Seguro Viagem

Como funciona o seguro viagem para perda de equipamentos eletrônicos?

Seguro viagem para eletrônicos
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A perda de bagagem é um dos imprevistos mas desagradáveis que pode passar a um viajante. É uma situação muito estressante, especialmente se acontece em outro país e se você carrega bens de valor com você. Mas, a boa notícia é que tem solução.

Sabia que você tem direito a fazer uma declaração especial de valor da sua bagagem?

As companhias aéreas em geral não recomendam que os passageiros despachem bens de valor. Mas, caso você precise fazê-lo no momento do check-in é possível preencher um formulário de confirmação dos bens para que a empresa aérea se responsabilize pela bagagem. Entretanto, é exigido a nota fiscal como comprovante do valor declarado e também uma taxa extra que varia de cia para cia. O valor declarado não pode ser superior a 2 mil dólares para voos domésticos e 3000 dólares para voos internacionais.

Algumas companhias oferecem uma cobertura adicional preventiva para quem pretende transportar bens acima de R$ 5 mil. Mas atenção, a empresa aérea pode se recusar a levar a bagagem caso a mesma não atenda os procedimentos abaixo:

“Artigos frágeis ou perecíveis, dinheiro, jóias, papéis negociáveis, ações ou outros valores, amostras ou documentos de negócios e aparelhos eletroeletrônicos, tais como, câmeras fotográficas, celulares, filmadoras, laptops, tablets e etc., incluídos seus respectivos acessórios são aceitos apenas como bagagem de mão, não podendo ser aceitos como bagagem despachada.

Quem precisa transportar equipamentos eletrônicos em uma viagem internacional: como laptops, tablets, smartphones, câmeras fotográficas e filmadoras podem contratar o seguro de viagem com cobertura adicional para eletrônicos. No site da ComparaOnline este tipo de cobertura é oferecida por duas seguradoras e pode ser contratada online sem pesar no seu orçamento:

Intermac Assistance: o seguro para equipamentos eletrônicos funciona apenas para aparelhos comprados durante a viagem. Ex: notebook, tablet, agenda eletrônica, reprodutor de música, smartphones, câmera fotográfica, gps e filmadora. A cobertura é de $1000 a $5000 dólares. O reembolso é feito com base na Nota Fiscal do equipamento, sem ultrapassar o valor total da cobertura adicional contratada.

April: o seguro adicional para eletrônicos cobre apenas Laptops e Smartphones com até 1 ano e 6 meses de uso. A cobertura também é de $1000 até $5000 dólares. Já o  reembolso é de 60% do valor do produto na Nota Fiscal, sem ultrapassar o valor total da cobertura adicional contratada.

Como contratar o seguro adicional para equipamentos eletrônicos?

Para contratar um seguro viagem adicional para eletrônicos basta seguir os passos abaixo:

  • Ingresse seus dados pessoais e dos passageiros que viajam com você.
  • Compare e escolha a melhor opção de seguro para a sua viagem.
  • Antes de escolher a forma de pagamento adicione a cobertura extra para equipamentos eletrônicos que melhor se ajusta a sua necessidade.
  • Finalize seu pagamento e viaje despreocupado!

Como acionar este tipo de seguro?

Para acionar o seguro de eletrônicos é necessário fazer um boletim ocorrência no próprio local do incidente e apresentá-lo junto a nota fiscal do produto na hora de solicitar o reembolso.  

O que fazer em caso de extravio de bagagem?

Vale lembrar, que o seguro viagem dá a você todo o suporte necessário em um caso como este para que nada atrapalhe a sua viagem. No site da ComparaOnline você pode encontrar e comparar os melhores seguros de viagem e curtir com tranquilidade passeio.

Caso você tenha sua bagagem perdida ou extraviada deve ir imediatamente ao balcão da sua companhia aérea  para registrar uma reclamação e fazer o Relatório de Irregularidade de Bagagem (R.I.B.) ou o “Property Irregulatiry Receipt” (P.I.R.), no caso de voos internacionais. Após o aviso a companhia aérea terá até 7 dias (em casos de voos nacionais) ou 21 dias (em casos de voos internacionais) para localizar a mala. Somente após esse prazo a bagagem é considerada extraviada.

Para preencher qualquer um dos formulários, é necessário ter em mãos o comprovante de despacho da bagagem, que servirá como prova de que havia um contrato de transporte de malas entre você e a companhia.

É recomendado que a queixa de extravio de bagagem seja feita o mais rápido possível, mas o passageiro tem um prazo de até 15 dias para registrá-la. Também vale acionar o seguro viagem o quanto antes para que a seguradora ajude você a recuperar a mala o mais rápido possível. Enquanto você não recupera seus pertences a seguradora fornece uma  cobertura diária para os seus gastos com vestuário e higiene pessoal. Caso sua bagagem seja declarada perdida, você recebe o valor completo de indenização do seguro.  Saiba o passo a passo para acionar o seguro viagem neste post!

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