel, que liga Inglaterra e França. O túnel tem mais de 50 quilômetros de extensão, sendo que a maior parte dele passa por debaixo do solo do mar. Se trata de um túnel ferroviário, ou seja, por onde passa um trem, que transporta passageiros, veículos e mercadorias.  

O Reino Unido é uma das nações mais desenvolvidas do mundo e está entre as maiores economias do planeta. Ele fazia parte da aliança política da União Europeia, mas em 2016, decidiram se tornar politicamente independentes. O processo burocrático levou anos e foi finalizado em 2020, quando oficialmente eles saíram do grupo. 

Quantos países formam o Reino Unido?

O Reino Unido é uma união geopolítica de 4 países.

Quais países formam o Reino Unido?

Os 4 países que formam o Reino Unido são: Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia. Reforçando que a República da Irlanda, não faz parte do Reino Unido, somente a Irlanda do Norte.

Reino Unido ou Inglaterra: qual a diferença?

Essa é a confusão mais comum quando o assunto é Reino Unido. Afinal, Reino Unido e Inglaterra são a mesma coisa? Não são! Na verdade, a Inglaterra é um dos países que compõem o Reino Unido. 

Essa união política é governada por um sistema parlamentar e uma monarquia constitucional, tendo como chefe de Estado o Rei Charles III. Atualmente, a sede do governo do Reino Unido fica em Londres, a capital da Inglaterra. Por conta disso, muita gente confunde e pensa que o Reino Unido e a Inglaterra são as mesmas coisas. 

De fato, no cenário político e econômico mundial, o país possui maior protagonismo. Pois tem uma economia forte e um arsenal nuclear poderoso, tendo desempenhado um papel decisivo nas grandes guerras. Historicamente, a Inglaterra tem muito poder nas decisões geopolíticas.

Além disso, em questão de extensão, a Inglaterra possui o maior território de todo o Reino Unido. Todos esses aspectos fazem com que o país seja bastante conhecido individualmente, em comparação com os outros 3 países, que também compõem o Reino Unido.  

Grã-Bretanha ou Reino Unido: qual a diferença?

Outro tema que gera dúvidas entre as pessoas é sobre a diferença entre a Grã-Bretanha e o Reino Unido. Mas essa parte é mais simples de explicar. Vamos entender o que diferencia as duas nomenclaturas. 

Como, por vezes, o termo Grã-Bretanha é utilizado para designar os três países da ilha maior, ele é entendido como um sinônimo para ‘Reino Unido’. Mas na verdade, há diferença. 

Como já mencionamos antes, o Reino Unido é composto por duas ilhas: a ilha maior, Grã-Bretanha, onde ficam localizados País de Gales, Inglaterra e Escócia; e a ilha menor da Irlanda, onde ficam localizadas a Irlanda do Norte e a República da Irlanda. 

Imagem: GoogleMaps

Vai viajar para o Reino Unido? Contrate um Seguro Viagem!

O Governo brasileiro recomenda fortemente a contratação de um seguro viagem internacional. Isso porque o seguro tem a função de indenizar e dar suporte ao viajante em muitas situações, como perda de bagagem, cancelamento de viagem, acidentes pessoais e doenças. 

O serviço de saúde no Reino Unido para turistas estrangeiros é muito caro. O Reino Unido possui excelente estrutura médica, oferecendo bons hospitais, porém os valores de atendimento de saúde são altíssimos. Além disso, se você vai visitar outros países da Europa, como França, Itália, Espanha ou Portugal, o seguro é obrigatório. 

Se precisar de alguma recomendação, é só acessar o nosso site para ver diferentes ofertas de seguro viagem no Reino Unido. Oferecemos os melhores preços de seguro e um atendimento exclusivo para te ajudar a escolher a melhor opção. 

A contratação do seguro pela ComparaOnline é bem rápida, simples e segura. Contrate seu seguro viagem agora mesmo!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro