Para que serve o Seguro Viagem? Entenda como a proteção funciona

O seguro viagem não cobre apenas emergências médicas! Ele pode prestar assistência em muitas situações.?Saiba pra que serve o seguro viagem.

Elisa Matos

Elisa Matos

25 de setembro 20235 min de leitura

para que serve seguro viagem

Viajar sem Seguro Viagem pode causar muita dor de cabeça, por isso vamos explicar melhor para você para que serve o seguro viagem, como ele funciona, quais são suas vantagens e por que contratar um. Tire todas as suas dúvidas e viaje em paz.

Índice


    1. 1. O que é Seguro Viagem?
    1. 2. Para que serve o Seguro Viagem?
    1. 3. Seguro Viagem é obrigatório?
    1. 4. O que o Seguro Viagem não cobre?
    1. 5. Quanto custa um seguro viagem?
    1. 6. Como contratar um seguro viagem?

Contrate seu seguro viagem online!

Não viaje sem proteção. Contrate seu seguro em poucos passos.

Cotar meu seguro

Um dos maiores prazeres da vida, sem dúvidas, é viajar e conhecer novas culturas, novos povos, novas cidades, novos países. Se você também ama viajar, sabe que imprevistos podem acontecer por mais precavido que você seja, e eles podem fazer da sua viagem dos sonhos um verdadeiro pesadelo. Veja a seguir para que serve o seguro viagem e como ele funciona!

O que é Seguro Viagem?

O seguro viagem funciona como uma prevenção aos problemas, para amparar os viajantes. É um seguro que serve para cobrir imprevistos e infortúnios pessoais durante uma viagem, pode ter abrangência nacional ou internacional, com cobertura para viagens aéreas, marítimas ou terrestres.

Ele garante qualidade e rapidez no momento de uma inconveniência. Com um simples telefonema, você pode solicitar ajuda e ser atendido a qualquer hora do dia, durante 365 dias do ano. 

O seguro internacional, por exemplo, oferece cobertura em qualquer país e sua assistência está disponível durante 24 horas por dia, com atendimento em seu próprio idioma.

Existem diversos tipos de Seguro Viagem que vão se adaptar às necessidades de cada tipo de viajante. Deste modo, você pode encontrar planos voltados para famílias, jovens, estudantes, mulheres grávidas, empresários, entre muitos outros. 

Ao contratar um seguro, ele precisa estar de acordo com suas próprias necessidades, portanto se informe bem sobre as coberturas do produto antes de contratar.

O Seguro Viagem funciona igual a outros tipos de seguro, como por exemplo o Seguro de Carro. Depois da contratação, é emitida uma apólice ou um bilhete eletrônico que será encaminhado por e-mail contendo as suas coberturas, os valores dos capitais segurados e a franquia, se tiver.

Para que serve o Seguro Viagem?

O seguro viagem serve para garantir um atendimento eficaz em caso de urgências. Ele não cobre somente urgências médicas ou hospitalares, engloba também contratempos relacionados à própria viagem, a exemplo de perda de bagagens, cancelamento ou atraso de voos e prorrogação da estadia.

Em caso de urgências médicas internacionais, ele pode evitar que você faça uma dívida gigantesca, visto que o serviço de saúde fora do Brasil é muito mais caro, e quase nunca é possível utilizar o serviço público. 

A exemplo dos Estados Unidos – que tem o sistema de saúde mais caro do mundo, onde um atendimento para fratura no braço com internação pode chegar a custar mais de 200 mil dólares, por exemplo.

Em caso de urgências médicas nacionais, nem todos os planos de saúde têm cobertura em todo território do Brasil. Neste caso, faz muito sentido fazer um seguro viagem nacional. 

Desta forma, você conseguirá atendimento de urgência e emergência sem depender do Sistema Único de Saúde (SUS). Se você tiver doenças crônicas preexistentes, a maioria dos planos irá cobrir também.

Seguro Viagem é obrigatório?

A contratação do seguro é extremamente importante, porém nem sempre ela é obrigatória. Algumas nações costumam exigir a contratação do seguro por visitantes estrangeiros, como é o caso dos países europeus que assinaram o Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre quase 30 países da Europa para evitar que o sistema público de saúde deles fiquem sobrecarregados por atendimentos com estrangeiros em período de viagem.

Então fique atento, porque é fundamental ter seguro viagem se você for viajar para os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. O seguro precisa ter uma cobertura mínima de 30.000 euros ou este valor equivalente em dólares.

Além dos países do Tratado de Schengen, Cuba, Venezuela, Dubai, Rússia e Equador também exigem a obrigatoriedade de um seguro que cubra gastos médicos, com coberturas a partir de 10 mil dólares.

 É importante ressaltar que mesmo quando o Seguro Viagem não é obrigatório, ele é indispensável. Muitos países não possuem um sistema público de saúde.

O que o Seguro Viagem não cobre?

O Seguro Viagem não irá cobrir nada além das coberturas contratadas e descritas na apólice. E como você sabe, cada apólice vai variar de acordo com os itens que você contratar.

Mas no geral, o Seguro Viagem não vai cobrir despesas médicas e odontológicas de rotina ou qualquer tipo de tratamento que seja opcional e, consequentemente, que não sejam de urgência ou emergência. Bem como, qualquer tratamento ou medicação que o segurado precisar depois da alta hospitalar também não estará incluso.

Em relação à bagagem, a indenização é calculada com base nos quilos que a bagagem despachada possui. Por isso, o seguro não inclui bagagem de mão, que fica sob sua posse. O mesmo se aplica a objetos de valor, como joias, dinheiro, cheques, cartões de crédito, documentos, entre outros. Caso eles se encontrem na bagagem despachada, não serão repostos ou ressarcidos.

Em necessidade de cancelamento de viagem, o seguro não irá cobrir eventos previsíveis, ou seja, que você já tinha uma noção que poderia acontecer o cancelamento. Por exemplo, você marcou sua viagem sabendo que poderia ser contratado para trabalhar num novo emprego e por conta disso não poderá mais viajar. 

O cancelamento também não se aplica em casos de eventos climáticos já previstos. Por exemplo, você comprou sua viagem para Cancún e antes de adquirir o seguro, o governo emitiu um alerta de tornado.

Quanto custa um seguro viagem?

Para fazer uma viagem com a cabeça tranquila é fundamental contar com um seguro que cubra qualquer incidente no exterior. Além do mais, contar com esse serviço não é tão caro como muitos imaginam. Analisando uma média geral, o seguro viagem costuma custar em média entre 10 a 20 reais por dia de viagem. 

Por exemplo, para uma viagem de 5 dias nos Estados Unidos (para uma pessoa de 30 anos),  encontramos cotações de seguro de viagem a partir de apenas R$55,00. Já para uma viagem a Europa (também de 5 dias para uma pessoa de 30 anos) o preço parte de R$ 33,00. 

Ah, outro ponto importante! Está pensando em alugar um carro em um país estrangeiro? Então você PRE-CI-SA contratar um seguro porque não são todos os países que contam com um serviço de saúde pública (os Estados Unidos por exemplo não possuem). Aí já imaginou sofrer um acidente e não poder ser levado ao hospital?

Como contratar um seguro viagem?

Agora que você já sabe como funciona e para que serve o seguro viagem, você já pode contratar o seu. Contratar é muito fácil, você pode fazer isso até deitado no sofá de casa. 

Para contratar seu seguro, basta acessar nosso comparador de seguros e ir direto para o nosso formulário. Você só precisa fornecer algumas informações sobre sua viagem, como por exemplo a data e o destino. Em seguida, irão aparecer na sua tela várias opções de seguro. 

Depois é só escolher a melhor opção para sua viagem, escolher a forma de pagamento, podendo parcelar em até 12x. O voucher do seguro chega para você em minutos. Bem facinho. 

Contrate seu seguro viagem online!

Não viaje sem proteção. Contrate seu seguro em poucos passos.

Cotar meu seguro


Elisa Matos

Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.